sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nova Iguaçu Futebol Clube

O Nova Iguaçu Futebol Clube foi fundado em 1º de Abril de 1990, pela iniciativa de 25 profissionais liberais, amantes do futebol, que sempre tiveram por objetivo fazer do futebol, uma opção de vida para muitas pessoas, principalmente as crianças. O projeto foi idealizado em meados dos anos de 1988/1989, pelo então Diretor-Presidente Jânio Moraes e apoiado por estes profissionais liberais, que sempre apostaram no futebol como forma social e educativa para crianças, principalmente de caráter carente e discriminadas pela situação sócio-econômica que a vida lhes proporcionou. Desta forma, no ano de 1990, o NIFC teve seu início em ma sala de 40 metros quadrados, localizada na Rua Topázio, nº 10, no centro de Nova Iguaçu, começando assim, a desenvolver um projeto social desportivo com crianças, com o objetivo de educar, formar e encaminhar estes menores para uma carreira profissional no mundo do futebol ou em outra carreira que fosse escolhida ao longo do tempo de todo aprendizado. A cor adotada foi o laranja, como não poderia deixar de ser, foram as mesmas que deram o título ao município “terra da laranja”, um dos maiores exportadores de laranja da década de 30.

Em 1991, os dirigentes do Nova Iguaçu obtiveram a posse de um terreno de 135.000 m² para a construção de seu Centro de Treinamento através do então secretário de Esportes do Governo Collor, o ex-jogador Zico.

A equipe disputou o Campeonato Carioca da 1º Divisão em 2006 e 2007, sendo neste ano rebaixado para a 2º Divisão.

No ano de 2008, o Nova Iguaçu conquistou a Copa Rio ao derrotar nos jogos finais o Americano, por 1 a 0 no Estádio Giulite Coutinho e por 3 a 2 no Estádio Godofredo Cruz.

Títulos

Copa Rio:2008
Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 2005
Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 1994

Estádio

Mais um sonho se concretizando no Nova Iguaçu. A construção do ‘’Laranjão”, forma carinhosa como já é conhecido, iniciou-se no ano de 2005. Hoje, o gramado já serve para os treinamentos coletivos da equipe profissional.

Situado ao lado do centro de treinamento, o projeto foi muito bem desenvolvido e elaborado, visando instalações modernas, como praça de alimentação, lojas e entretenimento para torcedores, atletas e imprensa.

A capacidade de público ficará entre 20 a 30.000 expectadores, porém, na primeira fase da construção, a capacidade será de 5.000 pessoas, com o objetivo de utilização do mesmo, dentro do prazo mais rápido possível, para assim, não ter que jogar em estádios alugados e a torcida se sentir verdadeiramente em casa.

Hino

Salve o “Fruto da Terra” Nova Iguaçu traz com orgulho seu brasão Onde brilham duas cores Laranja e branco no seu pavilhão 1° de abril é sua glória É um marco na história desse clube vencedor Com amor e alegria dia e noite, noite e dia vou aonde ele for Suas vitórias têm um gosto especial E a derrota é um fato acidental Nova Iguaçu Futebol, paixão e arte És um grande baluarte No esporte nacional Nova IguaçuFutebol, paixão e arte És um grande baluarte No esporte nacional

Mascote
O mascote Laranjinha representa e personifica o espírito do trabalho do Nova Iguaçu F.C.. Ele é inspirado num dos símbolos do clube, a "laranja", uma das principais fontes econômicas da região, nos anos 30. O Laranjinha já caiu nas graças da torcida. Além das crianças, é grande o público jovem que se identifica com o mascote.


Site

http://www.nifc.com.br/