segunda-feira, 29 de junho de 2009

Serrano Futebol Clube

O Serrano Futebol Clube foi fundado em 1º de outubro de 1983 é um dos times mais novos do futebol pernambucano, surgindo em uma região muito famosa do estado de Pernambuco. A equipe é sediada na cidade de Serra Talhada, mesmo local do nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o mais famoso cangaceiro da história do Brasil. Em homenagem a Virgulino, uma torcida do Serrano foi criada com o nome de “Lampiões da Fiel”.

O Serrano conseguiu o acesso à elite de Pernambuco 20 anos após sua fundação. Em 2003, o clube fez uma grande campanha na segunda divisão. Na primeira fase, o clube se classificou invicto, com quatro vitórias e dois empates. Na segunda etapa, o Aurinegro ganhou duas e perdeu duas, conseguindo o direito de ir para o quadrangular final. Na última fase, a equipe ganhou duas partidas, empatou três e perdeu uma, conquistando assim o vice-campeonato da segunda divisão, competição vencida pelo Porto.

O primeiro ano na elite foi uma temporada modesta para o Serrano, mas o time conseguiu se manter na primeira divisão pernambucana. No primeiro turno, o clube ficou com a sexta colocação, 11 pontos atrás do líder Santa Cruz. Na segunda etapa do torneio, a equipe repetiu a campanha e ficou com a quinta posição na junção das duas fases da competição.

O clube tem como principal glória a conquista do Campeonato Pernambucano do Interior de 2005. A equipe fez uma campanha muito regular e no primeiro turno acabou na frente de potências como Náutico e Sport, ficando atrás somente do Santa Cruz, com três pontos a menos. No segundo turno, o time fez uma campanha inferior, porém ficou em quarto lugar com 11 pontos, 16 a menos que o Tricolor, novamente.

A campanha de 2005 deu direito ao Serrano de disputar pela primeira vez um campeonato nacional. Atuou na Série C desse mesmo ano, mas não passou da primeira fase. Uma derrota para o Ferroviário, do Ceará, na última rodada, decretou a eliminação da equipe dos Lampiões da Fiel.

Em 2006, o investimento foi grande. A diretoria trouxe 24 novos jogadores para a disputa e o Serrano chegou novamente perto de conquistar uma vaga para a final do Campeonato Pernambucano. O clube terminou o primeiro turno em quatro com apenas cinco pontos a menos que o líder Santa Cruz. No returno, a campanha foi inferior e o clube não passou de uma sétima posição.

No ano de 2007, o Serrano fez um papel muito ruim no primeiro turno e ficou em antepenúltimo colocado, com apenas 11 pontos, 14 a menos que o líder Sport. Novamente ruim no returno, o Aurirubro ficou em sétimo de novo e correu risco de rebaixamento, escapando por apenas seis pontos. Nesse ano o atacante Jessui se destacou por ser vice-artilheiro com 11 gols marcados. Rebaixado em 2009 para segunda divisão.

Eatádio

O Estádio Nildo Pereira de Menezes, ou Pereirão como é mais conhecido, é um estádio de futebol que fica na cidade de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. Nildo Pereira de Menezes é o nome de um ex-prefeito da cidade de Serra Talhada. Capacidade 5000 lugares.

Hino

Nasceu o Serrano em nossa terra
Preto e amarelo bordaram sua bandeira

A torcida soltou o seu grito de guerra
Nosso Time não está pra brincadeira

Nos momentos de tristeza e de glória
No empate, na derrota ou na vitória

És belo, considerado Sempre honrado neste sertão Serrano sempre Serrano eu sou Serrano de coração

Mascote

A mascote do Serrano Futebol Clube é um jumento, porém não é apenas um símbolo ou desenho. O animal realmente existe e freqüenta os jogos do time quando a partida acontece no Pereirão.