sexta-feira, 12 de junho de 2009

Grêmio Esportivo Sapucaiense

O Grêmio Esportivo Sapucaiense foi fundado em 28 de julho de 1941, após o fechamento do Grêmio Esportivo Iraí, clube fundado em 1936, de cores vermelho e preto, do qual o Sapucaiense herdou os uniformes e o campo, situado no mesmo lugar onde hoje localiza-se o Arthur Mesquita Dias.

De sua fundação até o ano de 2004, o Sapucaiense foi um clube amador que se destacava nos campeonatos municipais de Sapucaia do Sul, rivalizando com equipes amadoras tradicionais da cidade. Seus principais adversários eram o Vera Cruz, a Vila Vargas, o Sial e o Taurus, times com os quais o Sapucaiense disputava acirrados clássicos.
O clube também participava de campeonatos e torneios de nível amador em âmbito regional - com equipes do Vale do Sinos e região Metropolitana - e estadual.
Ao longo dos anos o Sapucaiense foi se destacando e, nos anos 90, começou a disputar competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) com suas equipes das categorias de base.
Em 1999 a FGF lançou um campeonato estadual amador entre cidades para garotos com idade até 21 anos, denominado Copa Sul 21. O Sapucaiense representou Sapucaia do Sul e foi campeão. O destaque do time na competição foi o meio-campista Maicon Sapucaia, então com 19 anos.
O título conquistado na Copa Sul 21 fez o clube começar a pensar em ser profissional.
Essa ascensão do Sapucaiense culminou com a sua profissionalização em 2005, quando passou a disputar o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão e a Copa RS.
Já em 2005, no seu primeiro ano como profissional, o Sapucaiense chegou à 3ª fase da 2ª Divisão Gaúcha, após ser campeão da fase de Repescagem. A equipe ficou em 8º na classificação final e demonstrou competência como estreante.
Em 2006 o clube foi eliminado na segunda fase da Segundona e terminou em 17º na competição. Mas fez uma boa campanha na Copa RS, sendo eliminado apenas nas quartas-de-final pela equipe B do Grêmio, que sagrou-se campeã do torneio.
Mas o grande acontecimento na história do Sapucaiense ocorreu em 2007. Nesse ano o clube foi Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho, marco que fixou o rubro-negro de Sapucaia do Sul no cenário do futebol profissional do Rio Grande do Sul.
O dia 29 de setembro de 2007 foi a data da última partida do octogonal final que garantiu a vaga na 1ª Divisão de 2008. Nesse jogo, em que a equipe enfrentou o Ipiranga de Sarandi, o Sapucaiense se apresentou diante de um Arthur Mesquita Dias completamente lotado.

No Gauchão de 2008 o Sapucaiense fez uma campanha excelente, acima das expectativas de um estreante, encerrando o campeonato num honroso 6º lugar.

Em 2009, após uma campanha irregular, termina em penúltimo e é rebaixado para segunda divisão.

Títulos

Campeão da 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho 2007

Estádio

Seu estádio é o Arthur Mesquita Dias, mas no Gauchão os jogos serão realizados no Cristo Rei, em São Leopoldo.

Estádio João Correia da Silveira, o Cristo Rei
O Cristo Rei tem a capacidade para 5.000 pessoas e será a casa do Sapucaiense no Gauchão


Hino

A força de Sapucaia
Conhece a raça que sempre vence
Crianças, homens e mulheres
Nossa família sapucaiense
Sou torcedor até morrer
É rubro-negra essa paixão
Tremula a minha bandeira
No mundo a fora, em qualquer nação
Se um dia eu te deixar
Levo comigo a devoção
De longe quero gritar,
Sapucaiense é campeão.
Meu coração sapucaiense
Me enche de amor febril
Tu és meu campeão,
Pelo Rio Grande, pelo Brasil.
Meu coração sapucaiense
Me enche de amor febril
Tu és meu campeão,
Pelo Rio Grande, pelo Brasil

Mascote

Sapo

Site

http://www.gesapucaiense.com.br//