sábado, 5 de março de 2011

Boyacá Chicó Fútbol Club

O Boyacá Chicó é um time recente no futebol, o mais novo da elite colombiana. Por isso, não tem nenhuma participação representativa no cenário mundial. Fundado em 26 de março de 2002, os “Ajedrezados”, como é conhecido o clube devido ao uniforme xadrez, teve seu nome escolhido em homenagem a um parque próximo da sede do clube, chamado “Parque Del Chicó”. Os dois primeiros anos de existência do time foram marcados pela árdua disputa da segunda divisão do Campeonato Colombiano. Porém, logo em sua segunda temporada no futebol, o Chicó chegou ao título da divisão de acesso e ganhou o direito de disputar a principal competição da Colômbia.
As partidas decisivas contra o Pumas de Casanare foram muito disputadas. O primeiro jogo, disputado em Bogotá, terminou 1 a 0 a favor do Chicó. O segundo, realizado em Yopal, acabou empatado em 1 a 1.
A estréia na elite foi impressionante. Como o time caçula da divisão, o Chicó chegou até a fase final do Torneio Apertura, classificando-se na oitava colocação. Mas na segunda parte do torneio, os “Ajedrezados” ficaram com a quarta posição e foram eliminados do Campeonato Colombiano.
A eliminação abalou os jogadores e a campanha no Torneio Clausura foi decepcionante. A agremiação ficaria apenas com a 14º posição e muitos pontos longe de uma possível disputa pela classificação.
Ainda nesta temporada, o Chicó teve de mudar a cidade de sua sede, por entrar constantemente em conflito com a prefeitura de Bogotá. O novo município que recebeu o time foi Tunja.
O ano de 2005 começou com muita crise no Chicó. O presidente, Mariano Díaz, e o acionista máximo do clube, Eduardo Pimentel, foram acusados de falsificação, culminando na saída dos dois cartolas da equipe. Alberto Gamero assumiu as funções de mandatário da entidade.
A temporada seguinte, sob o comando do novo presidente, foi de grande destaque para os “Ajedrezados”. O Chicó foi tão bem que chegou, em algumas oportunidades, a liderar o nacional.
Em 2007, o time teve boas surpresas e ganhou o direito de disputar um campeonato inédito em sua história. Uma campanha muito regular durante todo o torneio deu ao Chicó a terceira posição. Essa classificação acabou levando o “Ajedrezados” para a Copa Libertadores de 2008, o primeiro torneio internacional da história do clube.

Títulos

Categoría Primera A  2008-I.
Categoría Primera B  2003.
Primera C  2000.
Estádio

O Estádio de La Independencia é um estádio de futebol da cidade de Tunja, na Colômbia.
Tinha capacidade para 8.500 torcedores e é sede do Boyacá Chicó Fútbol Club, da 1ª Divisão do Campeonato Colombiano de Futebol.
Devido a conquista do Torneio Apertura em 2008,  foi ampliado para a disputa da Copa Libertadores do ano seguinte, de 8500 para 21000 espectadores.

 Apelido Ajedrezados