Pular para o conteúdo principal

Grenoble Foot 38

A história do Grenoble começou em 1892 com o surgimento do Football Club de Grenoble, que passou por diversas administrações e teve um total de sete nomes diferentes. Hoje, sua denominação oficial é Grenoble Foot 38, que foi fundado em 1997 após a fusão do Olympique Grenoble Isere (sexto nome na história do clube) e Norcap Grenoble (time amador da cidade). Antes de se tornar o time que é hoje, o Grenoble não tinha grande tradição no futebol francês. Inicialmente, demonstrou sua força apenas em campeonatos regionais e participou duas vezes da primeira divisão do país, nas temporadas 1960/61 e 1962/63, terminando na 17ª colocação nas duas oportunidades.
A partir de 1997, o Grenoble Foot 38 começou a crescer e virou um time de futebol profissional de maior respeito. Passou as duas primeiras temporadas na quarta divisão e subiu após ser campeão no campeonato de 1998/99. Dois anos depois, a equipe foi campeã da terceira divisão (2000/01) e chegou à Série B do Campeonato Francês.
Com a rápida ascensão da equipe, o clube passou a profissionalizar ainda mais o setor futebolístico. Em 2001, chegou às quartas-de-final da Copa da França após vitórias heróicas sobre o Berrichonne de Châteauroux. A eliminação ocorreu na partida contra o Troyes, com uma derrota por 4 a 2.
Nos anos seguintes, o Grenoble focou todos seus esforços para chegar à primeira divisão, mas não conseguiu passar da zona intermediária da tabela. Ao mesmo tempo em que sonhava com a elite do futebol francês, o clube iniciou um processo de estruturação para não ficar para trás no cenário do esporte no país.
Em 2004, uma grande mudança ocorreu na administração da agremiação. O empresário japonês Kazutoshi Watanabe assumiu a presidência do Grenoble, que passou a ser comandando por investidores da terra do sol nascente. Com isso, o desejo de estruturação e modernização se tornou mais real.
Fora de campo o Grenoble caminhava a passos largos para a modernização, mas o sonho da torcida de ver o time na primeira divisão ainda parecia distante. Nas temporadas 2005/06 e 2006/07, a equipe terminou na décima e na quinta colocações, respectivamente, e viu passar perto a chance de subir para a liga principal.
A temporada 2007/08, no entanto, traduziu a união entre a estruturação do clube e o sonho de chegar à elite. No dia 15 de fevereiro de 2008 foi fundado o Stade des Alpes, com capacidade para 20.000 pessoas e, no dia 19 de junho do mesmo ano, o Grenoble garantiu o acesso para a Ligue 1 após terminar a segunda divisão em terceiro lugar.
Na segunda temporada, porém, sucumbiu à força da elite do futebol francês e foi rebaixado.

Nomes do Grenoble através do tempo

  • Football Club de Grenoble 1892 (1892-1977)
  • Football Club Association Sportive de Grenoble (1977-1984)
  • Football Club de Grenoble Dauphiné (1984-1990)
  • Football Club de Grenoble Isère (1990-1992)
  • Football Club de Grenoble Jojo Isère (1992-1993)
  • Olympique Grenoble Isère (1993-1997)
  • Grenoble Foot 38 (1997-atualmente)
Títulos

Campeonato Francês – Segunda Divisão: 1959-60, 1961-62
Campeonato Francês – Terceira Divisão: 2000-01
Campeonato Francês – Quarta Divisão: 1998-99

Estádio

Stade des Alpes é um estádio de futebol em Grenoble, França. O estádio tem capacidade para 20.068 e abriga os jogos em casa do Grenoble Foot 38. Ele substituiu seu estádio Stade Lesdiguières.
Este estádio utiliza painéis solares e produz mais de 70.000 kWh por ano.

Inaugurado em 15 de fevereiro de 2008 , o primeiro gol marcado havia pelo atacante marfinense Franck Dja Djedje,  em Grenoble por empréstimo do Paris Saint-Germain FC


Apelido : GF38  ;  BlancBleu

Site
 
http://www.gf38.fr/fr/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância