sexta-feira, 5 de junho de 2009

Clube Atlético Lages

O Clube Atlético Lages foi fundado em 10 de julho de 2002, buscando preencher a lacuna do futebol da serra catarinense, que há muitos anos não tinha um representante para identificar-se no campeonato estadual.

Começou com uma idéia vaga, mas que serviu de princípio fundante: fazer um time de futebol que fosse uma extensão da cidade de Lages, e que fosse persistente como o povo lageano. Cogitou-se chamar o time de Serrano, mas nada podia ser mais direto e mais forte do que o nome mais óbvio: Lages. Em poucos dias foram escolhidas as cores, o escudo, a primeira diretoria. Já sob a expectativa da estréia foi encomendado o primeiro jogo de uniformes.
Camisas e calções azuis seriam o cartão de visitas do time que entrou em campo na cidade de Caçador, no dia 10 de agosto de 2002, para enfrentar o Kindermann. A partida valia pela Série B do campeonato estadual de 2002 e foi vencido pelo time lageano por 1x0. O primeiro gol do CAL foi marcado pelo jogador Rodrigo Nunes.
O Lages venceu este primeiro campeonato disputado e a partir de então os sucessos se acumularam. Campeão dos troféus Raimundo Colombo e Antônio Ceron, disputados contra o Internacional de Lages, campeão do segundo turno da Seletiva 2003, campeão do primeiro turno da Série A-2 de 2004, e finalmente campeão desta mesma Série A-2, contra o Atlético de Ibirama. Com isso, o CAL conseguiu a vaga no campeonato brasileiro da Série C deste ano. Fazia trinta anos que um clube lageano não disputava uma competição nacional.

Atualmente, o clube encontra-se desativado.


Títulos

Campeonato Catarinense - Divisão Especial (Série A2): 2004.


Estádio


O estádio Vidal Ramos Júnior está localizado em Lages, Santa Catarina, é de propriedade da prefeitura do município e tem capacidade para 12 mil torcedores. Ele é sede dos jogos do time profissional de futebol da cidade, o Internacional, e também recebe os jogos dos torneios amadores da cidade. Foi sede ainda dos jogos do Clube Atlético Lages, extinto em 2006, e do Grêmio Pinheiros, que disputou em 2007 a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Em 2008, o Inter de Lages disputa a divisão de acesso (ou segunda divisão) do Campeonato Catarinense.

Capacidade: 12.000 pessoas
Inauguração: 7 de setembro de 1954

A idéia da construção do estádio surgiu na década de 1940. Nessa época, o prefeito de Lages era Vidal Ramos Júnior, responsável pela doação do terreno onde seria construído o centro esportivo. As obras só começaram na década seguinte. Ao ser inaugurado, em 7 de setembro de 1954, recebeu o nome de "Estádio Municipal da Ponte Grande". Em 1961, a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei do prefeito Wolny Della Rocca para que o local fosse rebatizado como "Centro de Esportes Vidal Ramos Júnior".

O estádio passou por algumas reformas ao longo de sua história. No dia 26 de janeiro de 1969 foi inaugurada a arquibancada de cimento - até então, o estádio tinha arquibancadas de madeira. O jogo que marcou a reinauguração foi realizado entre o Grêmio Atlético Guarany e o Internacional, os maiores rivais da história do futebol profissional da cidade. O clássico "Gua-nal" foi vencido pelo Inter por 4 a 2.
Em 1976, Internacional e Vasco da Gama disputaram a partida que marcou o lançamento dos refletores do Vidal Ramos Júnior. O jogo foi vencido pela equipe do Rio de Janeiro por 2 a 1. A última grande reforma ocorreu em 2004, com a troca do gramado e a ampliação de parte da arquibancada, que passou a ser coberta.