Pular para o conteúdo principal

Racing Club de Strasbourg

O Strasbourg foi fundado em 1906 por iniciativa de alguns garotos de Neudorf, um bairro da cidade de Estrasburgo. Acostumadas a jogar com bolas de meia, as crianças contaram com a ajuda de um professor de educação física para a compra da primeira bola de couro. Com o equipamento necessário, formaram o Fussball Club Neudorf.

A escolha do nome se deve à posição geográfica que a cidade tinha na época. A região de Alsace, onde se encontra Estrasburgo, pertencia ao território alemão até o fim da Primeira Guerra Mundial, quando foi recuperada pelos franceses.

A prática do esporte nos primeiros anos foi bem precária. A equipe só entrou em campo para amistosos e mal tinha local para mandar seus jogos. Após a Primeira Guerra, os dirigentes da agremiação decidiram pela mudança de nome para Racing Club Strasbourg Neudorf, excluindo o Neudorf logo no começo da década de 1920.

À época, as condições do clube eram tão precárias que ele sequer participava da Copa da França, principal torneio disputado no país até então. As coisas começaram a mudar com a chegada do profissionalismo, no início dos anos 1930.

Logo nos primeiros anos, a agremiação se adaptou às condições e entrou na disputa da primeira divisão do recém-criado Campeonato Francês. Sua estréia causou supresa.

Sem nenhum grande resultado expressivo que lhe qualificasse para uma disputa com os melhores do país, o Strasbourg mostrou sua força e terminou a temporada 1934/35 na segunda colocação, um ponto atrás do campeão Sochaux.

Era o começo promissor, que se confirmaria nos anos seguintes, com o time sempre próximo das primeiras colocações. Além disso, o Strasbourg também conseguiu alguns resultados importantes na Copa da França.

Foi à sua primeira final em 1936/37, quando terminou derrotado pelo Sochaux por 2 a 1. Até que veio a Segunda Guerra Mundial, que paralisou o futebol francês até metade da década de 1940.

Contudo, no reinício, o clube esteve novamente na decisão da Copa da França em 1946/47, perdendo o confronto para o Lille nesta oportunidade. O sonhado título do torneio viria somente em 1950/51, com um triunfo por 3 a 0 sobre o Valenciennes.

Toda a glória, porém, iria por água abaixo na temporada seguinte, quando o clube decepcionou na disputa do Campeonato Francês (terminou como lanterna) e foi rebaixado pela primeira vez em sua história.

O que se seguiu foi uma seqüência de acessos e descensos. O Strasbourg não conseguia se firmar na primeira divisão e só foi melhorar sua condição na segunda metade da década de 1960. Foi nessa época que a equipe começou a participar da Copa de Feiras Internacionais (que deu origem à Copa da Uefa), e voltou a triunfar na Copa da França. A conquista veio em 1965/66, quando o time superou o Nantes na decisão por 1 a 0.

No entanto, até o começo da década de 1980, o drama da agremiação era sempre o mesmo, alternando de divisão com freqüência, e nunca próxima das primeiras colocações. Isso só mudou em 1978/77.

Ao fim do Campeonato Francês daquele ano, o Strasbourg sagrou-se campeão nacional pela primeira vez, terminando o certame com dois pontos de vantagem sobre o vice Nantes.

A fase, no entanto, não duraria muito. Logo na metade da década de 1980, a equipe voltou a decepcionar em campo e terminou rebaixada na temporada 1984/85. Daí em diante, o Strasbourg nunca mais recuperaria seu prestígio.

Sempre alternando entre a primeira e a segunda divisão, o clube até encontrou alguma estabilidade no início da década de 1990. A fase, porém, durou pouco, e o Strasbourg voltou à segunda divisão em várias oportunidades.

O último momento de glória veio no início do século XXI. Com o paraguaio José Luis Chilavert na meta, o clube venceu pela terceira vez em sua história a Copa da França, em emocionante disputa de pênaltis diante do Amiens.
O clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo rebaixado. Em 2008/2009 o Strasbourg disputará a segunda divisão do Campeonato Francês.
Atualmente vão jogar no campeonato nacional, o terceiro escalão do futebol francês, com após ser rebaixado da Ligue 2 no final da temporada 2009-10. 

Títulos

Campeonato Francês: 1978/79
Copa da França: 1950/51, 1965/66 e 2000/01
Copa da Liga da França: 1996/97 e 2004/05

Estádio
O Stade de la Meinau, vulgarmente conhecido como "O Meinau" é um estádio de futebol, em Estrasburgo, França. É a casa do RC Strasbourg e hospedou várias partidas internacionais, incluindo um jogo de Copa do Mundo de 1938, dois jogos do Euro 1984 e à final da Taça dos Vencedores das Taças em 1988.  
O estádio pertence ao município de Estrasburgo  e é alugada pelo RC Strasbourg. O clube está planejando se mudar para um novo estádio, o Eurostadium, com inauguração prevista para 2013.
Inagurado em 1914 , expandido em 1921, 1931, 1951, 1979–1984.
Capacidade de 29320 - 24000 sentados.

Apelido: Racing

Site 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância