Pular para o conteúdo principal

Ghana Football Association

Força incontestável na África, Gana nunca tinha ido a uma Copa do Mundo. A situação mudou em 2006, quando não só viajou para a Alemanha, como surpreendeu e se classificou para as oitavas, logo em sua estreia. A fome de conquistas das Estrelas Negras não parou por aí e, durante as Eliminatórias para o Mundial de 2010, a equipe foi logo a primeira a assegurar a vaga dentro do continente (com exceção da África do Sul, que, como sede, já tinha participação garantida).
Apesar da atenção recebida apenas recentemente, Gana ocupa a posição de nação africana mais bem sucedida depois da egípcia – que neste ano nem conseguiu a vaga para a Copa. O país já é reconhecido pelos rivais como uma equipe promissora, que tem evoluído muito rapidamente no futebol. Os ganenses são tetracampeões continentais, tendo levado a Copa das Nações Africanas em 1963, 65, 78 e 82, além de terem sido vice-campeões três vezes.
Títulos mundiais? Só na base
Apesar dos pesos dos títulos em seu solo, ainda falta muito jogo para que as Estrelas Negras consigam grande expressividade mundial no time principal. Um dos fortes do país são as categorias de base. A seleção sub-17, as “Pequenas Estrelas Negras”, levaram o Mundial da Fifa da categoria já duas vezes, em 1991 e 95, e foram vice outras duas vezes.
Ainda mais importante: conquistaram pela primeira vez em 2009 o Mundial Sub-20, derrotando o Brasil nos pênaltis na final. Assim, os “Satélites Negros” foram os primeiros africanos a conquistarem o troféu. Mais um para somar-se aos apelidos curiosos dos times do país, os integrantes do grupo olímpico são chamados de “Meteoros Negros”, e foram os primeiros africanos a levarem os Jogos, em 1992.
Vale ressaltar, no entanto, que os times africanos de base num geral sofrem grande desconfiança, pelos diversos casos de “gato” entre os integrantes das seleções: atletas mais velhos, com cadastros falsificados, para que possam disputar torneios com os mais novos.
Da independência às Copas
Como diversas nações africanas, Gana teve uma independência bastante tardia. Em 1957, o país proclamou-se livre da influência britânica direta, e logo o futebol local passou a ser valorizado.
A primeira disputa oficial das Estrelas Negras foi ainda antes disso, em 1950, contra a Nigéria, em que venceram por 1 a 0. No ano seguinte da independência, era fundada a Federação Ganesa de Futebol, que se filiou à Confederação Africana de Futebol (CAF), então autorizada a participar de partidas e competições internacionais.
Rapidamente, sagrou-se campeã continental, mostrando força: em 1963, levou o título da Copa das Nações Africanas pela primeira vez. Dois anos depois veio o segundo título e, em 1970, o time quase conseguiu a classificação para o Mundial, tendo sido eliminado pela Nigéria.
Oito anos depois, levava pela terceira vez o troféu continental pra casa, derrotando a seleção de Uganda por 2 a 0 na final, com dois gols de Opoku Afriyie, herói do time. Quatro anos depois, o quarto e último título veio, desta vez sobre a Nigéria.
A partir do tetra, porém, as Estrelas Negras não experimentaram mais nenhuma conquista continental, ficando ainda de fora do torneio africano em 86, 88 e 90. A redenção veio em 1992, quando foram campeões olímpicos, com uma famosa e talentosa geração: Anthony Yeboah, Anthony Baffoe, Nii Lamptey e, principalmente, Abedi Pelé, Bola de Ouro na África por três anos seguidos, em 91, 92 e 93.
Depois disso, a seleção amargou mais uma fase magra, ilustrada por uma derrota em 1996 para o Brasil por 8 a 2 – a pior da história do time. Após alguns anos se arrastando, Gana finalmente voltou a comemorar.
A geração que conseguiu a classificação em 2006 mostrou que veio para ficar e criar uma tradição ganesa no futebol. Michael Essien e Stephen Appiah foram os condutores mais destacado do time que viajou à Alemanha na Copa. Em sua estreia, perdeu por 2 a 0 para a Itália, que levaria o título do torneio, mas venceu a República Tcheca e os Estados Unidos, classificando para as oitavas, quando foi eliminada pelo Brasil, por 3 a 0.
Futuro das Estrelas
O que esperar da seleção de Gana? Muitas coisas positivas. O grupo que saltou para o mundo em 2005, tendo sido a nação que mais se desenvolveu no ranking da Fifa no ano, ainda sabe onde trabalhar para melhorar. E isso é essencial. Além de já contar com a força física natural do povo africano, aos poucos o esporte vai aprendendo a dominar as outras áreas necessárias para evoluir, como experiência tática e técnica.
O treinador atual é o sérvio Milovan Rajevac, já no comando das Estrelas Negras há mais de um ano e com contrato até o final da Copa. À sua disposição, o técnico tem bons nomes que se destacaram do título mundial sub-20, como Dominic Adiyiah, de 19 anos, que já foi convocado para o time nacional. O jogador, vencedor da Chuteira e da Bola de Ouro do torneio da categoria de base, assinou neste mês contrato com o Milan, e já foi testado por Rajevac para a partida de encerramento das Eliminatórias Africanas, ao lado de outros seis colegas.
Sonha com o título? Talvez fosse realmente exagero e precipitação para um time que ainda tem tanto a desenvolver. O que mais preocupa o elenco comandado pelo sérvio é o grupo sorteado para a fase inicial da Copa: Alemanha, Austrália e Sérvia. Talvez com exceção da seleção cabeça de chave, bem superior, a briga entre as outras três tem tudo para ser bastante disputada e imprevisível. Uma potência da confederação asiática, uma nascente potência africana, e uma considerável seleção europeia. Não há na chave adversário descartável logo de cara. O desafio foi lançado para as Estrelas Negras.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21449
Site
http://www.ghanafa.org/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância