sexta-feira, 18 de março de 2011

Corporación Deportiva Once Caldas

Em 1950, Deportes Caldas venceu a Copa Mustang (que era o nome da divisão colombiana em primeiro lugar).
Once Caldas foi fundada em 1959, após a fusão do Once Deportivo e Deportes
Caldas. Uma vez que o Once Deportivo foi fundada em 1930, enquanto Deportes Caldas foi fundada no final dos anos 40, porém os dois times, por diversas razões, foram extintos. Carlos Gómez Escobar era a favor da revitalização Deportes Caldas, porém a idéia de Eduardo Gómez Arrubla era trazer de volta o Once Deportivo. Graças à mediação do Dr. Herman Bueno Ramirez, os três co-fundadores chegaram ao acordo para fundir as equipes existentes em uma entidade totalmente nova, o Once Caldas.
Em 1961, o clube estreou na Copa Mustang. O clube terminou na sétima posição da competição.
Em 1998, o Once Caldas foi as finais da primeira divisão. Deportivo Cali venceu o clube no final. Na primeira etapa, em Cali, o time da casa venceu por 4-0. A segunda etapa, em Manizales, terminou em um empate 0-0. Naquele ano, o clube também disputou sua primeira competição internacional, a Copa Conmebol. Once Caldas foi eliminado na primeira rodada, pelo Santos, do Brasil. Na primeira partida, em Santos, Santos venceu por 2-1. Na segunda mão, em Manizales, Once Caldas venceu por 2-1, mas foi derrotado por 3-2 na disputa de pênaltis.
Em 1999, o clube participou da Copa Libertadores de América, pela primeira vez. Once Caldas foi no mesmo grupo do Deportivo Cali, e dois clubes da Argentina, Vélez Sársfield e River Plate. O lado terminou na última posição, mas apenas dois pontos atrás do Vélez Sársfield, que foi o líder do grupo.
Em 2002, o Once Caldas jogou na Copa Libertadores de novo. Olimpia Asunción, do Paraguai, Universidad Católica, do Chile, e Flamengo, do Brasil estavam em vez do grupo de Calda. Depois de terminar na terceira posição, à frente apenas do Flamengo, o clube foi eliminado.
Em 2003, o time venceu o Apertura da primeira divisão, depois de bater o Atlético Junior na final. Em Barranquilla, a partida terminou em um empate 0-0. Na segunda etapa, o Once Caldas venceu por 1-0, em Manizales.
Em 2004, o clube mais uma vez jogou na Copa Libertadores. Depois de bater o Boca Juniors na decisão por pênaltis, ao lado, gerido por Luis Fernando Montoya, venceu a competição pela primeira vez. Como os campeões da Copa Libertadores, o clube jogou a Copa Intercontinental contra o campeão da UEFA Champions League Porto, de Portugal, em Yokohama, no Japão. Depois de um empate 0-0, o clube foi derrotado 8-7 na disputa de pênaltis.
Em 2005, como campeão do ano anterior, o Once Caldas tentou defender seu título na Copa Libertadores. Chivas de Guadalajara (México), Cobreloa (Chile) e San Lorenzo (Argentina) Uma vez que estavam em grupo de Calda. O clube terminou em segundo lugar, dois pontos atrás do Chivas. Na segunda etapa, o lateral foi eliminado por UANL Tigres do México. Naquele ano, o clube também participou da Recopa Sudamericana, tendo jogado contra o Boca Juniors. Na primeira partida, em Buenos Aires, o Boca Juniors venceu por 3-1. Na segunda mão, em Manizales, Once Caldas venceu por 2-1, mas o Boca venceu por 4-3 no placar agregado.


Títulos

Copa Libertadores da América: 2004
Campeonato Colombiano:  1950, 2003, 2009-I e 2010-II.

Estádio

O Estádio Palogrande é um estádio localizado na cidade de Manizales, na Colômbia.
Foi inaugurado em 30 de Julho de 1994, com um amistoso entre Once Caldas e Cruzeiro.
Tem capacidade para 36.000 torcedores e foi uma das sedes da Copa América 2001.
Em 2004, recebeu a final da Taça Libertadores da América de 2004, quando o Once Caldas empatou com o Boca Juniors e garantiu o título nos penâltis.

Apelidos El blanco blanco, equipo albo , Once de Manizales

Site

http://www.oncecaldas.com.co/