Pular para o conteúdo principal

The Football Association

É impossível falar da história do futebol sem citar a Inglaterra. Dizer que foi no país que surgiu o esporte mais popular do mundo é controverso, uma vez que existem diversas teses sobre o assunto. O que se pode dizer com certeza é que foi a Inglaterra que regulamentou e oficializou o futebol da forma como conhecemos hoje

Foi por lá que surgiu a primeira entidade de futebol do mundo: a Football Association, fundada em 1863. Foi a Inglaterra também que esteve no primeiro jogo oficial entre duas seleções. Inglaterra e Escócia entraram em campo em 5 de março de 1870, em Londres, no tradicional estádio de críquete The Oval. O jogo acabou empatado em 1 a 1.
Para a Fifa, porém, as cinco partidas organizadas entre 1870 e1872 não são reconhecidas como partidas internacionais. Porém, para a entidade máxima do futebol mundial, esse não foi um jogo internacional. Isso porque as duas seleções foram organizadas pela FA no primeiro jogo, o que não caracteriza, para a Fifa, uma partida internacional – os jogadores da Escócia eram, basicamente, escoceses radicados em Londres.O primeiro jogo oficial entre as equipes foi em 30 de novembro de 1872, também entre Escócia e Inglaterra, no West Scotland Cricket Club, em Glasgow. O jogo acabou empatado em 0 a 0 e foi assistido por 4 mil pessoas.
O maior rival inglês, historicamente, é justamente a Escócia, pela rivalidade criada no início da história dos jogos internacionais. As duas nações, ainda que pertencentes ao Reino Unido enquanto país, são rivais também fora de campo. As duas nações estiveram em guerra diversas vezes do século IX ao século XVIII. Porém, com os confrontos contra os escoceses sendo cada vez menos frequentes, surgiram outras rivalidades no futebol, como com a Alemanha e a Argentina. A França também é considerada uma rival dos ingleses, por razões históricas mais ligadas à política do que ao futebol.
Foi na Inglaterra também que foi organizado a primeira competição oficial de clubes. A FA Cup é disputada desde 1871 e existe até hoje, conhecida por aqui também como Copa da Inglaterra. Tradicionalmente, o torneio reúne desde equipes amadoras até os mais bem cotados times profissionais, em sistema eliminatório. O Campeonato Inglês existe desde 1888 em forma de liga, e a partir de 1992 tornou-se uma liga independente, a Premier League.

Copa só a partir de 1950

Apesar de ser a mais tradicional seleção do mundo, a Inglaterra só foi estrear em Copas do Mundo em 1950, no Brasil. A seleção não participou das edições de 1930, no Uruguai, 1934, na Itália, e 1938, na França.
A estreia em 1950 não foi o que esperavam os torcedores ingleses. Depois de vencer o Chile na estreia por 2 a 0, perdeu para os EUA por 1 a 0 e para a Espanha pelo mesmo placar. Como apenas o líder do grupo avançava à fase final, os ingleses foram eliminados.
Em 1954, a campanha foi um pouco melhor. Em um regulamento que previa que cabeças-de-chave do mesmo grupo não se enfrentassem. Assim, a Inglaterra não enfrentou a Itália no grupo 4. Empatou em 4 a 4 com a Bélgica e venceu a anfitriã Suíça por 2 a 0. Classificou-se para as quartas de final como segunda colocada do grupo. Na fase eliminatória, foi derrotada pelo campeão do mundo, Uruguai, por 4 a 2 e voltou para casa.
Em 1958, nova eliminação precoce. Com empate por 2 a 2 com a União Soviética, 0 a 0 com o Brasil, empate em 2 a 2 com a Áustria e derrota por 1 a 0 para a União Soviética novamente, o time ficou na primeira fase, em 3º do grupo 4.
Veio a Copa de 1962 e uma nova campanha decepcionante. Derrota para Hungria por 2 a 1, vitória por 3 a 1 sobre a Argentina e empate por 0 a 0 com a Bulgária. A classificação veio, mas a eliminação veio tão rápido quanto: 3 a 1 para o Brasil nas quartas de final.

A glória em 1966

Depois das campanhas irregulares da fase anterior, a Inglaterra precisava fazer um papel melhor em casa. A Copa na Inglaterra começou de forma apreensiva para os anfitriões, com um empate por 0 a 0 com o Uruguai. Depois, vitórias por 2 a 0 sobre o México e sobre a França, com primeiro lugar assegurado no grupo 1 daquele Mundial.
Nas quartas de final, uma vitória por 1 a 0 sobre a Argentina com muita confusão na expulsão de Antonio Rattin, que não entendeu o que o árbitro quis fazer ao tirá-lo de campo. O episódio foi o estopim para a criação dos cartões amarelo e vermelho no futebol, que já entrariam em vigor na Copa do Mundo seguinte.
Nas semifinais, os ingleses enfrentaram a sensação daquele Mundial, Portugal de Eusébio, que marcou um gol na partida. O atacante português acabou ofuscado pela atuação de Bobby Charlton, que marcou duas vezes e deu a vitória por 2 a 1.
Na decisão contra a Alemanha Ocidental, a controversa decisão da arbitragem em validar um gol de Geoff Hurst em um chute que a bola bateu no travessão e pingou na linha, abalou os alemães. O atacante marcaria outro gol na prorrogação e a Inglaterra acabaria campeã do mundo ao vencer por 4 a 2, depois do empate por 2 a 2 no tempo normal.

A volta da irregularidade

Na copa seguinte, a Inglaterra viveu do placar de 1 a 0. Venceu Romênia e Tchecoslováquia por esse placar, e foi derrotado também por 1 a 0 pelo Brasil. Nas quartas de final, a Alemanha Ocidental se vingou dos então campeões do mundo ao vencer por 3 a 2 na prorrogação.
Veio então um período ruim na Inglaterra, que não conseguiu chegar às Copas de 1974 e 1978. Em 1982, voltou à Copa do Mundo e venceu os seus três jogos na fase de grupos (França, 3 a 1, Tchecoslováquia, 2 a 0, Kuwait, 1 a 0). Na segunda fase, em grupos, empates em 0 a 0 com a Alemanha Ocidental e a Espanha e a consequente eliminação.
Traumática foi a eliminação em 1986. Depois de campanha irregular na fase de grupos e de passar pelo Paraguai nas oitavas de final, o time acabou batido pela Argentina de Maradona, com o famoso gol “mano de Díos” e o gol antológico do camisa 10 argentino, driblando meio time inglês.
Em 1990, o time chegou até a semifinal da Copa, mas acabou eliminado, novamente, pela Alemanha Ocidental nos pênaltis. A Inglaterra não chegou à Copa de 1994, mas na Eurocopa de 1996, como anfitriã, a seleção fez boa campanha e acabou eliminada da maneira como mais conhece, por um adversário igualmente familiar: nos pênaltis, ficou na semifinal e viu a Alemanha passar. Na Copa de 1998, viu novamente a eliminação vir nos pênaltis, desta vez com outra rival em Copas do Mundo, a Argentina. Em 2002, a eliminação foi nas quartas de final, para o Brasil, por 2 a 1. Os pênaltis voltaram a atormentar o país em 2006, quando foi eliminada por Portugal – dois anos depois de ter perdido da mesma forma e para o mesmo adversário na Eurocopa.

Alcunhas The Three Lions, English Team

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21821

Site
http://www.thefa.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância