domingo, 28 de novembro de 2010

Racing Club de Strasbourg

O Strasbourg foi fundado em 1906 por iniciativa de alguns garotos de Neudorf, um bairro da cidade de Estrasburgo. Acostumadas a jogar com bolas de meia, as crianças contaram com a ajuda de um professor de educação física para a compra da primeira bola de couro. Com o equipamento necessário, formaram o Fussball Club Neudorf.

A escolha do nome se deve à posição geográfica que a cidade tinha na época. A região de Alsace, onde se encontra Estrasburgo, pertencia ao território alemão até o fim da Primeira Guerra Mundial, quando foi recuperada pelos franceses.

A prática do esporte nos primeiros anos foi bem precária. A equipe só entrou em campo para amistosos e mal tinha local para mandar seus jogos. Após a Primeira Guerra, os dirigentes da agremiação decidiram pela mudança de nome para Racing Club Strasbourg Neudorf, excluindo o Neudorf logo no começo da década de 1920.

À época, as condições do clube eram tão precárias que ele sequer participava da Copa da França, principal torneio disputado no país até então. As coisas começaram a mudar com a chegada do profissionalismo, no início dos anos 1930.

Logo nos primeiros anos, a agremiação se adaptou às condições e entrou na disputa da primeira divisão do recém-criado Campeonato Francês. Sua estréia causou supresa.

Sem nenhum grande resultado expressivo que lhe qualificasse para uma disputa com os melhores do país, o Strasbourg mostrou sua força e terminou a temporada 1934/35 na segunda colocação, um ponto atrás do campeão Sochaux.

Era o começo promissor, que se confirmaria nos anos seguintes, com o time sempre próximo das primeiras colocações. Além disso, o Strasbourg também conseguiu alguns resultados importantes na Copa da França.

Foi à sua primeira final em 1936/37, quando terminou derrotado pelo Sochaux por 2 a 1. Até que veio a Segunda Guerra Mundial, que paralisou o futebol francês até metade da década de 1940.

Contudo, no reinício, o clube esteve novamente na decisão da Copa da França em 1946/47, perdendo o confronto para o Lille nesta oportunidade. O sonhado título do torneio viria somente em 1950/51, com um triunfo por 3 a 0 sobre o Valenciennes.

Toda a glória, porém, iria por água abaixo na temporada seguinte, quando o clube decepcionou na disputa do Campeonato Francês (terminou como lanterna) e foi rebaixado pela primeira vez em sua história.

O que se seguiu foi uma seqüência de acessos e descensos. O Strasbourg não conseguia se firmar na primeira divisão e só foi melhorar sua condição na segunda metade da década de 1960. Foi nessa época que a equipe começou a participar da Copa de Feiras Internacionais (que deu origem à Copa da Uefa), e voltou a triunfar na Copa da França. A conquista veio em 1965/66, quando o time superou o Nantes na decisão por 1 a 0.

No entanto, até o começo da década de 1980, o drama da agremiação era sempre o mesmo, alternando de divisão com freqüência, e nunca próxima das primeiras colocações. Isso só mudou em 1978/77.

Ao fim do Campeonato Francês daquele ano, o Strasbourg sagrou-se campeão nacional pela primeira vez, terminando o certame com dois pontos de vantagem sobre o vice Nantes.

A fase, no entanto, não duraria muito. Logo na metade da década de 1980, a equipe voltou a decepcionar em campo e terminou rebaixada na temporada 1984/85. Daí em diante, o Strasbourg nunca mais recuperaria seu prestígio.

Sempre alternando entre a primeira e a segunda divisão, o clube até encontrou alguma estabilidade no início da década de 1990. A fase, porém, durou pouco, e o Strasbourg voltou à segunda divisão em várias oportunidades.

O último momento de glória veio no início do século XXI. Com o paraguaio José Luis Chilavert na meta, o clube venceu pela terceira vez em sua história a Copa da França, em emocionante disputa de pênaltis diante do Amiens.
O clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo rebaixado. Em 2008/2009 o Strasbourg disputará a segunda divisão do Campeonato Francês.
Atualmente vão jogar no campeonato nacional, o terceiro escalão do futebol francês, com após ser rebaixado da Ligue 2 no final da temporada 2009-10. 

Títulos

Campeonato Francês: 1978/79
Copa da França: 1950/51, 1965/66 e 2000/01
Copa da Liga da França: 1996/97 e 2004/05

Estádio
O Stade de la Meinau, vulgarmente conhecido como "O Meinau" é um estádio de futebol, em Estrasburgo, França. É a casa do RC Strasbourg e hospedou várias partidas internacionais, incluindo um jogo de Copa do Mundo de 1938, dois jogos do Euro 1984 e à final da Taça dos Vencedores das Taças em 1988.  
O estádio pertence ao município de Estrasburgo  e é alugada pelo RC Strasbourg. O clube está planejando se mudar para um novo estádio, o Eurostadium, com inauguração prevista para 2013.
Inagurado em 1914 , expandido em 1921, 1931, 1951, 1979–1984.
Capacidade de 29320 - 24000 sentados.

Apelido: Racing

Site