Pular para o conteúdo principal

Football Federation Australia

Nas Eliminatórias para a Copa de 2006, ela foi a última seleção a conquistar lugar no Mundial disputado na Alemanha, ao ganhar a repescagem, contra o Uruguai, quinto colocado da qualificação sul-americana. Agora, a situação se inverteu. Um ponto, conquistado contra o Catar, fora de casa, no dia 6 de junho, pelo grupo 1 da fase final das Eliminatórias asiáticas, bastou para que a seleção da Austrália se tornasse o primeiro país garantido na Copa do Mundo de 2010. Foi mais uma prova da evolução que a seleção do país vem mostrando nesta década.
Um longo caminho
E o crescimento visto atualmente tem algo de inimaginável, para uma seleção que tinha seu campo de atuação praticamente restrito a Oceania e Ásia, quando começou a jogar, em 1922. Mais do que dois continentes, as primeiras partidas dos Socceroos resumiram-se a duelos contra a eterna rival da Oceania, Nova Zelândia. Na primeira partida, em 17 de junho, derrota por 3 a 1. Depois, um empate em um gol e nova derrota por 3 a 1 para os Kiwis. 1922 ainda registrou vários amistosos contra clubes neozelandeses. Num deles, veio a primeira vitória: 3 a 1 sobre o Wanganui, em 27 de maio, na estreia propriamente dita do time nacional.
Ao longo da década, a seleção foi mais visitada por combinados do que por seleções propriamente ditas. Se é verdade que a abertura a seleções de outros continentes foi crescendo – como em 1925, quando dois amistosos contra o Canadá foram disputados -, também é verdade que a maioria dos oponentes ainda era de combinados, como um time de jogadores ingleses, outro de chineses e até uma equipe europeia, contra quem houve jogos em 1928.
E, a bem da verdade, o cenário seria similar nas décadas de 1930 e 1940. Às vezes, com hiatos longos. Entre 1933 e 1936, não houve partidas da Austrália, algo também visto entre 1941 e 1947. Se havia um lado bom, era o do prosseguimento da abertura do leque de adversários: em 47, as atividades foram reiniciadas com cinco jogos (uma vitória, um empate e três derrotas) contra a África do Sul.
Começa a abertura
A década de 1950 marcou o início da pavimentação do longo caminho em direção à profissionalização. Se amistosos contra seleções fora do eixo Nova Zelândia-asiáticas ainda eram raridade, alguns clubes de respeito começaram a prestar atenção nos Socceroos. O pontapé inicial foi dado em 1957, com amistosos contra o FK Austria Vienna e o Ferencvaros, da Hungria. 1960 chegou e mais encontros com clubes maiores foram ocorrendo (1964, contra o Everton, da Inglaterra; 1965, contra o Chelsea).
Mas nada foi tão importante para o desenvolvimento da seleção quanto a primeira participação em Eliminatórias para a Copa do Mundo. A chance de ir ao Mundial de 1966 parou em duas derrotas para a Coreia do Norte (6 a 1 e 3 a 1, ambos os jogos disputados em Phnom Penh, Cambodja), mas a Austrália começava a sentir-se mais integrada ao futebol mundial.
Mais quatro anos e, em 1969, novas Eliminatórias. Por pouco, muito pouco, a classificação para a Copa de 1970 não veio aos australianos. Em eliminatórias que uniram Ásia e Oceania, o time que tinha nos atacantes Ray Baartz e Attila Abonyi suas principais estrelas superou Japão e Coreia do Sul, na primeira fase, e a antiga Rodésia, em decisão que precisou de um terceiro jogo.
Porém, no play-off decisivo, o time acabou sendo derrotado por Israel em Tel-Aviv, no jogo de ida, por 1 a 0. Na volta, em Sydney, nem toda a pressão evitou que os israelenses arrancassem um empate em 1 a 1 e a vaga no Mundial do México. Mas a certeza de que um lugar numa Copa era possível fora estabelecida.
A Copa
A década de 1970 abriu em definitivo o mundo do futebol para a Austrália. Mesmo no ano final do decênio anterior, 1970, houve um amistoso contra o México, país-sede do Mundial daquele ano (derrota por 3 a 0, na Cidade do México). Em 1972, houve amistoso contra o Santos, com Pelé e tudo, e um empate honroso em 2 a 2. Mas o ano esperado era 1973, quando novas Eliminatórias da Copa do Mundo surgiriam.
Em sistema bastante semelhante a 1970, Ásia e Oceania disputaram uma só competição. Na fase de grupos, três empates e três vitórias levaram a equipe a pontear o grupo, superando Nova Zelândia, Iraque e Indonésia. Na segunda fase, o grande susto: enfrentando um dos principais rivais, o Irã, o time comandado pelo técnico iugoslavo Rale Rasic fez 3 a 0 em Sydney, mas, na volta, sob o ambiente hostil do estádio Aryamehr de Teerã, sofreu 2 a 0 em apenas 31 minutos.
Susto superado, mais outra batalha, a que daria a vaga, no play-off contra a Coreia do Sul. Dois empates (0 a 0 em Sydney, 2 a 2 em Seul) e a necessidade do terceiro jogo, em Hong Kong. Seria o cenário do gol inesquecível de Jimmy Mackay, aos 25 minutos do 2º tempo. O gol da vitória por 1 a 0. O gol da classificação para a Copa de 1974.
Em terras alemãs, a campanha foi vexatória (um ponto em três jogos, nenhum gol marcado e cinco sofridos), mas pouco surpreendente para uma seleção que raramente saíra de seu continente. Daquele momento em diante, a abertura era inexorável. Assim como a busca por nova aparição em Copas do Mundo.
Três tragédias
A chance de ouro veio em 1993. A geração da década de 1980, que contava com veteranos como Graham Arnold, Alex Tobin, o capitão Paul Wade e Frank Farina, já era somada com novatos como os irmãos Tony e Aurelio Vidmar e Mark Bosnich. As eliminatórias para a Copa de 1994 foram complicadas. Primeiro, a Oceania, onde o duelo contra a Nova Zelândia foi vencido, o que levou a um play-off contra o Canadá, vice da Concacaf. Duas vitórias por 2 a 1 para cada lado, e só nos pênaltis brilhou a estrela de outro novo talento, o goleiro Mark Schwarzer, que garantiu o triunfo por 4 a 1 e a ida ao play-off final, contra a Argentina.
Baqueada pela derrota por 5 a 0 para a Colômbia, em pleno Monumental de Núñez, a Albiceleste pediu de volta a presença de Diego Maradona, na equipe de Alfio Basile. Mas o time comandado por Eddie Thomson foi osso duríssimo: um empate em 1 a 1, em Sydney, exigiu a decisão em Buenos Aires, na volta. E só com um gol contra de Tobin a Argentina conseguiu a vaga no Mundial dos Estados Unidos. Mesmo assim, a boa impressão foi tamanha que Paul Wade, enquanto chorava, recebeu o consolo de quem? Dele, Maradona: “Não chore, suas lágrimas de tristeza um dia serão de alegria.”
Enquanto ia se desenvolvendo e conquistando títulos continentais (1996 daria o segundo troféu da Copa das Nações da Oceania), a Austrália recebia mais novatos promissores, como Mark Viduka, Harry Kewell e John Aloisi. Nas Eliminatórias da Copa de 1998, comandada por Terry Venables, no banco, a Austrália superou, novamente, as eliminatórias da Oceania, e foi ao play-off contra o Irã.
Após arrancar um 1 a 1 na ida, em Teerã, o MCG Stadium, em Melbourne, ficou repleto para o jogo de volta. Uma vitória ou empate até 1 a 1 daria a vaga no Mundial da França. Kewell e Aurelio Vidmar abriram 2 a 0. A volta a uma Copa parecia assegurada. Faltou combinar com Ali Daei e Khodadad Azizi, que empataram a partida, calaram o país e levaram o Irã à França, pela regra dos gols fora de casa. Nem o vice da Copa das Confederações de 1997 aplacou a tristeza daquela tragédia para os Socceroos.
Àquela altura, amistosos contra seleções já eram comuns. E nova chance de ir a um Mundial viria, em 2001. Após goleadas homéricas na primeira fase das Eliminatórias da Oceania (quem não se lembra dos 22 a 0 em Tonga? E dos 31 a 0 em Samoa Americana?) e da vitória nas duas partidas da decisão sobre – quem mais? – a Nova Zelândia (2 a 0 e 4 a 1), novo play-off. Desta vez, contra o Uruguai, quinto colocado da América do Sul.
O 1 a 0 no MCG, gol de Muscat, ampliou as esperanças da qualificação à Copa de 2002. Esperanças pulverizadas no jogo de volta, quando Richard Morales fez dois gols, a Celeste Olímpica venceu por 3 a 0 e a Austrália chorou novamente. Novamente, a Copa das Confederações serviu de consolo: um 3º lugar, garantido com vitória sobre o Brasil, por 1 a 0.
Finalmente, os sorrisos
Os sucessivos fins de sonho nas repescagens das Eliminatórias faziam crescer o pedido de transferência para a confederação asiática. Afinal, de que adiantava ser soberano na Oceania se os play-offs só significavam decepção? O cenário começou a se transformar definitivamente em 2005. Com o título da Copa das Nações da Oceania, em 2004, veio o direito a participar da Copa das Confederações, na Alemanha. Novo mau desempenho - a equipe não foi páreo para Argentina e Alemanha - e fim da linha para Frank Farina, agora como técnico. Foi aí que a federação australiana correu atrás de Guus Hiddink para treinar a equipe na final das Eliminatórias da Oceania, contra as Ilhas Salomão.
Superado o desafio (7 a 0 e 2 a 1), restava a tradicional repescagem contra o quinto colocado da América do Sul. Novamente, o Uruguai seria o rival. Na ida, em Montevidéu, 1 a 0 para os charrúas, gol de Dario Rodríguez. Mas na volta... com um Telstra Stadium lotado por 83 mil torcedores (fora os telespectadores), os Socceroos fizeram 1 a 0 ainda no primeiro tempo, com Bresciano. Não conseguiram marcar mais, e teriam de definir a vaga nos pênaltis. Assim como fizera contra o Canadá, em 1993, Mark Schwarzer foi o herói definitivo, ao defender dois penais dos uruguaios. E John Aloisi converteu a cobrança derradeira. A Austrália estava de volta a um Mundial, 32 anos depois. Na mesma Alemanha de 1974.
E 2006 impulsionou de vez a ascensão dos Socceroos. Primeiro, a consolidação da tão pedida mudança para a Confederação Asiática de Futebol. Depois, a campanha honrosa na Copa do Mundo, quando o time conseguiu superar Japão e Croácia para ganhar a segunda vaga para as oitavas-de-final, no grupo do Brasil, e só caiu por um pênalti controverso, aos 50 minutos do 2º tempo da partida contra a Itália.
Seguiu-se a criação da A-League, o campeonato profissional de futebol no país. E se, na primeira aparição na Copa da Ásia, o time de Pim Verbeek parou nas quartas-de-final, o desempenho atual nas Eliminatórias continentais mostram que o crescimento da seleção continua. Até onde, impossível prever. E, de mais a mais, o que vier já é lucro para um país que só ficou mais conhecido no futebol há pouco mais de 30 anos.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21845

Site

http://www.footballaustralia.com.au/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância