Pular para o conteúdo principal

Federazione Italiana Giuoco Calcio

A história de uma equipe nacional de futebol na Itália surgiu com a fundação da Federazione Italiana Football, em 1898. Antes e depois da fundação propriamente dita, vários clubes foram formados no país, que participou da fundação da FIFA, tornando-se afiliado em 1905. Quatro anos depois, uma mudança: por votação, o nome da federação foi alterado para o Federazione Italiana Giuoco Calcio que persiste até hoje.

E, enfim, veio o primeiro jogo da seleção italiana: no dia 15 de maio de 1910, uma goleada por 6 a 2 sobre a França inaugurava a história da Squadra Azzurra - apelido dado por sua notável camisa azul. O curioso da partida é que, ao final, com o resultado positivo, os torcedores atiraram maços de cigarro aos jogadores. Outra particularidade: no time comandado por uma comissão técnica (um fato pitoresco, que foi comum na seleção italiana até a década de 1960), não estavam presentes jogadores do Pro Vercelli, o maior time italiano da década.
Em 1912, surgiu na seleção aquele que, talvez, foi o mais importante personagem da primeira fase de sua história: Vittorio Pozzo. Vindo de uma família abastada, Pozzo chegou a atuar por Grasshopper, na Suíça, e Torino, até que assumiu pela primeira vez a Itália no já citado 1912. Depois, a equipe foi sendo comandada por comissões técnicas, até 1924, quando Pozzo voltou.
Mas o nativo de Turim também não durou, e seria sob o comando de Augusto Rangone que a equipe conseguiu sua primeira aparição de sucesso: a medalha de bronze no torneio olímpico de futebol de 1928, nos Jogos de Amsterdã, conquistada com uma goleada por 11 a 3 sobre o Egito. Carlo Carcano comandaria o time dali até 1929, quando Pozzo foi contratado, em caráter definitivo, para treinar a seleção - sem ganhar remuneração.
Recebendo plena confiança do governo, já sob comando de Benito Mussolini, Pozzo teve carta branca para implementar várias de suas ideias, como o "Metodo" - nada mais do que a utilização da adaptação do 2-3-5 que já vinha fazendo sucesso na Inglaterra, com o Arsenal de Herbert Chapman - e o uso dos "oriundi", jogadores nascidos em outro país e descendentes de italianos, que passaram a defender a Azzurra.
Rapidamente, as ideias de Pozzo deram resultado: já em 1930, veio a conquista da Copa Dr. Gerö, torneio pioneiro reunindo seleções da Europa Central. Todavia, houve quedas: em 1932, derrotas para Áustria e Tchecoslováquia levaram Pozzo a mudar a equipe, afastando jogadores como Adolfo Baloncieri, capitão da equipe.
Mas, afinal de contas, o ideário de Pozzo deu certo onde tinha de dar: nas Copas do Mundo. Favorecido por uma boa geração de jogadores, que contava com valores como Angelo Schiavio, Giuseppe Meazza e Raimundo Orsi - além de "oriundi" como os argentinos Attilio Demaria, Luis Monti e Enrique Guaita -, Pozzo levou a seleção à conquista do Mundial jogado em casa, em 1934.
Em 1935, veio nova conquista na Copa Dr. Gerö. No ano seguinte, quando o time chegou para a disputa do torneio olímpico de futebol, nos Jogos de Berlim, a equipe já contava com uma sequência admirável de resultados: desde outubro de 1932, a equipe só fora derrotada por Áustria (2 a 1, pela Copa Dr. Gerö) e Inglaterra, (3 a 2, em amistoso muito concorrido, conhecido como "A Batalha de Highbury").
Para a Olimpíada, Pozzo montou uma equipe que já contava com gente que ficaria para a Copa de 1938, como Alfredo Foni, Pietro Rava e Ugo Locatelli. Além disso, ainda havia apostas como Annibale Frossi, atacante míope encontrado pelo técnico na Serie B italiana. Resultado: medalha de ouro, com vitória sobre a Áustria na prorrogação (com dois gols de Frossi). E o favoritismo para o bicampeonato mundial, em 1938, só era mais solidificado.
E a Azzurra chegou para o Mundial da França, dali a dois anos, com um time bastante fortalecido. Aos veteranos de 1934, como Eraldo Monzeglio e Giuseppe Meazza, somavam-se talentos como Silvio Piola, outro atacante letal na área. E a Itália conquistou o bicampeonato, com a vitória por 4 a 2 sobre a Hungria, na final. Era fato: o trabalho de Vittorio Pozzo levara a Itália a ser consagrada como a seleção de maior sucesso, na época.
Porém, também era fato de que o trabalho de Pozzo contara com bastante apoio do fascismo - mesmo sem ser relacionado diretamente com Mussolini, Pozzo trabalhava com um fascista de primeira hora, o general Giorgio Vaccaro. E, por sugestão de Pozzo, a equipe passara a fazer a saudação fascista, antes dos jogos. Logo, não impressiona que a derrota na Segunda Guerra Mundial tenha representado duro baque para o futebol italiano.

Trabalho derrubado a jato

A Itália continuou fazendo amistosos até 1942. Depois, o recrudescimento da guerra forçou a interrupção, até 1946. Ainda com Pozzo, a seleção passou por uma reformulação. E a base que surgiria daquela mudança seria formada por jogadores que, em sua maioria, vinham do "Il Grande Torino", tetracampeão italiano entre 1946 e 1949.
Dos Grenás saía grande parte do novo time: gente como o goleiro Valerio Bacigalupo, Romeo Menti e, principalmente, o atacante Valentino Mazzola, apontado como o grande talento do futebol italiano no fim da década de 1940. Nem chega a impressionar que a maior goleada da história da seleção tenha saído nessa época: um 9 a 0 sobre os Estados Unidos, no dia 2 de agosto de 1948.
Porém, aquela manutenção relativamente exitosa do trabalho de Pozzo sofreu dois duros golpes em 1949. Nem tanto com a saída do técnico - que tornou-se jornalista do diário La Stampa. Mas principalmente com a tragédia de Superga, acidente aéreo que vitimou todo o Torino que servia de base para a Azzurra. O trauma foi tamanho que a delegação italiana que viajou ao Brasil, para a Copa de 1950, fez o trajeto de navio, com temor de nova queda de avião.
E mesmo que o novo técnico, Ferruccio Novo, tenha conseguido repor o vazio provocado pela ausência dos jogadores do Torino com novos talentos, como os atacantes Giampiero Boniperti e Ermes Muccinelli, ambos da Juventus - que também provinha o goleiro Lucidio Sentimenti -, o time não passou da primeira fase em 1950.
Estava iniciada uma fase de longo ostracismo para a Azzurra. Em 1954, a equipe não conseguiu superar a Suíça, e ficou novamente na primeira fase de uma Copa - ainda que continuasse contando com Boniperti e Muccinelli. Quatro anos mais tarde, um vexame: a equipe sequer passou das Eliminatórias, perdendo a vaga no Mundial para a Irlanda do Norte.
Sob o comando de Paolo Mazza e Giovanni Ferrari (um dos integrantes dos times campeões mundiais de 1934 e 1938), a equipe conseguiu classificar-se para a Copa de 1962. E até tinha um time bem formado: somavam-se aos talentos nativos, como Giovanni Trappatoni, Cesare Maldini e Giacomo Bulgarelli, uma nova onda de "oriundi", como os brasileiros José "Mazola" Altafini e Angelo Sormani e o argentino Omar Sivori. No entanto, nada deu certo novamente, e a equipe não foi páreo para Alemanha e Chile, no grupo 2. Mais uma eliminação na primeira fase.
Em Eurocopas, a situação não melhorava: a Azzurra não participara do torneio de 1960, e fora eliminada pela União Soviética, em 1964. Mas só se viu que tudo chegara a um ponto de mudança necessária em 1966: a eliminação para a Coreia do Norte, na primeira fase da Copa do Mundo, representou talvez o grande vexame da história da seleção italiana. O técnico Edmondo Fabbri tornou-se um pária, e o retorno para o país foi feito debaixo de críticas pesadas. O drama havia se tornado muito grande.

A primeira grande reação

A mudança começou em 1967, com a chegada de Ferruccio Valcareggi para ser o novo técnico. E Valcareggi pôde contar com uma base de jogadores sedenta por reação: Luigi Riva chegava para se unir a Gianni Rivera, Giorgio Ferrini, Sandro Salvadore, Giacinto Facchetti, Tarcisio Burgnich e Bulgarelli.
Deu resultado logo em 1968: com a fase final realizada na própria Itália, a equipe teve sorte nas semifinais, ao ser sorteada contra a União Soviética, após empate em 120 minutos de jogo. E, nas decisão contra a Iugoslávia, após nova igualdade contra a Iugoslávia, com prorrogação, o time fez 2 a 0, em partida de desempate. Era o primeiro título de vulto, após a Copa de 1938.
Prestigiado, Valcareggi conseguiu levar a equipe para a Copa de 1970. E o time novamente teve desempenho bastante honroso: com a mesma geração, passou por desafios como a semifinal histórica contra a Alemanha, e chegou à final contra o Brasil. Foi impossível conquistar o título, mas a autoestima e a fama já haviam sido recuperada.
Todavia, novamente, a geração que reergueu a Azzurra começou a dar sinais de fastio. E, mesmo que tenha feito uma boa campanha nas Eliminatórias, além de bons resultados nos amistosos, o time não foi páreo para Argentina e Polônia, na Copa de 1974. Assim como oito anos antes, uma eliminação na primeira fase fazia com que novos ares fossem necessários.
Já em 1974, logo após a Copa Fulvio Bernardini foi contratado como o comandante de uma nova fase. Mas ele não durou até o ano seguinte. A tarefa de reconstrução ficaria com Enzo Bearzot.

Crise interna. Salva pelo esplendor externo

Bearzot começou seu trabalho com solavancos: teve de encarar uma derrota por 4 a 1 para o Brasil, em 1976 (como na final da Copa de havia seis anos atrás), na decisão do Torneio do Bicentenário dos Estados Unidos. Mesmo assim, conseguiu fazer a transição de gerações, trazendo à seleção gente como Gaetano Scirea, Antonio Cabrini, Marco Tardelli, Roberto Bettega e Paolo Rossi. Foi com eles que a seleção chegou para a Copa de 1978. Não conseguiu grande coisa: ficou na quarta posição, e veteranos como Dino Zoff foram dados como acabados. Mas já era um começo.
Na Eurocopa de 1980, sediada em casa, novamente o resultado foi opaco: apenas uma quarta posição, após derrota para a Tchecoslováquia, na decisão do terceiro lugar. Entretanto, os desempenhos da seleção ficaram em segundo plano, diante da profunda crise de credibilidade por que o futebol transalpino passou, após o escândalo de manipulação de resultados intitulado "Totonero", pela relação com o Totocalcio, a loteria esportiva italiana.
Paralelamente a isso, a imprensa insistia nas fortes críticas contra a seleção. Enzo Bearzot, por sua vez, fortalecia o espírito de grupo dos jogadores italianos, além de estimular um estilo de jogo mais ofensivo do que o tradicional "catenaccio". E foi nesse clima que a equipe chegou à Copa de 1982. Parecia que não daria certo: três empates na primeira fase do Mundial fizeram com que as críticas se tornassem ainda mais virulentas.
Mas a equipe - que contava com boa parte dos que fizeram a renovação para 1978, mais o veterano Dino Zoff - persistiu. Fechou-se ainda mais para o ambiente externo. O resultado: um time bastante determinado, que passou por Brasil e Argentina, no grupo da segunda fase, venceu a Polônia, nas semifinais, e, já com o clima emocional baseado num otimismo quase indestrutível, venceu a Alemanha, na decisão, para conquistar um consagrador tricampeonato mundial. Que ajudou a recuperar o futebol italiano.

Mais uma troca de guarda

A sensação de que Bearzot não conseguiria manter seu trabalho por muito mais tempo ficou forte com a desclassificação nas Eliminatórias para a Eurocopa de 1984. E, para a Copa de 1986, a geração vitoriosa de quatro anos antes - Cabrini, Tardelli, Bruno Conti, Paolo Rossi, Scirea, Altobelli - chegou com vários problemas físicos. E a nova geração, personificada por Gianluca Vialli, não havia conseguido se estabelecer completamente. Resultado: um time irregular, que viu seu caminho na Copa interrompido pela França, que venceu por 2 a 0, nas oitavas de final.
Era hora de mudar. E Bearzot abriu caminho para Azeglio Vicini, que levou o time à Eurocopa de 1988. Vicini conseguiu fazer com que os novatos tomassem conta de seu time: Vialli já tinha a seu lado Luigi de Agostini, Fernando de Napoli, Giuseppe Giannini, Roberto Donadoni, Ciro Ferrara, Paolo Maldini, Roberto Mancini. E esta geração conseguiu um desempenho relativamente bom na Euro, indo às semifinais. Mesmo assim, não era segredo: o objetivo era o tetracampeonato, na Copa do Mundo de 1990, sediada em casa.
E o time para a Copa prometia: com a base já vista na Euro, teria ainda a novidade de Roberto Baggio - e a ótima surpresa que foi Salvatore "Totò" Schillaci. Os avanços fase a fase foram empolgando a torcida, e alimentando o sonho do título. Entretanto, uma semifinal tensa contra a Argentina foi decidida nos chutes da marca do pênalti. Donadoni e Aldo Serena perderam suas cobranças. E a Itália viu o fim do sonho. Vicini veria o fim de sua passagem dali a dois anos, quando atingiu novo ponto de baixa: o time não passou das Eliminatórias para a Eurocopa de 1992.

Um vice honroso

Foi a hora de Arrigo Sacchi. Ele, que vinha a bordo de um esplendoroso Milan, ganhou a tarefa de conduzir a Azzurra para a Copa de 1994. E o fez, mesmo que a geração já desse sinais de envelhecimento. Tanto que passou por vários momentos dramáticos: a derrota para a Irlanda, no primeiro jogo; as oitavas de final, contra a Nigéria, quando Roberto Baggio salvou o time a dois minutos do encerramento do jogo; e até as quartas, quando o mesmo Baggio fez o gol da vitória contra a Espanha, novamente no antepenúltimo minuto de jogo.
Tudo isso foi feito com um time que se esfalfava, tendo em Roberto Baggio e Baresi dois ícones que passaram por contusões ao longo da Copa. Mesmo assim, o time conseguiu chegar à final contra o Brasil. Novo teste de resistência, com os 120 minutos, mais os pênaltis. Com tal cenário, o vice-campeonato foi bastante honroso.
Todavia, novamente um técnico italiano não teve êxito na mudança de geração. Já introduzindo Alessandro del Piero entre os 22 convocados para a Eurocopa de 1996, Sacchi viu a Itália ser desclassificada na primeira fase. E caiu, dando lugar a Cesare Maldini.

Apenas para manter a tradição

Seguiram-se, então, participações que, se não foram de êxito, serviram para manter a tradição da Itália. Exemplo disso foram as quartas de final, na Copa de 1998: foi decepcionante, mas a derrota nos pênaltis para a França dava à despedida italiana o status de "nobre".
Então, houve uma participação que aumentou a mística italiana: a Euro 2000, sob o comando de Dino Zoff. A bem da verdade, o país seguiu sem sobressaltos por primeira fase e quartas de final. Houve dramaticidade apenas nas semifinais, contra a Holanda, país-sede: a seleção teve dois pênaltis contrários, viu Francesco Toldo defender um e o outro ir para a trave, e conseguiu a vitória nos pênaltis, afinal.
Porém, a história continuou. E duas eliminações doídas foram a senha de que algo precisava ser mudado, ambas com Giovanni Trappatoni como técnico: a queda nas oitavas de final da Copa de 2002, para a Coreia do Sul - ainda que esta tenha vindo com a arbitragem controversa do equatoriano Byron Moreno -, e a eliminação na primeira fase da Eurocopa de 2004.

Nova crise. E novo título

Marcello Lippi chegou, então, com a tarefa de levar o país à Copa de 2006. Conseguiu. Mas, como em 1982, o país chegou para o Mundial da Alemanha abalado por um escândalo de arbitragem, o Calciopoli. Como em 1982, o time se fechou, fortalecendo o grupo. Contudo, diferentemente daquele Mundial em que o tricampeonato foi conquistado, o time passou sem problemas por primeira fase.
Porém, nas oitavas de final, o primeiro sintoma de drama: uma vitória conseguida nos acréscimos, contra a Austrália, a bordo de um pênalti duvidoso. Nas quartas, novo respiro, com triunfo fácil contra a Ucrânia. Mas, nas semifinais, a tensão contra a Alemanha foi quase irrespirável. Daí, a alegria que explodiu de modo quase irrefreável com os gols de Fabio Grosso e Del Piero que deram a vaga na final.
E o time, afinal, chegou à final contra a França. Novo jogo bastante travado e preso, incluindo a expulsão de Zidane. E a explosão, que veio com os pênaltis e a chegada do tetracampeonato. Mais uma vez, o cenário interno do futebol italiano foi reanimado com uma vitória numa Copa do Mundo. E parecia ter bastado para Marcello Lippi, que deu lugar a Roberto Donadoni.
Mas a participação na Eurocopa de 2008 foi opaca, e Donadoni acabou caindo, forçando a volta de Marcello Lippi. Que foi alvo de novas críticas, ao apostar em jogadores considerados velhos. O que faz com que a Itália chegue em baixa para a Copa de 2010. Resta saber se isso significará uma nova ressurreição, com o título.

Alcunhas Azzurri , Squadra Azzurra

Site
http://www.figc.it/


Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21871

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância