Pular para o conteúdo principal

Fudbalski savez Srbije

O exemplo mais famoso de nação formada por várias repúblicas é o da União Soviética, óbvio. Mas não se pode dizer que a antiga Iugoslávia não seja bastante conhecida, também. A união de vários povos dos Bálcãs passou por várias turbulências em sua história, desde 1918, data da fundação do antigo Reino da Iugoslávia, até 1992, quando dissolveu-se.
E, de certo modo, passa por turbulências até agora, com as várias repúblicas que dela saíram. Como a Sérvia. Ela foi a herdeira da história respeitável do futebol iugoslavo, que inclui boas participações na Copa do Mundo e na Eurocopa - além de uma medalha de ouro, no futebol masculino. Porém, só agora, como república totalmente isolada, sem estar aliada a outros territórios, ela chega à Copa de 2010. Mas como foi o caminho?
Já começou com problemas
Como não dá para falar da história do futebol sérvio sem falar da história do futebol iugoslavo, é melhor começar em priscas eras. Particularmente, em 1919, quando foi fundada, em Zagreb (na hoje Croácia), a federação de futebol do então Reino da Iugoslávia - que, por sua vez, havia surgido no ano anterior, da união do Reino da Sérvia com o Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios.
A seleção nacional ainda demorou mais um tempo para estrear, atuando pela primeira vez em 28 de agosto de 1920. E não seria um começo bom: a equipe foi goleada por 7 a 0 pela Tchecoslováquia, no torneio olímpico de futebol, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica. Mais um caso em que o primeiro jogo da história de uma seleção resulta na maior derrota dela. E, no caso iugoslavo, o 7 a 0 seria repetido mais duas vezes na mesma época: em 1924, com a derrota para o Uruguai, na estreia no torneio olímpico, nos Jogos de Paris, e em 1925, em nova goleada tchecoslovaca.
Pior: os problemas também começaram a aparecer fora de campo. Em 1929, o Reino da Iugoslávia passou a chamar-se somente Iugoslávia, e a federação saiu de Zagreb para ter sua sede em Belgrado, na Sérvia. Descontentes com a mudança, os jogadores croatas boicotaram a ida para a Copa de 1930. Mas, sendo uma das quatro nações europeias a ter encarado a difícil viagem para o Uruguai, o time treinado por Bosko Simonovic fez ótimo papel. Venceu Brasil e Bolívia no seu grupo, e, mesmo eliminado pelo futuro campeão nas semifinais, ficou na terceira posição no Mundial.
Estava iniciada uma pequena evolução. Rapidamente soterrada pelos acontecimentos sociais - leia-se conflitos que levariam à Segunda Guerra Mundial. A equipe sequer participou dos Mundiais de 1934 e 1938, e, assim que o conflito começou, o país teve sua federação de futebol dissolvida. Para complicar, em 1941, o exército nazista invadiu o país, dividindo seu território em quatro províncias, comandadas por um governo externo.
O desenvolvimento
Mas, em 1944, um movimento de liberação do país, comandado pelos chamados "partisans", tendo à frente o marechal Josip Broz Tito, consumou o trabalho lento de retomada do território. Com a coalizão feita junto ao primeiro-ministro do governo apoiado pelos invasores, Ivan Subasic, mais a ajuda do Exército Vermelho soviético, os iugoslavos livraram-se do domínio nazista, em 20 de março de 1945. E, no fim de abril, estava formada a República Federal da Iugoslávia, com seis repúblicas compondo-a: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Eslovênia.
Com a situação relativamente pacificada, a federação de futebol foi reconstituída. E a Iugoslávia pôde, enfim, dar vazão ao desenvolvimento de seu futebol. A primeira mostra de força foi dada nas Olimpíadas: em 1948, nos Jogos de Londres, e quatro anos depois, em Helsinque, duas medalhas seguidas de prata. (aliás, no torneio olímpico de 1952, veio a maior goleada da história; 10 a 1 na Índia)
A ascensão continuou nas Copas, com duas chegadas às quartas de final, em 1954 e 1958. E resultou num título, finalmente: a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960. A boa fase foi corroborada com o vice-campeonato na primeira Eurocopa, no mesmo ano. E, finalmente, confirmada em 1962. Contando com uma equipe que mesclava titulares do time campeão olímpico, como o goleiro Soskic, a jogadores da qualidade de Josip Skoblar, Dragoslav Sekularac e Drazen Jerkovic, a equipe chegou ao quarto lugar na Copa do Mundo. E tendo um dos artilheiros do Mundial: Jerkovic foi um dos vários a ter marcado quatro gols no Chile.
Houve ainda certo hiato, e a equipe ficou fora da Copa de 1966. Mas foi apenas até a explosão da geração capitaneada por Dragan Dzajic e Ilija Petkovic. E a aparição definitiva mal demorou: já em 1968, a equipe vendeu caríssimo a derrota na final da Eurocopa, só sendo superada pela Itália num jogo extra. De quebra, Dzajic foi o artilheiro da Euro, com dois gols.
Seis anos depois, viria nova participação honrosa, na Copa de 1974. A equipe chegou à segunda fase, dominando um grupo que continha o campeão Brasil, e conseguiu repetir a maior diferença de gols em sua história, ao golear o Zaire por 9 a 0 - goleada que, lembre-se sempre, foi a maior da história das Copas, até o 10 a 1 da Hungria em El Salvador, em 1982.
Em 1976, sediando a Eurocopa, a equipe permaneceu justificando status de bom time, chegando à quarta posição. Todavia, seria o último momento de grande brilhantismo. Na Copa de 1982, uma campanha fraca, com a eliminação na primeira fase - frustração que se repetiu na Euro 1984. A geração de Dragan Stojkovic, Tomislav Ivkovic e Srecko Katanec ainda era nova demais para poder render algo.
Três anos depois, no Mundial de Juniores, a equipe de Mirko Jozic revelou vários atletas que faltavam para poder se unir aos que já estavam entre os profissionais. Chegava ali a geração de Robert Jarni, Zvonimir Boban, Robert Prosinecki, Predrag "Pedja" Mijatovic e Davor Suker. Que venceu brilhantemente a competição no Chile, superando o Brasil, campeão de 1985, nas quartas de final, e a Alemanha Ocidental, na decisão, para ser campeã.
Chegando à Copa de 1990, aquela geração já se mesclara bem aos remanescentes da Euro de seis anos antes. E o time de Ivica Osim fez uma campanha mais do que digna: secundou a Alemanha, na primeira fase, e novamente exigiu esforço extra para ser eliminada, só caindo nos pênaltis, contra a Argentina, nas quartas de final.
Um ano depois, o Estrela Vermelha era campeão da última edição da Copa dos Campeões com este nome. Os jogadores iugoslavos eram tidos e havidos como dos mais habilidosos da Europa. E comprovaram isso na campanha das Eliminatórias para a Eurocopa de 1992, quando pontearam o grupo 4 e tiveram o artilheiro da qualificação, Darko Pancev.
Porém, a situação interna iugoslava voltara a ser de tormenta. O marechal Tito já havia falecido, em 1980. Slobodan Milosevic, que assumira o comando do país em 1989, não conseguia controlar os conflitos étnicos cada vez mais crescentes. E eles eclodiram, em 1992, levando a nova reconfiguração do país. Sem saber, um amistoso contra a Holanda, com derrota para a Oranje, por 2 a 0, em Amsterdã, a 25 de março de 1992, foi a última partida da história da seleção da antiga Iugoslávia.
Sérvia e Montenegro: os remanescentes
Independência das repúblicas conquistada à força, somente Sérvia e Montenegro concordaram em manter-se unidos, a partir de 1992, no que agora chamava-se República Federal da Iugoslávia. Todavia, a violência das guerras étnicas havia feito com que a equipe fosse suspensa pela Fifa, não participando nem da Eurocopa, para a qual já estava classificada - e cedendo a vaga à Dinamarca, futura campeã. Na Copa de 1994 e na Euro 1996, permaneceu suspensa e não participou das eliminatórias.
Com um novo país, surgiu uma nova seleção. Somente contando com sérvios e montenegrinos, a equipe jogou sua primeira partida contra o Brasil, num amistoso em dezembro de 1994, no Olímpico, em Porto Alegre, com derrota por 2 a 0. E, comandada por Slobodan Santrac, a equipe voltou a participar de eliminatórias para uma Copa. No grupo 6 da qualificação europeia para o Mundial de 1998, a equipe terminou em segundo lugar. Foi para a repescagem, humilhou a Hungria com duas goleadas (7 a 1 em Budapeste, na ida; 5 a 0 em Belgrado, na volta) e retornou a um Mundial.
Na França, novamente, a equipe conseguiu uma campanha respeitável. Contando com veteranos da antiga Iugoslávia, como Stojkovic e Savicevic, a equipe ainda recebia gente que não tivera tempo de ser testada antes, como Vladimir Jugovic, Sinisa Mihajlovic e Ljubinko Drulovic, e via os novos Dejan Stankovic e Savo Milosevic. Bastou para fazer boas performances, terminando como vice-líder do grupo F, empatada em pontos com a Alemanha, e sendo eliminada a muito custo, nas oitavas de final: conseguiu empatar a partida contra a Holanda (e perdeu a chance de ficar em vantagem, em pênalti perdido por Mijatovic), mas sofreu o gol da vitória do time de Guus Hiddink, nos acréscimos do segundo tempo.
Todavia, o processo de "limpeza étnica" que Slobodan Milosevic controlava no país, levando à novos conflitos - principalmente com Kosovo - e ao bombardeio da OTAN, em 1999, fez com que a equipe novamente sofresse turbulências depois. Na Euro 2000, a equipe até conseguiu a classificação para as quartas de final, mas foi goleada por 6 a 1 pela Holanda, um dos países-sede e mesmo algoz da Copa de 1998.
A crise fez com que a equipe, agora já com o nome Sérvia e Montenegro, sofresse nas Eliminatórias para a Copa de 2002. Nem mesmo um comitê de três técnicos, formado por Ivan Curkovic, Vujadin Boskov e o velho ídolo Dejan Savicevic, conseguiu recuperar a equipe a tempo de conseguir a vaga no Mundial de Japão e Coreia do Sul. Para a Euro 2004, novo revés já na qualificação.
Mas tudo se resolveria para a Copa de 2006. Treinada por Ilija Petkovic, a equipe fez ótima campanha nas Eliminatórias, notabilizou-se pela defesa quase impenetrável (levou somente um gol em dez jogos, a melhor defesa da qualificação da Europa) e chegou na Alemanha prometendo grandes dificuldades no Grupo da Morte, com Holanda, Argentina e Costa do Marfim.
Novamente, a geografia...
Todavia, pouco antes da Copa, em 21 de maio de 2006, um referendo feito em Montenegro decidiu pela separação das duas repúblicas. Somado a decisões controversas de Ilija Petkovic (como a convocação do próprio filho, o zagueiro Dusan Petkovic, para substituir o cortado Vucinic), o fato dilapidou o ambiente da equipe na Alemanha. Não ofereceu resistência à Holanda, que derrotou os sérvios-montenegrinos na estreia. Muito menos à Argentina, que trucidou a equipe com um 6 a 0. Já eliminada, acabou perdendo para a Costa do Marfim: mesmo começando com um 2 a 0, levou a virada.
E estava acabado. Agora, Sérvia para um lado, Montenegro para outro. E os sérvios começaram sua história de um modo promissor, vencendo a República Tcheca por 3 a 1, fora de casa, em um amistoso feito no dia 16 de agosto de 2006. Todavia, os primeiros técnicos, o espanhol Javier Clemente e o conhecido Miroslav Djukic, não conseguiram colocar a equipe nos eixos, deixando-a de fora da Euro 2008.
Até que chegou Radomir Antic. E o time foi organizado, fez ótima campanha nas Eliminatórias e está na Copa de 2010. Agora, é torcer para que a geografia não atrapalhe de novo.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21323

Site
http://www.fss.rs/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância