sexta-feira, 4 de março de 2011

Corporación Nuevo Cúcuta Deportivo

O Corporación Nuevo Cúcuta Deportivo foi fundado em 28 de setembro de 1949, quando o futebol colombiano estava em seu auge. A entidade foi idealizada por um grupo de empresários do país que, por meio de ações, dividiram suas cotas e investiram na agremiação.
O time ingressou no futebol profissional e na División Mayor del Fútbol Colombiano (em espanhol) - primeira divisão do país - no ano seguinte a sua criação. Em 1951, seu dirigente Hernando Lara Hernández foi buscar Eusébio Tejera e Shubert Gambetta, campeões mundiais pelo Uruguai em 1950, para reforçar o elenco.
Abalado por uma crise financeira, o Cúcuta não fez boas campanhas nas temporadas de 1952 e 1953, o que culminou na sua desistência da participação do Campeonato Nacional no ano seguinte.
Em 1955, o time voltou à disputa e passou a investir em jogadores sul-americanos, principalmente argentinos e uruguaios, para ajudar na evolução da equipe. As contratações deram certas e a agremiação se estabilizou entre os “grandes” clubes da Colômbia.
O primeiro grande feito aconteceu em 1964. Liderados por Germán “Burrito” Gonzáles e Rolando Serrano, a equipe conquistou o vice-campeonato nacional, ficando apenas um ponto atrás do Millionários.
Com o Campeonato Colombiano dominado por times como Independiente de Santa Fé, América de Cali, Atlético Nacional e Deportivo Cali, o Cúcuta se mantinha na elite, mas nunca incomodando os “grandes”, sempre terminando em posições intermediárias na tabela.
As más campanhas e as crises financeiras prejudicaram a agremiação que, em 1995, acabaram rebaixados para a segunda divisão do futebol nacional. A péssima campanha, com apenas cinco vitórias em 30 jogos e o pior ataque no torneio, entrou para a história do clube como uma das piores participações da equipe no torneio.
Escudo Alternativo
A permanência no segundo escalão foi curta. No ano seguinte a entidade retornou à elite nacional. Porém, para a tristeza de seus torcedores, o time foi novamente rebaixado.
Desta vez, a volta para a divisão superior do Campeonato Colombiano não foi rápida. Só aconteceu em 2005, após o time bater o Bajo Cauca na decisão. No primeiro jogo da final, empate por 1 a 1. Na segunda partida, vitória por 1 a 0 do time de Cúcuta.
A disputa da primeira divisão obrigou os dirigentes a montarem um time forte para não repetir o vexame de outras temporadas. As contratações deram certo e, com um elenco muito técnico, apesar de jovem e sob o comando do técnico Jorge Luís Pinto, o Deportivo Cúcuta ganhou seu primeiro título nacional.
Após chegar às fases finais do Torneio Apertura - equivalente ao primeiro turno -, o clube alcançou a final do Torneio Finalización, para surpresa de muitos, e na decisão encarou o Deportes Tolima.
Na primeira partida, vitória do Cúcuta por 1 a 0. No jogo decisivo, empate por 1 a 1. Com o resultado, o time do norte do país venceu seu primeiro Campeonato Colombiano e obteve a inédita classificação para a Copa Libertadores da América.
A estréia do time na competição continental foi surpreendente, assim como o título nacional do ano anterior. O clube foi semifinalista da Libertadores de 2007 perdendo para o Boca Juniors, de uma maneira jamais vista. Nunca uma equipa que jogara a primeira mão em sua casa e abrisse dois golos de diferença no duelo de uma Semi-Final de Libertadores, acabaria eliminada. Mas o plantel comlombiano sucumbiu. Após ter vencido o Club Atletico Boca Juniors por 3 a 1 em Cúcuta, acabou goleado por 3 a 0 em Buenos Aires e eliminado do torneio.
Na Libertadores de 2008 foi eliminado pelo Santos nas Oitavas-de-Final.

Títulos

Campeonato Colombiano: 2006-II.
Campeonato Colombiano da Segunda Divisão: 1995/1996, 2005.

Estádio

O Estadio General Santander é um estádio de futebol localizado na cidade de Cúcuta, na Colômbia e possui capacidade para 42.901 espectadores.
Inaugurado em 1948, seu nome é uma homenagem ao general Francisco de Paula Santander, proclamador da independência da Colômbia. O clube de futebol Cúcuta Deportivo manda seus jogos no estádio.

 Apelidos La Furia Motilona,  El Doblemente Glorioso ,  Rojinegro


Site

http://www.cucutadeportivo.com.co/