Pular para o conteúdo principal

Corporación Club Deportes Tolima

Deportes Tolima foi fundada por Manuel Rubio Chávez em 1954, quando ele deu a Juan Barbieri (um argentino morando em Ibagué, na Colômbia) uma quantia de 5 mil pesos colombianos para a contratação de jogadores de futebol de seu país natal, Argentina. Barbieri voltou para a Colômbia, com jogadores como Jorge Ariel Gandulfo, Enrique Oscar Ferrari, Oscar José Jamardo, Laino Enrique e Robelle Carlos. Com esses jogadores e alguns colombianos, Deportes Tolima competiu pela primeira vez na liga de futebol da Colômbia em 1955 usando o uniforme do Racing Club de Avellaneda, da Argentina. Deportes Tolima terminou em sétimo lugar no campeonato competindo com nove outros times.

No final dos anos 1970 e início dos anos 1980 foi dada a oportunidade a Senador Gabriel Camargo Salamanca de trabalhar para a equipe, aceitando se tornar o maior detentor de ações da equipe. Ele comprou jogadores importantes, como Victor Hugo del Rio, Francisco Maturana, Centurion Cristiano, Óscar Héctor Quintabani, Mendoza Gustavo, Hugo Gallego, Redondo Osvaldo, Carrillo Heberto, Aparezido Dozinette de Oliveira ("Sapuka"), Arnoldo Iguarán, Óscar López, Tito Ramon Correa e Jânio Cabezas. Com esta equipe Deportes Tolima terminou em segundo lugar no campeonato nacional em 1981 e 1982.
No ano de 1983 Tolima participou pela primeira vez em um torneio internacional, a Copa Libertadores da América de 1982, alcançando as semifinais. Jogando contra muitas equipes tradicionais como o Estudiantes de Mérida e Táchira Deportivo, ambos da Venezuela; Cobreloa do Chile e Club Olimpia do Paraguai, este foi o melhor desempenho internacional do clube.
No início da década de 90, Tolima deixou o campeonato profissional devido a maus resultados. Tolima jogou por um ano na segunda divisão da liga de futebol da Colômbia antes de se reunir novamente o futebol profissional no ano de 1995.

Deportes Tolima tinha um grupo muito interessante de jogadores para o segundo semestre de 2003. Estes jogadores incluíam Ricardo Ciciliano, Henry Zambrano, Rogério Pereira, Yulian Anchico, Oscar Briceño, John Charria, Jorge Artigas, Hernando Patiño, Nelson Rivas, e Diego Gomez, entre outros. Deportes Tolima jogou um quadrangular semifinal contra Atlético Nacional, Atlético Junior e Independiente Medellín, classificando-se ao vencer o Atlético Nacional por 2 a 0, em Ibagué. Na final, jogou contra o Deportivo Cali, vencendo a primeira partida por 2 a 0, em Ibagué, com uma excepcional performance de Rogério Pereira, marcando os dois gols. No segundo jogo perdeu por 3 a 1, levando a decisão aos pênaltis. Com quatro cobranças por time e duas defesas do goleiro Diego Gomez, Deportes Tolima foi coroado campeão da Colômbia, pela primeira vez em seus 49 anos de história.

Em 2010 a equipe conquistou a terceira vaga colombiana para disputar a primeira fase da Copa Libertadores da América de 2011. No primeiro jogo, empatou sem gols contra a equipe brasileira Corinthians. No jogo de volta, em Ibagué, o Tolima surpreendeu a equipe paulista, vencendo por 2 a 0 e passando para a fase de grupos da competição.

Títulos

Categoría Primera A  2003-II.
Categoría Primera B  1994
Estádio

O Estádio Manuel Murillo Toro é um estádio localizado na cidade de Ibagué, na Colômbia.
Inaugurado em 20 de Julho de 1955, tem capacidade para 31.000 espectadores.
É utilizado pelo Deportes Tolima, clube do Campeonato Colombiano de Futebol.
O nome do estádio é uma homenagem ao escritor e político colombiano Manuel Murillo Toro, que foi Presidente da República entre 1864 e 1866 e 1872 e 1874.

Apelidos Los Pijaos, El Vinotinto y Oro, El Cuadro Musical

Site

http://www.deportestolima.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância