Pular para o conteúdo principal

Club Deportivo Los Millonarios

O Club Deportivo Los Millonarios é um clube de futebol da Colômbia em Bogotá. Com 13 títulos,  igual ao América de Cali, são as equipes com mais campeonatos de Fútbol Profesional Colombiano, 13 no total, embora Millonarios não vence o torneio desde 1988. Eles também são o terceiro time da Colômbia a conseguir um grande título internacional, a Copa Merconorte em 2001. A equipe foi inicialmente criado em 1937 como Juventud Bogotana, por estudantes de duas escolas na cidade de Bogotá: "Colégio San Bartolomé"e "Instituto de La Salle". Sua constituição oficial com o atual nome foi em 18 de Junho de 1946, graças a gestão de de Alfonso Senior Quevedo, que foi seu primeiro presidente.

No ano de 1949, o Millonários se tornou um dos principais e mais fortes clubes do futebol no planeta com a criação da Liga Pirata colombiana desvinculada da Fifa, o chamado Eldorado Colombiano. No Millonarios desta época jogaram os meias argentinos Pedernera e Nestor Rossi, e o goleador e um dos maiores jogadores da história: Di Stéfano (foto ao lado). Nesse período o clube conquistou seus principais títulos.

Em 1951, o Millos (como é chamado o time), se converte na primeira equipe colombiana a vencer na altura de La Paz ao derrotar o Bolivar (3 a 1) e o Litoral (5 a 2). Também é a primeira equipe colombiana a vencer no Chile (vitória sobre o Audax Italiano). Neste mesmo ano se torna o primeiro clube da Colombia a vencer na Europa, clubes europeus - derrotou o Real Madrid, da Espanha, e o Norkopping, da Suécia. Por conseguinte, se tornou, também, o primeiro colombiano a vencer um europeu em terras colombianas, neste caso, o Real Madrid por 2 a 1. Em 1953 se torna no primeiro colombiano a vencer um clube brasileiro, o Madureira/RJ por 3 a 0.

Esta década, a de 60, foi uma das mais brilhantes do clube, conquistou o tetra campeonato nacional, de 1961 a 1964, e a Copa da Colômbia, em 1963. Foi uma década de confrontos memoráveis, enfrentando grandes equipes do futebol mundial, e saindo vencedor em quase todos os jogos.

Em 1960 estréia na Copa Libertadores da América vencendo o Universidad do Chile por 6 a 0. Na fase seguinte é derrotado pelo Olimpia, do Paraguai.

Em um feito inédito, em 1961, o clube conquista todos os títulos em todos os campeonatos de todas as categorias disputadas no país.

No mês de agosto de 1962, Millonarios e Botafogo-RJ do Brasil disputam uma das maiores e melhores partidas do futebol sulamericano em todos os tempos. O jogo termina 6 a 5 para a equipe carioca, que contava com as figuras de Garrincha, Zagallo, Amarildo e Manga.

Em 1967 o Millonarios enfrenta o Santos (Brasil) de Pelé, Edú, Toninho, Lima, Zito e Abel, e vence por 2 a 1 no estádio El Campín. No decorrer do ano vencería novamente pela diferença mínima. Depois enfrentaría o Racing (Argentina) de Pizzutti, Perfumo, Cejas e Raffo, o Borussia Dortmund (Alemania) e o Nápoli (Italia).

1968 – o Millonarios derrota por 2 a 1 o Jédnota (Checoslovaquia), empata em 0 a 0 com o Estudiantes (Argentina) de Zubeldía, Bilardo e Verón, e é vencido pelo Bayern München (Alemanha) de Franz Beckembauer, derrota a seleção da Polonia 3 a 1, e é derrotado ante a seleção da Argentina 1 a 0. De quebra, se torna na primeira equipe da Colombia a enfrentar o selecionado argentino.

Nos anos que se seguem poucas são as conquistas do clube; vence o "Torneio Especial Dimayor", em 1980, jogando com o nome do seu patrocinador "Colseguros", o campeonato nacional em 1972, 1978, 1987 e 1988, a Copa Merconorte em 2001, e alguns torneios amistosos.


Títulos

Copa Merconorte 2001
Campeonato Colombiano  1949, 1951, 1952, 1953, 1959, 1961, 1962, 1963, 1964, 1972, 1978, 1987 e 1988


Estádio: Nemesio Camacho ("El Campín")
Capacidade: 48.000 espectadores
O estádio foi construído por motivo da comemoração do quarto centenário da fundação da cidade de Bogotá - na época a capacidade do estádio era de 10.000 espectadores.

Hino

Millonarios, cumplamos la cita;
que es la nuestra una cita de honor:
Millonarios, el tiempo corona
solo aquel que en la cancha es mejor

A vencer, Millonarios marchemos,
nuestra hinchada ya colma el Campín
y la azul camiseta de gloria
la lucha sabremos cubrir

Tras la partida si fue adverso el marcador
y te afliges compañero por haber fallado el gol;
nada te importe esa mala suerte de hoy;
mira que hay desquite y eres maestro del fútbol

Millonarios, cumplamos la cita
que es la nuestra una cita de honor,
Millonarios, el tiempo corona
solo aquel que en la cancha es mejor

Millonarios, la envidia nos hiere;
nos acecha cobarde el rencor
Millonarios, recuerda que somos
once amigos, solo un corazón


Site 
www.millonarios.com.co

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância