quarta-feira, 9 de março de 2011

Corporación Deportes Quindío

Deportes Quindío, é um clube de futebol da Colômbia, na cidade da Arménia no departamento de Quindío. Foi fundada em 8 de janeiro de 1951 e joga na primeira categoria A do futebol profissional colombiano.

É o único time de futebol colombiano, que nunca foi a Copa Libertadores apesar deser campeão uma vez, como ele ganhou seu único título em 1956, naquela época ainda não jogou a Copa Libertadores da América, que começou em 1960 . Em seu envolvimento internacional, com duas apresentações na extinta Copa Conmebol.


Foi rebatizado em  1953 por decisão do prefeito, para figurar no campeonato como Atlético de Quindío.Depois de dois quintos lugares em 1951 e 1952 , dois vices em 1953 e 1954 e um terceiro lugar em 1955 , no sexto ano de vida da equipe de futebol milagre alcançar a coroa primeiro e único campeão do Campeonato Colombiano de 1956.
No próximo ano, a equipe teve problemas e terminou em 6 º lugar. Desde o título a equipe entrou em crise  e passou a ocupar posições discretas até que em 1964 terminou em quarto lugar.Os resultados permaneceram discretos e dez anos depois do título, equipe ficou  na última posição entre os 14 participantes do torneio.


Na temporada de 1998 ficou nas semifinais, mas terminou em 6 º lugar participou pela primeira vez de um torneio internacional, a Copa CONMEBOL de 1998, que derrotou o Deportivo Italia na segunda rodada (4-3) em seguida, caiu para Sampaio Correa do Brasil em quartas (2-0) , um ano após repetidos esforços neste torneio, mas essa é a segunda rodada após perder nos pênaltis contra o Estudiantes de Mérida (5-3) .

Em 1999 um terrível terremoto atingiu a Arménia e a antiga casa doQuindío, o lendário estádio San Jose foi demolidona temporada seguinte, o milagroso experimentou um de seus momentos mais difíceis sendo rebaixado, mas 10 meses depois na mão técnico Eduardo Lara volta ao topo do futebol colombiano , derrotando nas finais o Deportivo Rionegro, Union Magdalena e Chicó Futbol Club. As campanhas na primeira década de 2000 foram tão desfavorável , que só no Apertura 2008 tem sua primeira partição em  semifinal na mão do técnico Nestor Otero.


Estádio


O Estadio Centenario foi inaugurado em 1986, com capacidade para 32.000 espectadores, é para os jogos locais de Quindío. O estádio também foi sub-sede da Copa América de 2001. É o chamado Jardim da América, por causa de sua beleza e abundância de jardins interiores.

Títulos 

Campeonato Colombiano: 1956.
Campeonato Colombiano da Segunda Divisão: 2001.

Apelidos  Los cuyabros, el glorioso, cafeteros, el milagroso.

Site

http://www.deportesquindio.com.co/