Pular para o conteúdo principal

Alagoinhas Atlético Clube

A data oficial de fundação do Alagoinhas Atlético Clube é 2 de abril de 1970, mas pode-se dizer, que o time começou a nascer dois anos antes, em 1968, quando o prefeito da cidade de Alagoinhas construiu o estádio Antonio Carneiro, o Carneirão.

Com a construção do palco, vários clubes amadores surgiram na cidade. Entre eles destacavam-se o Grêmio, o Ferroviário, o Agulha, o Juventus, o Botafogo e o Gato Preto. Além das equipes que jogavam na própria cidade, a seleção de Alagoinhas também brilhava, principalmente nos torneios intermunicipais.

Percebendo que a cidade tinha talento para o futebol, um grupo de esportistas amadores, formado pelo dentista Walter Robatto Campos, o radialista Antonio Pondé, o funcionário municipal Valdo de Souza, o motorista Osmário Almeida e o Frei Virginio de Boavaita resolveu formar uma equipe profissional na cidade de Alagoinhas. Desde então, diz-se que o Atlético é um time abençoado por Deus, uma vez que a reunião que levou à formação da equipe ocorreu em uma igreja, a igreja de Santo Antônio.

Depois desse encontro, a idéia da formação de um clube de futebol na cidade se espalhou e ganhou muitos simpatizantes, até que em 2 de abril de 1970 o time finalmente foi fundado oficialmente.

O primeiro jogo da história da equipe foi contra o Leônico. O Atlético começou bem sua trajetória, vencendo por 2 a 0. O gol inicial da história do clube de Alagoinhas foi marcado pelo lateral-direito Chico.

Depois de formado, o time precisava disputar um campeonato profissional, então a diretoria do clube foi à Federação Baiana de Futebol pedir a inclusão da equipe no Campeonato Baiano de 1971. O pedido foi negado. Então, a prefeitura de Alagoinhas interveio, alegou que o Carneirão era um dos melhores estádios do estado e conseguiu a inscrição do Atlético para disputar sua primeira competição oficial.

O time, no entanto, só conseguiria o devido destaque dois anos depois, em 1973, quando conseguiu o vice-campeonato baiano, perdendo para o poderoso Bahia na final.

O Atlético continuou se destacando no Estadual durante toda a década de 70 e 80. Em 1992, no entanto, viria o baque do rebaixamento no estadual. Após uma campanha pífia, a equipe foi rebaixada, voltando no ano seguinte. Em 1997, novo descenso. Mas em 1998, com o vice-campeonato da segunda divisão, o time conseguiu o acesso novamente e nunca mais caiu.

Com a volta à primeira divisão do estadual, as categorias de base do time se destacaram e venceram a Copa Gazetinha Infanto-Juvenil, em 1999, e a Copa Interestadual Nordestina de 2001, colocando de vez o Atlético entre os clubes grandes da Bahia.

Hino

Saudemos nossa terra, nossa gente
Que de maneira forte e eficiente
Mil glórias de porvir irão trazer
No campo de peleja ânimo forte

Fazendo conhecer de Sul a Norte - Bis Nossa firme vontade de vencer Saudemos nosso Atlético altaneiro Que irá mostrar para o Brasil inteiro Da nossa terra o futebol viril Salve Atlético estrela pelegrina Do cenário esportivo do Brasil Avante Alagoinhas, prá frente meu Atlético - Refrão Vitórias que são minhas, mais uma eu te peço

Estádio

Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro é um estádio de futebol de Alagoinhas (Bahia) que atende ao Alagoinhas Atlético Clube e possui capacidade para 17.000 espectadores.

Mascote

A mascote do Atlético é o carcará. A história da escolha do animal como um símbolo do time é bastante curiosa. Em 1971, o Corinthians de Rivellino foi jogar em Alagoinhas e, para tal evento, foi preparada uma grande festa.

Entre as atrações para a vinda do clube de São Paulo havia uma apresentação de um morador local com o seu carcará de estimação. O animal, no entanto, assustado com o público, saiu voando e o dono da ave pediu 50 mil cruzeiros ao presidente do Atlético, que havia solicitado a apresentação.

Dias depois, a ave voltou e o presidente não teve que pagar nada. A história acabou caindo na graça do torcedor, que o adotou como mascote da equipe da cidade.

Site

http://www.atleticodealagoinhas.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância