terça-feira, 8 de março de 2011

Corporación Club Deportivo Tuluá

Corporación Club Deportivo Tuluá (popularmente conhecido como Cortuluá) é um clube de futebol da Colômbia, no município de Tuluá, Valle del Cauca. Fundada em 1967 e vai jogar a temporada de 2011 na Categoria B Primera futebol profissional colombiano.

Em 2001, ele teve sua campanha mais importante ao vencer o Torneo Apertura, que na época não deu título, mas se você deu o Cortuluá um lugar para jogar a Copa Libertadores de 2002.


A história de Cortuluá é uma idéia nascida de um grupo de amigos do futebol em 1967, liderada pelo ex-jogador e técnico do Paraguai Hernando Acosta, para criar uma instituição que em pouco tempo, deu muito que falar.
Tudo o que foi relacionado na era do futebol profissional na Colômbia, que  foi reavivado Corporación Club Deportivo Tuluá na temporada de 1991, quando começou uma nova fase na Colômbia com o Campeonato de Acesso,  colocando emoções diferentes,  regulamentando o futebol nacional. Foi novamente o "profissional Acosta", que liderou o grupo de líderes que fizeram esforços Tulueño para a equipe para ser aceito na competição.


Seus torcedores em primeiro lugar em 1991 eram trabalhadores da Usina Sancarlos , quando eles deixaram  o trabalho , iam o treinamento da equipe . Cortuluá passou três anos e atingiu seu objetivo em 1993 em uma campanha excelente, com jogadores que representam o clube como William Vargas, Diego Gómez, Vallecilla Adelmo, Rodas Carlos, José Hernando Arias, Bonilla Placido, Alexandre Rodriguez Muñoz, entre outros.


O primeiro jogo profissional do Cortuluá foi em 26 de fevereiro de 1994 no Estádio Hernando Martínez Azcárate a vizinha cidade de Guadalajara de Buga, como o início do Primera A em Cortuluá. A partida foi disputada em Buga contra o Envigado F. C., que pediu a suspensão da praça e preferiu jogar na cidade vizinha, devido a possibilidade de fazer boa bilheteria com febre Cortuluá despertar naqueles dias.

Passaram sete anos na Primeira Divisão para a equipe  Corazón del Valle  vencer o Torneo Apertura para obter automaticamente um ingresso para a Copa Libertadores de 2002. Com apenas sete temporadas e meia na primeira divisão, liderada por Oscar Héctor Quintabani  escreveu uma página gloriosa, o ponto alto da sua curta carreira.


Ao  se qualificar para a Copa Libertadores de 2002, Tulua fez história do futebol colombiano. É a primeira equipe, promovido a partir do B, sem ter jogado em A, obteve seu passaporte para o torneio. Em sua primeira e única aparição na Copa Libertadores, falhou a primeira etapa, onde a sua única vitória veio contra o Talleres de Córdoba (Argentina).
Após o rebaixamento em 2004, depois de ter falhado na luta para evitar o rebaixamento para a Chico Bogotá, Cortuluá jogado novamente na primeira categoria B do futebol colombiano.
Em 2009, se classificou para a final  Torneo Apertura, superando as semifinais do Grupo A nos quadrangulares Deportes Palmira, Deportivo Rionegro e Atlético Bucaramanga. Em última instância, Cortuluá derrotado por 3-1 na primeira mão para Ditaires Itagüí em Tulua. A segunda mão jogou no clube Ditaires Antioquia venceu por 2-0, e nos pênaltis venceu Cortuluá 6-5, conquistando assim o Torneo Apertura, e adquirindo o direito de jogar a final do ano para a promoção direta.
No set final, venceu a décima primeira Tulueño um placar agregado de 4-1 sobre o Atlético Bucaramanga, primeiro vencedor com uma vitória por 3-0 no Estadio Doce de Octubre e, em seguida, ao empatar 1-1 em Bucaramanga. Assim, o alvo Fernando Velasco ganhou o título do ano e ganhou o direito de jogar na temporada de 2010 de volta na Primera A. 


Seu primeiro jogo na categoria A, depois de seis anos foi contra Boyacá Chico, que terminou com o marcador do lado para Tulueño por 1 -0. A tendência ruim ao longo do ano, juntamente com os problemas econômicos e administrativos, mudanças técnicas em curso durante o torneio (3 no total, Fernando Velasco,  Fernando Valderrama  e Harold Morales) e o fracasso em encontrar uma base sólida de jogadores, foram refletidas em sua maus resultados desportivos, que terminou em uma derrota, que ocorreu em 08 de novembro de 2010 por 3-0 contra o Cúcuta Deportivo no Estádio General Santander, colocando o selo de origem, será novamente de voltar a jogar na Primeira B para a temporada de 2011 .


Títulos

Categoría Primera B : 1993 e 2009.

Estádio

O Estadio Doce de Octubre  está localizado no bairro  Doce de octubre na cidade de Tuluá (Valle del Cauca), na Colômbia. Foi inaugurado em 1967 e tem capacidade para 16.000 espectadores.

Alcunhas Cortuluá ; El Equipo Corazón 







Sitehttp://clubcortulua.com/blog/