domingo, 20 de março de 2011

Club Atlético Bucaramanga Corporación Deportiva

Atlético Bucaramanga, é um clube de futebol da cidade de Bucaramanga, capital do departamento de Santander. Fundada em 1948 por Rafael Chaberman, um comerciante de Barranquilla de origem judaica, que funcionou em uma trilhadora de grãos em Bucaramanga, juntamente com vários cidadãos da época, a maioria pertencente à Liga de Futebol Santander. Sua fundação se realizou em 11 de maio de 1949.
Ingressou no torneio profissional dirigido por la División Mayor del Fútbol Colombiano (Dimayor) , em 1949. Mas só até 14 de agosto de 1958, mediante uma assembléia extraordinária com a fundação legal  da Corporação Deportiva Atlético Bucaramanga. A equipe realizou sua primeira partida em 01 de maio de 1949 contra o Deportivo Cali, o resultado foi negativo 01-05.
A primeira vitória na história da equipe, foi no Estadio Alfonso Lopez contra o extinto Boca Junior de Cali em 19 de junho de 1949 por 02-01.

Em 1952 ele apresentou uma grave crise económica em que o clube teve que reestruturar o Conselho de Administração e por alguns meses o nome foi mudado para Deportivo Bucaramanga . Para resolver a crise, os gestores vieram com uma rifa de carro inglês marca Vanguardia  , que tinha um valor de mercado de US $ 5.000. A iniciativa foi um fracasso e levou à catástrofe de 1953, a equipe  finalmente se retirou do torneio ao terminar. Deixou um recorde nada invejável (perdeu todas as partidas que jogou neste ano, algumas em campo, e o restante pelo abandono do torneio). 
Voltou para a Primeira Divisão em 1956 e terminou em décimo. 

Em 1994, depois de terminar em 16 º lugar no campeonato, Atletico Bucaramanga  foi rebaixado a segunda divisão, primeiro B. Seis meses depois (junho 1995) e depois de um torneio curto, devido à mudança no calendário do futebol, a equipe conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira divisão. No entanto, a equipe tem-se relegar, novamente, após terminar em último lugar no ano passado (2008).

Sua maior conquista foi obtida em 1997, quando no final do ano, depois de vencer o Torneo Adecuación sem que este seja reconhecido oficialmente como campeão da Colômbia. No  final, o clube perdeu o América de Cali e ficou como vice-campeão,  o clube bumangués qualificado para a Copa Libertadores.

Atlético Bucaramanga atualmente joga na Primera Classe B, desde 2009. 

Títulos

Categoría Primera B  1995

Estádio

O Estádio Alfonso López é um estádio  localizado na cidade de Bucaramanga.
Foi inaugurado em 1941, visando o V Juegos Nacionales, e recebeu o nome em homenagem a Alfonso López Pumarejo, presidente da Colômbia nos períodos de 1934 a 1938 e de 1942 até 1945.
É a casa do clube de futebol Atlético Bucaramanga, da 1ª Divisão do Campeonato Colombiano de Futebol.
Em 2006, foi instalado um gramado sintético no estádio.

Apelidos Leopardos, Canarios, Búcaros

Site
http://www.atleticobucaramanga.com/