Pular para o conteúdo principal

Corporación Deportiva América de Cali

A primeira vez que o clube foi criado em 21 de dezembro de 1918, e meses depois, no dia 3 de agosto de 1919, o América Football Club derrotou uma equipe Latina por 3-0 na Copa Centenário Batalha de Boyacá.
Um segundo evento na história do clube aconteceu em 1923, quando vários dos ex-jogadores do clube formaram o Club Racing, nome pelo qual a equipe adotou as cores do seu homónimo argentino. Anos mais tarde mudaram seu nome para Independiente e começaram a usar o uniforme nas cores vermelho e azul. O Club Racing e o Independiente foram os clubes perculsores do América.
Se levarmos em conta a data da primeira fundação do América de Cáli, ou seja, 21 de dezembro de 1918, o resultado teria sido 90 anos de existência em 2008 e, por sua vez, de uma forma curiosa, concidiría com a data da conquista do 13 título nacional em 21 de Dezembro de 2008, no entanto, o registro oficial da criação do clubes cita o dia 13 de fevereiro de 1927 como o dia oficial da criação do América de Cáli, e em 2007 a instituição comemorou oficialmente 80 anos de existência do clube.

O nome do time nasceu de um pequeno comentário sem importância feito pelo capitão da seleção uruguaia de 1924. "Um bom nome para um conjunto é América", se manifestou o capitão da celeste uruguaia, desde então, é como se chama o clube de Cáli. E também uma publicação do El Gráfico onde o comentário do cronista, "Os negros do América aparecem uns Diabos Vermelhos...", causou uma impressão especial e a partir desse momento a equipe começou a se vestir totalmente de vermelho.

Durante os anos quarenta o América deixou de ser um time popular do Vale do Cauca, para se tornar um dos clubes mais prestigiados e organizados em todo o país como equipes como o Boca Juniors de Cali e os representantes de Barranquilla e Bogotá.

Os anos 50 foi o mais difícil na história do clube. A situação económica de muitos clubes na renda nacional não era ideal, devido aos altos salários pagos para jogadores que entraram no país desde 1949. A situação piorou em 1951, depois que se firmou o pacto de Lima, um documento que exigia que às equipes devolvesem os estrangeiros para retornar as equipes de origem, permitindo que a FIFA voltasse atrás em sua decisão de se retirar da Colômbia. A ausência de nomes brilhantes e a superioridade evidente do milionários de Bogotá para os outros concorrentes, acabou por afastar os fãs dos estádios.
O América não estava imune a estes tempos difíceis, e por razões económicas, estava ausente do torneio de 1953. Foi também um momento difícil em termos de resultados. A melhor época desta década foi um sexto lugar no campeonato profissional de 1952. Entre 1954 e 1959, a equipe vagou entre os piores resultados, com os piores desempenhos de 1958 e 1959 quando ele estava na última posição. Notavelmente, em 1959, o América estava prestes a não participar no torneio, mas o reaparecimento do Deportivo Cáli, o outro time da cidade após o desaparecimento do Boca Juniors, incentivou Pedro Sellares , presidente da época, a colocar o clube no campeonato.

Embora a década teve um início promissor, os anos sessenta para o América era outro tempo que decorria entre boas e regulares campanhas. Desta década incluem os 2 vice-campeonatos e um terceiro lugar, além de dois títulos nacionais ganhos pela Equipe de Reservas de 1966 e 1967.


Os anos setenta significaria o início da época de ouro para o América. Realizações como o primeiro título do Campeonato Colombiano de Futebol, a primeira participação na Copa Libertadores e do primeiro título internacional da Copa Simón Bolívar (embora neste torneio não foi reconhecido pela FIFA), chegaram, mas é claro que o início da década era regular, e que os melhores resultados vieram no final do mesmo.

O 80 é, sem dúvida um dos mais bem sucedidos do América de Cáli, que se estabeleceu como um dos maiores times do país e do continente. O América ganhou cinco títulos nacionais consecutivos (1982 - 1986) e 3 vices consecutivos da Copa Libertadores, em 1985, 1986 e 1987. Sua pior figuração no torneio nacional foi a terceira colocação, trouxe também algumas das maiores estrelas que o futebol colombiano jà teve e formou uma das folhas de pagamento mais caras do continente.

Os anos 90 também foram muito bem sucedidos para o América de Cáli, que nesta década foram conquistados 3 campeonatos Nacionais (1990, 1992 e 1997), 3 vice-campeonatos (1991, 1995 e 1999), um vice da Copa Libertadores em 1996 e o primeiro título internacional, a Copa Merconorte em 1999. Com essas conquistas, o América iniciou uma nova década de sucesso.

O novo milênio tem sido um momento de contraste para o América. Embora a equipe tenha conseguido grandes feitos (incluindo 4 títulos -2000, 2001, 2002-I, 2008-II, 1 vice 2008-I e participações em torneios internacionais, especialmente no início do milênio), a organização continua em uma profunda crise econômica, em grande parte devido às restrições sobre a lista de Clinton, que teve repercussões nos esportes (fazendo com que o América declinasse em 2007 e começasse com uma pontuação muito baixa em 2010).

Atualmente o clube está em profunda crise econômica devido à sua antiga associação com o tráfico de drogas e o bloqueio econômico chamado de "Lista de Clinton", mas desde o final de 2008 e início de 2009, o presidente da Câmara de Cáli conduz um processo de democratização, que visa a criação de uma empresa sob o nome de Nova América SA, para adquirir a empresa América de Cáli. Para fazer isso, desde março de 2009 foram colocadas ações a venda, o que os fãs podem comprar. O objetivo é, até Junho do mesmo ano, ter um mínimo de 2.000 sócios. Deve-se observar que, para evitar que dinheiro ilícito seja vazado no processo, a Direcção Nacional de Narcóticos da Colômbia funciona como supervisora e facilitadora.

Títulos

Copa Merconorte: 1999.
Campeonato Colombiano: 1979, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1990, 1992, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2008

Estádio

O Estádio Olímpico Pascual Guerrero é um estádio multi-uso localizado na cidade de Cali, na Colômbia.
Inaugurado em 20 de Julho de 1937 com um torneio quadrangular entre Argentina, Cuba, México e Colômbia, como um dos eventos de celebração do 4º Centenário da Fundação de Cali.
Sediou os Jogos Pan-americanos de 1971, quando recebeu a pista de atletismo e teve a capacidade ampliada para 45.000 torcedores.



Alcunhas El equipo de los humildes (Anos 20 e 30), Los Diablos Rojos, Los Escarlatas, La Mechita, La Pasión de un Pueblo


Site

http://www.america.com.co/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância