terça-feira, 22 de março de 2011

Deportivo Unicosta

Deportivo Unicosta foi fundado pelo empresário esportivo Henry Chapman em 1995 e começou no mesmo ano de sua participação na segunda divisão.

Graças a um misterioso capital humano e económico, Unicosta alcançou sucesso rápido e irregular, superior ao que os mais antigos,  como o Cooperamos Tolima, Deportivo Pasto, Real Cartagena e Lanceros Boyacá.Foi precisamente contra esta equipe, o  Unicosta atingiu o primeiro de uma série de sucessos questionáveis, a Copa  Concasa (o nome da segunda divisão do torneio), em 1996/97, quando a equipe costeira conseguiu lograr êxito contra gigantes como o Deportivo Pasto, Atlético Córdoba e Lanceros Boyacá . Foi no último jogo do quadrangular contra a equipe boyacense em  Barranquilla, que conseguiu sua promoção para a primeira , no Estádio Independência,  recheado de bandeiras de uma só vez sua história.


Unicosta ascendeu tomando o lugar do Cúcuta Deportivo caiu para acumular 31 pontos nessa campanha, a Primeira Divisão.

No Torneo Adecuación 1997 marcou a estréia do Unicosta na Primeira Divisão, que foi oitavo no Grupo B com 14 pontos, batendo o último lugar por três pontos, o Independiente Medellín.

Campeonato Colombiano de 1998 foi a segunda temporada e última de futebol profissional do Unicosta , como no Apertura foi passado, com 30 pontos, bem como
no Finalización com apenas sete pontos . Unicosta caiu de volta à Primera B, sendo superado com uma diferença de 13 pontos no último lugar, ocupado pela União Magdalena.

Condenado a queda muito antes de terminar a temporada de 1998, Chapman deixou a equipe, muitas divídas atrasadas. O Unicosta desapareceu em 1999, dando o seu lugar para o novo clube, o Deportivo Soledad.

Títulos 

Primera B  1996-97

Estádio

Plaza de eventos del estadio Romelio Martínez
Capacidade 20000
Até a construção do Estádio Metropolitano Roberto Meléndez em 1986, o estádio Romelio Martínez  tinha sido estádio principal da cidade. Atualmente é a casa do time de futebol Barranquilla Fútbol Club, que joga na segunda divisão colombiana.

Apelido El único