domingo, 27 de março de 2011

Corporación Deportiva Alianza Petrolera

O Alianza Petrolera, é um clube da cidade de Barrancabermeja, Santander. Foi fundado em 1990 e joga na Categoría Primera B.

O Alianza Petrolera é um time colombiano tem mais história na segunda divisão.Desde de 1992, tem jogado na Categoría Primera B.; os anos de 1998 a 2003 foram os melhores para a equipe barrameja, estavam prestes a subir para a Primeira A, mas para a má sorte da equipe foi eliminada nos quadrangulares semifinais. Atualmente a equipe da cidade petrolífera da Colômbia vem de mal a pior, ocupam os últimos lugares na classificação geral.

Em 2009, após um péssimo desempenho no torneio Apertura, com cinco pontos, sem uma única vitória, a participação da equipe no segundo semestre esteve em dúvida, devido à falta de patrocinadores, jogadores e até treinadores.  O clube também teria recebido ameaças de diversos grupos armados à margem da lei. Além disso, o clube era esperado para formalizar uma aliança com o Club Deportivo Los Millonarios, para continuar participando do torneio de acesso . No final do segundo semestre, a Aliança foi o último em seu grupo e da classificação geral do ano. 
Em 2010, com nova gerência, o clube espera fechar o projeto para construir um novo estádio em Barrancabermeja .

Alianza Petrolera em 2011 faria uma aliança com o Atlético Nacional, com wmpréstimos de 10 jogadores e treinador para a temporada 2011.


Estádio

O estadio Daniel Villa Zapata, com capacidade para 8000 espectadores.
O estádio recebeu o nome de um dentista  chamado Daniel Villa Zapata, devido seu amor pelo esporte (principalmente futebol), o levou a ser um dos mais importantes dirigentes esportivos do tempo. O estádio seria construído ao lado do Hospital São Rafael, mas a empresa petrolífera Ecopetrol conquistou os territórios hoje conhecidos para a sua construção.

Desde 1992 (dois anos após a fundação da Aliança Petróleo) tem sido a sede da equipe.

Devido a infra-estrutura muito pobre que tem o Estadio Daniel Villa Zapata,  pode ser demolido em breve, embora não confirmado, nem onde vai jogar o Alianza Petrolera, embora as opções estão no Estádio Álvaro Gómez Hurtado, Floridablanca ou  em Rionegro , departamento de Santander no Estadio La Libertad.

Apelidos Los Petroleros


Site

http://alianzapetrolera.barrancabermeja.org/