Pular para o conteúdo principal

Rio Branco Esporte Clube

Sob o nome de Sport Club Arromba, teve sua primeira diretoria composta pelo idealizador João Truzzi e mais 26 membros. Em 1917 houve a primeira mudança de nome, passando a se chamar Rio Branco Football Club, em homenagem ao Barão de Rio Branco. Finalmente, em 1961, o clube oficializou à atual denominação, Rio Branco Esporte Clube. As primeiras conquistas do futebol ocorreram em 1921, com os títulos de campeão da Região e campeão da Zona Paulista. Suas principais glórias foram em 1922 e 1923, com o bi-campeonato do interior.

Fundado em 4 de agosto de 1913
1º jogo oficial: Americana 2x1 Taubaté - 01/05/1977 - Divisão Intermediária
1º gol oficial Niltinho, do Americana - Americana 2x1 Taubaté - 01/05/1977
Títulos: Campeão do Interior Paulista 1922 e 1923

Desativado desde o final da década de 40, o Rio Branco volta a ter uma equipe de futebol profissional graças à fusão entre Rio Branco e o Americana Esporte Clube, que ocorreu em abril de 1979, aprovada por votação em Assembléia Extraordinária. A partir daí, o Tigre jamais abandonou o futebol profissional. Ainda nesse ano participou da Divisão Intermediária (2ª Divisão) - primeiro campeonato disputado como Rio Branco Esporte Clube. Em 13 de maio de 1979, sob a direção do técnico Luís Bocucci Filho, realizou seu primeiro jogo enfrentando o Noroeste. Começava ali a trajetória rumo a 1ª Divisão do Futebol Paulista. Em 1990 o time conseguiu seu maior feito depois dos áureos tempos da década de 20. Empatando com o Olímpia, e sagrando-se vice-campeão da Divisão Intermediário o Rio Branco conquistou o direito de disputar a 1ª Divisão do Futebol de São Paulo e trouxe para o povo americanense uma de suas maiores alegrias. Ao longo deste ano foram 40 partidas, sendo 24 vitórias, nove empates e sete derrotas. O Rio Branco teve então o direito de disputar o Grupo "B" da 1ª Divisão. Em 1991, depois de estrear na 1ª Divisão o Rio Branco consegue figurar entre as melhores equipes do Estado de São Paulo, subindo para o Grupo "A". Nesse mesmo ano acontece a desvinculação do futebol amador do departamento de esportes amadores, passando a integrar a diretoria de futebol profissional.

Os anos de 1993 e 1994 podem ser classificados como "anos de glória" do Rio Branco Esporte Clube. Foram anos de muitas conquistas, boas posições em campeonatos e gratas revelações. O ano de 1993 especificamente foi marcado pela classificação da equipe profissional para a disputa do octogonal final do Paulistão, terminando em sexto lugar, atrás apenas dos considerados grandes times da Capital. Ao longo dos últimos anos, o Rio Branco revelou para o futebol do Brasil e do mundo vários craques, como Anaílson, Flávio Conceição, Mineiro, Gabriel Lima, Gustavo, Igor, Macedo, Marcelinho Paraíba, Marcinho, Marcos Assunção, Marcos Senna, Rafael, Sandro Hiroshi, Souza, Thiago Ribeiro e tantos outros. Há vários anos, além do futebol, o Rio Branco mantém ainda equipes disputando diversas modalidades amadoras. Mas no dia 8 de abril de 2007, após sofrer uma sonora goleada para a equipe do Rio Claro, consequência de uma péssima temporada, o Rio Branco cai para a série A2 do Campeonato Paulista.

Estádio

Em março de 1920 o Rio Branco Football Club emitiu 200 ações, no valor de dez mil réis cada, para que associados e torcedores colaborassem com o projeto da construção de um estádio. Mas somente em 1971 o projeto, de autoria do engenheiro Nestor Lindenberg, tomou forma. O Riobrancão, como era chamado na época, começou a ser erguido no mês de abril daquele ano. Em 1981 o estádio passou a ser chamar Décio Vitta em homenagem ao ex-presidente do clube. Com quase 90 mil m² de área, o estádio possui hoje departamento médico, fisioterapia, restaurante, alojamentos, administração do futebol, sala de imprensa, refletores, estacionamentos internos, entre outras dependências. Jogos profissionais são realizados no estádio desde 1977, ainda no tempo do extinto Americana Esporte Clube.


Dimensões do gramado: 107 m x 73 m
Recorde de público: 19.173 - Rio Branco 1x0 São Paulo - 09/03/1993 – Campeonato Paulista
Capacidade atual de público: 15.000 pessoas

Hino

Tigre, Tigre, Tigre, Tigre Tigre, Tigre, Tigre, Tigre Você chegou e nos conquistou De alegria nos inundou Rio Branco, força do interior Sua grandeza há de se espalhar Tem tradição, tem história enfim No seu passado já demonstrou Hoje é festa, é encantos mil Futuro alegre aos filhos será Garra, brilho e determinação Coragem, domínio e vibração Onde estiver, lá estarei torcendo com devoção. Rio Branco, Rio Branco, sempre gritarei Rio Branco, Rio Branco, Rio Branco do coração Rio Branco, Rio Branco, sempre gritarei Rio Branco, Rio Branco, de Americana tu és Tigre, Tigre, Tigre, Tigre...

Mascote

O Rio Branco adotou como mascote o Tigre por causa dos instintos deste animal. O Tigre, conhecido por sua determinação, força e agilidade no momento da caça, representa a trajetória do Rio Branco no futebol desde a sua fundação, em 1913.

Os primeiros confrontos, contra equipes amadoras da região, foram apenas o pontapé inicial da paixão do torcedor alvinegro de Americana pelo simbolismo da imagem do Tigre.


Site

http://www.riobranco.esp.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância