Pular para o conteúdo principal

Fédération Ivoirienne de Football


De um time de “nada” até a Copa da Alemanha, foram poucas as reais conquistas dos marfinenses no futebol. Desde a independência do país, em 1960, o primeiro título veio apenas em 1992, quando venceram a Copa das Nações Africanas pela primeira vez, derrotando nos pênaltis a seleção de Gana.
Mais uma vítima da revolução industrial europeia, a Costa do Marfim foi colônia francesa até a década de 60. Em agosto deste ano, conquistou efetivamente a liberdade e, uma década depois, se envolvia na política do continente, tentando negociar o fim do apartheid na África do Sul. O presidente Félix Houphouët-Boigny, eleito no momento da independência, ficou no poder até sua morte, em 1993, mesmo resistindo às crises, instabilidades políticas e tentativas de golpe de estado.
E não conseguiram derrubar o primeiro presidente, o segundo não resistiu. Henri Konan Bedié assumiu após a morte do seu antecessor, e foi confirmado no cargo dois anos depois. Porém, em 99 o general Robert Guel comandou o primeiro golpe de estado já visto na nação. A sorte deste último não duraria muito também: em 2002, foi assassinado durante um levantamento liderado pelo Movimento Patriótico da Costa do Marfim em 2002.
Vale destacar que chegou até a existir ameaça das autoridades locais de não levar o país para a Copa de 2006, caso não fosse estabelecida de vez a paz no país. O país se dividiu em dois por uma rebelião armada que ocupou todo o norte do país, e, no ano de 2002, ex-soldados se mobilizaram para lutar contra a exclusão das pessoas presas na região. Em menos de três meses, a situação se estabilizou e houve finalmente eleições presidenciais, quando Laurent Gbagbo assumiu o poder onde está até hoje.
Antes da independência, no dia 6 de agosto de 60, a Costa do Marfim realizou sua primeira partida de futebol. Em abril daquele ano, os Elefantes derrotaram o time do Benin por 3 a 2. No mesmo ano, foi fundada a federação marfinenses de futebol, filiando-se à Fifa no ano seguinte, assim como ao CAF. Desde então, passou a disputar especialmente os campeonatos internacionais oferecidos pela CAF, tendo tido sua pior derrota em maio de 1971, para Gana, por 6 a 2.

Foi apenas em 1992 que os marfinenses chamaram a atenção mundial, ao conquistar o inédito título continental. No torneio sediado no Senegal, os Elefantes venceram os ganenses, que tinham Abedi Pelé, após 21 cobranças de pênalti – os campeões comemoraram após o gol de Abedi Pelé, que completou a marca de 11 a 10 para seu time. O goleiro Alain Gouaméné também foi destaque, e vale menção.
Mas, como nem sempre a fase é boa, a Costa do Marfim deixou de ter bom desempenho por muitos anos e, de 1992 a 2004, ficou qualquer campanha de expressão, não tendo passado da primeira fase da Copa das Nações Africanas nas três edições seguintes, e sem nem ter conseguido se classificar em 2004, quando o torneio foi na Tunísia.

É a partir de 2005 que os Elefantes passam a ser realmente respeitados e temidos. Treinador pelo francês Henri Michel, os marfinenses despontaram como uma das equipes mais fortes do continente africano com a classificação para Mundial da Alemanha de 2006.
Eliminados ainda na primeira fase, com uma derrota logo de cara para a Argentina por 2 a 1 (gols de Hernán Crespo e Javier Saviola para os albicelestes, e Didier Drogba para os marfinenses), outra para a Holanda pelo mesmo placar (Robin van Persie e Ruud van Nistelrooy marcaram para os holandeses, e Bakari Koné descontou), tendo, porém, vencido o último confronto e surpreendendo. Contra a Sérvia e Montenegro os Elefantes tiveram incrível reação depois de estarem perdendo por 2 a 0, e foram conduzidos por dois gols de Aruna Dindane e um de Bonaventure Kalou no final, de pênalti, e fizeram 3 a 2 sobre os adversários.
Depois do Mundial, a equipe passou a ser comandada pelo alemão Ulrich Stielike, num time que tinha diversos jogadores que faziam sucesso no exterior: Didier Drogba (Chelsea), Abib Kolo Touré e Emmanuel Eboué (Arsenal), Didier Zokora (Tottenham), Salomon Kalou (Chelsea), Bonaventure Kalou (Heerenveen), Aruna Dindane (Lens), Kanga Akalé (Olympique de Marseilha) e ainda Yaya Touré (Barcelona).
O alemão, porém, saiu do cargo em 2008, e atualmente os Elefantes são comandados pelo bósnio Vahid Halilhodzic, que os levou à classificação antecipada para o Mundial da África do Sul, com um empate em 1 a 1 contra o Malaui. Entrando no segundo tempo, Drogba balançou as redes com apenas dois minutos em campo, assegurando o empate que deu ao seu time a classificação no grupo E.

Depois da eliminação no Mundial de 2006, o técnico da época Henri Michel lamentou: “a única coisa que nos falta é experiência”. As derrotas iniciais foram aceitáveis e, na verdade, a vitória de virada sobre a Sérvia e Montenegro é que foi quase inacreditável, além de memorável, corajosa e surpreendente (foi a primeira vez desde 1982 que um time que perdi por dois gols de diferença conseguia uma virada e vitória em Copa).
No elenco atual, porém, as esperanças são outras: depois de já carregar um Mundial nas costas, Drogba, Kolo Touré e Eboué são as peças-chave do grupo, considerando ainda que o elenco a viajar para a África do Sul deve ter 2/3 de jogadores que estiveram na Alemanha em 2006.
A esperança dos jogadores é ao menos passar da primeira fase, com sonho de alcançar até mesmo uma semifinal. A aposta é a força física característica dos africanos, em qualquer posição.

Apesar do empate que deu a classificação, os marfinenses chegaram ao Mundial de 2010 marcados por uma tragédia em sua campanha: a morte de 22 pessoas no incidente em jogo contra o Malauí, pelas Eliminatórias da Copa, no estádio Houphouet-Boigny em Abidjan.
Na ocasião de março deste ano, centenas de torcedores que ficaram de fora do jogo classificatório tentaram forçar a entrada no portão do estádio, gerando um empurra-empurra que culminou não só nas mortes, mas também deixou cerca de 155 feridos. Segundo as reportagens, pessoas com ingressos teriam se apressado para entrar e não perder o início do jogo, enquanto outros ainda tentavam forçar a entrada, o que fez com que a polícia reagisse com gás lacrimogêneo contra o tumulto, gerando pânico.
Apesar da tragédia, os jogadores em campo não tomaram conhecimento da situação, e a partida continuou normalmente, com a vitória de goleada dos marfinenses por 5 a 0.

Site
http://www.fif-ci.com/
 
Fonte
http://trivela.uol.com.br/Conteudo.aspx?secao=54&id=21274

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância