quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sport Club Santa Cruz

Foi o primeiro Clube do interior a ser Pentacampeão Sergipano.
Em Estância, a companhia industrial de Estância (Fábrica Santa Cruz) já possuía um pequeno campo de futebol desde 1930, construído nos terrenos de sua “Vila Operária”. Durante muitos anos serviu apenas para os amistosos do Santa Cruz, clube a ela pertencente desce 1931.

Reativado o Santa Cruz em 1937 pelos novos diretores da Fábrica, tendo à frente Julio César leite, além de Coriolano Alves de Oliveira, o campo da Vila Operária mereceu maiores cuidados. Quando em 1947, o Santa Cruz filiou-se à Federação sergipana de Desporto, Julio Leite tinha o firme propósito de preparar um grande time de futebol para disputar o certame oficial. E assim ocorreu em 1955. Mas o campo da Vila Operária ainda estava em reformas, daí o Santa Cruz disputar inicialmente seus jogos em Maruim.

Somente a partir de 1958 é que o campo da Vila Operária teve condições de abrigar jogos oficiais do campeonato. Interessante é que três clubes de Estância se filiaram à FSD em 1947: Santa Cruz, A. C. Bonfim e Guarany. Apenas o Santa Cruz é que participou dos certames oficiais, mesmo assim oito anos depois.

Foi neste período que o Santa Cruz possui a melhor equipe e era temido pelos adversários. Jogadores como, Augusto Goleiro - Taratí - João Cego - Serraria - ABC - Teminho - João Rocha (Hoje Bel.João Rocha) Senhor, Zito Aguiar, Everaldo, e vários outros valorosos atletas. Era conhecido como o azulão do Piautinga (rio que banha a cidade de Estância) e já teve não um dia, mas seus dias de Glórias.

Somente anos depois é que Itabaiana e Sergipe se igualaram ao Santa Cruz de Estância.

Estádio

Santa Cruz (Bairro Santa Cruz) Comporta cerca de dois a tres mil torcedores

Títulos:
Campeonato Sergipano (1956, 1957, 1958, 1959, 1960)

Fonte:
http://blog.cacellain.com.br/2009/06/12/memoria-do-futebol-sergipano-santa-cruz/