Pular para o conteúdo principal

Centro de Futebol Zico do Rio Sociedade Esportiva

Diferentemente do que ocorre com as associações esportivas tradicionais, cuja fundação é marcada pela assinatura de uma ata, um clube-empresa passa a existir na data em que é registrado seu contrato social. O CFZ do Rio entrou em atividade dessa forma, nos moldes da lei que tem a assinatura de Zico, no dia 12 de julho de 1996, seis meses depois do primeiro aniversário do Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes.

O grande objetivo do Galinho com a criação de um clube era dar continuidade ao trabalho das escolinhas de seu Centro de Futebol, proporcionando aos jovens a possibilidade de competir. Foram formadas equipes nas cinco principais categorias: mirim, infantil, juvenil, juniores e profissionais. O primeiro jogo foi pela categoria juvenil, contra o São Cristóvão, em Duque de Caxias, pela Copa Rio.

Primeiro clube-empresa registrado no Brasil, inicialmente se chamou Rio de Janeiro Sociedade Esportiva. A equipe ainda competiu como Rio de Janeiro, mas o nome teve de ser abandonado porque já havia um registro semelhante. No dia 4 fevereiro de 1998, CFZ é oficializado e o ‘do Rio’ é acrescentado para manter a essência da idéia original.

Assim como seu dono, o CFZ do Rio nasceu predestinado a vencer. A equipe profissional ingressou na terceira divisão do Campeonato Estadual em 1997 e já estreou sendo campeã. Na final, realizada no dia 27 de setembro, o time comandado por Jaime de Almeida com Joubert Filho na preparação física e Joubert na coordenação-técnica, derrotou o Duquecaxiense por 1 a 0, gol do japonês Takayuki Suzuki. Suzuki defendeu posteriormente a seleção do Japão e foi comandado por Zico entre 2002-2006.

Nas outras categorias não foi diferente. Desde que o clube entrou em atividade, juniores e juvenis obtiveram resultados expressivos. Sob o comando dos ex-jogadores Adílio e Andrade- contemporâneos de Zico no meio-campo do Flamengo- o CFZ conquistou o tricampeonato da Segunda Divisão de Juniores (1999, 2000 e 2002). E ainda chegou ao bicampeonato da Taça Otávio Pinto Guimarães, competição que reúne as principais equipes do Estado, na mesma categoria. Em 2000, o time juvenil alcançou o título estadual invicto, enquanto a equipe mirim levantou a taça no ano anterior. Neste mesmo ano, Zico teve a idéia de levar o projeto para onde houvesse maior organização e estrutura no campeonato regional. Foi assim que surgiu o CFZ de Brasília.

Títulos

Bicampeão da Terceira Divisão Estadual (1997 e 2004)

Estádio Antunes




O campo do estádio não fez parte do projeto original do Centro de Futebol Zico e seu terreno foi adquirido posteriormente quando Zico decidiu que, além de uma escola de futebol, naquele espaço seria criado um time de futebol. Oito meses após a fundação oficial do CFZ do Rio, foi inaugurado o estádio Antunes, uma homenagem à família extensiva ao pai e ao irmão diretamente, pois ambos eram conhecidos como Antunes. O projeto foi assinado pelo engenheiro Fernando Marinho.

Originalmente, o gramado tinha as dimensões de 100 x 64m. A capacidade de público nas arquibancadas de cimento foi estimada em 500 pessoas. O estádio conta com cabine de rádio com capacidade para 10 equipes, dois vestiários para equipes e um para árbitros. Coube a Dona Matilde, já falecida mãe de Zico, cortar a fita inaugural do estádio em 29 de março de 1997. Na ocasião, com casa cheia, o time profissional ainda com o nome de Rio de Janeiro goleou o Raiz da Gávea por 7 x 0 na partida de estréia pelo Campeonato Estadual da Terceira Divisão. O primeiro gol do estádio Antunes foi do atacante Guarilha.

Ao longo dos anos foram realizadas ampliações na capacidade do estádio para partidas pelo Campeonato Estadual e para outros eventos. Fez-se uso de arquibancadas metálicas na parte de trás do gol à esquerda das cabines de rádio e no lado oposto às cabines. De acordo com estimativas, o Jogo das Estrelas em dezembro de 2005, com a presença de Maradona, registra o recorde de público com cerca de 4 mil pessoas. Foram montadas duas arquibancadas auxiliares para este evento.

No fim de 2007, o campo sofreu modificações e teve suas dimensões ampliadas. Novamente com a coordenação de Fernando Marinho, o gramado foi elevado em cerca de um metro para evitar alagamentos e ganhar estabilidade. O campo ganhou dois metros a mais de comprimento em relação ao projeto original e um a mais de largura, passando de 100 por 64 para 102 por 65, ambas medidas oficiais da Fifa.


Site
http://www.ziconarede.com.br/cfzdorio

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância