Pular para o conteúdo principal

Schweizerischer Fussballverband

A Suíça é a sede do futebol mundial. Ao menos administrativamente. A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, tem sua sede de Zurique. A Uefa, a mais forte dos órgãos continentais de futebol, tem sua sede em Nyon, também no país.
A Federação Suíça foi uma das primeiras Associações de Futebol fora do Reino Unido, fundada em 1895. A Suíça tornou-se membro da Fifa em 1904, ano de fundação da entidade. O primeiro jogo oficial da Suíça foi em 12 de fevereiro de 1905, contra a França, em Paris – jogo que perdeu por 1 a 0.
A Suíça participou da sua primeira competição importante no futebol nas Olimpíadas de 1924, quando fizeram a melhor campanha de sua história em uma competição internacional. A campanha dos suíços foi excelente no torneio. No primeiro jogo, vitória por 9 a 0 sobre a Lituânia. No segundo jogo, um empate com a Tchecoslováquia por 1 a 1, o que levou a uma nova partida, dois dias depois, que acabou com vitória suíça por 1 a 0.
Nas quartas de final, a Suíça venceu a Itália por 2 a 1. Nas semifinais, foi a vez de vencer a Suécia por 2 a 1 e chegar à final da competição, na disputa pela medalha de ouro nos jogos. Como naquela época ainda não havia Copa do Mundo, o torneio de futebol das Olimpíadas era o mais importante torneio entre seleções.
A grande final da competição aconteceu no Stade Olympique, em Colombes, na França. A boa campanha suíça, porém, não resistiu ao Uruguai, que venceu por 3 a 0 e se consagrou campeã da competição. Foi ali que começou o mito da Celeste Olímpica, que viria a ser confirmado quatro anos depois – e na primeira Copa do Mundo, em 1930, sediado no próprio Uruguai.
Depis da Olimpíada de 1924, a seleção suíça não teve momentos de glória. Participou da Copa do Mundo em 1934, sua primeira na história, e conseguiu sua primeira vitória – 3 a 2 sobre a Holanda, na fase preliminar. Na fase seguinte, quartas de final, foi derrotada pela Tchecoslováquia por 3 a 2, sendo eliminada do torneio. Em 1938, a história foi parecida. Depois de passar pela Alemanha na fase inicial, caiu diante da Hungria, que acabaria por ser a vice-campeã.
Em 1950, a seleção suíça foi à Copa do Mundo no Brasil, que pela primeira vez era disputada em grupos. E a Suíça acabou no grupo do anfitrião Brasil, no grupo 1. Começou a competição perdendo por 3 a 0 para a Iugoslávia, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No segundo jogo, conseguiu um surpreendente empate por 2 a 2 diante do Brasil, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. No último jogo da primeira fase, a única vitória no torneio: 2 a 1 sobre o México. Porém, o time ficou em terceiro lugar e não avançou.
Em 1954, o país foi sede da Copa do Mundo. E foi nessa Copa que a seleção teve um dos seus melhores desempenhos. Como cabeça-de-chave, venceu a Itália na estreia por 2 a 1, mas perdeu as duas partidas seguintes, para Iglaterra e Itália, e acabou eliminada.
Depois, de ficar ausente em 1958, em 1962 o time foi novamente , mas novamente não conseguiu passar da primeira dase. Desta vez, com inapeláveis três derrotas (Chile, Alemanha Ocidental e Itália). Em 1966, novamente o time foi eliminado na primeira fase, com derrotas, nos três jogos que disputou: Alemanha Ocidental, Espanha e Argentina.
A Suíça só voltaria a participar de uma Copa do Mundo apenas em 1994, nos EUA. E assim como 1950, ficaram no grupo dos anfitriões. Empataram com os EUA por 1 a 1, golearam a Romênia por 4 a 1 e perderam para a Colômbia por 2 a 0. A campanha foi suficiente para levar a seleção às oitavas de final, onde seriam batidos por 3 a 0 pela Espanha.
Os suíços só viram as Copas de 1998 e 2002 pela televisão, mas consgeuiram a classificação para o Mundial de 2006, na Alemanha. E fizeram uma campanha surpreendente. Classificaram-se em primeiro no grupo G, à frente da cabeça de chave França. Para isso, empatou em 0 a 0 com os franceses, e venceu Togo e Coreia do Sul. A Suíça alcançava novamente as oitavas de final. O adversário foi a Ucrânia, com quem empatou por 0 a 0 no tempo normal e nos pênaltis foi derrotada. A eliminação trouxe um dado curioso: a Suíça foi eliminada sem tomar um gol sequer.
Em 2008, a Suíça foi sede da Eurocopa junto com a Áustria, mas a seleção decepcionou. Apesar de jogar em casa, perdeu para a República Tcheca por 1 a 0 na estreia, por 2 a 1 para a Turquia na rodada seguinte e terminou a participação perdendo por 2 a 0 para o Jaspion.
Para 2010, a expectativa é de que a seleção repita 2006 e chegue às oitavas de final. Quem sabe até ir mias longe, se a defesa se mostrar consistente como na última Copa. Com uma boa geração de jogadores, como Inler, Barnetta, Frei e Nkufo (esses dois últimos já veteranos) e o comando do técnico alemão Ottmar Hitzfeld, com vários títulos no currículo, a Suíça espera fazer um papel no mínimo igual aos seus melhores dias.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21688

Site
http://www.football-pool.ch/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância