Pular para o conteúdo principal

Korea Football Association

O futebol na Coreia do Sul, porém, data de antes disso. Em 1921 foi jogado o primeiro torneio de futebol na Coreia do Sul, o “All Korea Football Tornounament”. A competição era organizada pelos japoneses que, na época, dominavam a Coreia do Sul. A competição era para jovens, estudantes e adultos amadores. Em 1928, foi fundada a Associação de Futebol da Coreia para, segundo ela, disseminar e desenvolver o futebol na região.
A associação teve que ser refundada após a separação das duas Coreias, em 1948. Foi nesse ano que a KFA (Korea Football Association) tornou-se membro da Fifa. A história da seleção sul-coreana de futebol começa no final da década de 40 – talvez a pior década para o futebol internacional no século XX, devido à II Guerra Mundial. O primeiro jogo da Coreia do Sul foi contra Hong Kong, no dia 6 de julho de 1948, vencido pelos sul-coreanos por 5 a 1. No mesmo ano, a Coreia do Sul fez sua estreia internacional nos Jogos Olímpicos de Londres. E não foi das melhores. Perdeu na primeira rodada (o torneio era eliminatório) por 12 a 0 para a Suécia.
Copas do Mundo
Em 1954, a Coreia do Sul participou da sua primeira Copa do Mundo. Foram dois jogos, com 16 gols sofridos e nenhum gol marcado: 9 a 0 contra a Hungria e 7 a 0 contra a Turquia. Dois anos depois, porém, a Coreia do Sul conseguiu seu primeiro título, a Copa da Ásia, e logo na primeira edição do torneio, em Hong Kong. Em 1960, os sul-coreanos repetiram o título, desta vez jogando em casa.
Em termos de Copas do Mundo, a Coreia do Sul não conseguiu chegar ao torneio. Em 1958 porque a Fifa não aceitou a inscrição do país pelos problemas políticos. Nas demais, porque não conseguiu se classificar.
A volta aconteceu apenas em 1986, no México. Foi quando a seleção do país conseguiu seu primeiro gols em Copas, e justamente contra um adversário que viria a ser o campeão daquele ano: a Argentina. O placar foi 3 a 1 para os sul-americanos, mas Park Chang-Seon marcou o gol de honra dos asiáticos. Foram mais dois jogos: empate em 1 a 1 com a Bulgária e derrota por 3 a 2 para a Itália.
Depois de 1986, a Coreia do Sul não deixaria mais de participar de uma Copa (ao menos até a Copa de 2010). Em 1990, perdeu da Bélgica por 2 a 0, da Espanha por 3 a 1 e do Uruguai por 1 a 0. Novamente, eliminação na primeira fase. Em 1994, empatou com a favorita Espanha por 2 a 2, em 0 a 0 com a Bolívia e perdeu por 3 a 2 para a Alemanha. Eliminada na primeira fase, mas com um empate surpreendente e uma derrota apertada contra adversários favoritos. Em 1998, nada muito diferente: derrota para o México por 3 a 1, Holanda por 5 a 0, e empate com a Bélgica por 1 a 1.
Sonho caseiro
Em 2002, a Coreia do Sul sediou a Copa do Mundo Junto com o Japão. Seria a chance de conseguir a primeira vitória em Copas do mundo. Mais do que isso: como cabeça-de-chave, tinha mais chance de conseguir a classificação para as oitavas de final pela primeira vez. Para isso, tinham no comando da seleção vermelha o holandês Guus Hiddink, semifinalista da Copa de 1998 pela Holanda.
No grupo D, ao lado de Portugal, EUA e Polônia, os sul-coreanos começaram a escrever uma história que será lembrada por todos os torcedores de futebol do país. Na estreia, a primeira vitória em Copas: 2 a 0 sobre a Polônia. No segundo jogo, empate por 1 a 1 com os EUA. No terceiro, vitória surpreendente sobre Portugal por 1 a 0, que classificou os sul-coreanos e ainda eliminaram os portugueses.
Pela primeira vez nas oitavas de final, os sul-coreanos enfrentam nada menos do que a Itália, três vezes campeã do mundo. E o sonho parecia estar no fim, quando Christian Vieri marcou para os italianos no primeiro tempo. Aos 43 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia indicar que a Itália seria a classificada, Seol Ki-Hyeon empatou o jogo. Isso depois de muita polêmica, já que a Itália teve um gol legítimo anulado, o que gerou indignação dos jogadores e do técnico da Azzurra. A disputa foi para a prorrogação. E curiosamente, Ahn Jung-Hwan, que jogava no Perugia, marcou o gol de ouro que eliminou a Itália da Copa do Mundo.
Nas quartas de final, melhor posição que um asiático tinha chegado até então com a vizinha Coreia do Norte em 1966, o adversário foi a Espanha. Novamente, a arbitragem deu um “empurrãozinho” ao anular um gol legítimo da Espanha. O jogo terminou em 0 a 0 e a disputa foi para os pênaltis. E os sul-coreanos venceram por 5 a 3, chegando pela primeira vez para uma seleção asiática nas semifinais.
Na semifinal, outro adversário de peso: a Alemanha, três vezes campeã mundial. O gol de Michael Ballack, aos 30 minutos do segundo tempo, eliminou a Coreia do Sul, que já tinha feito história. Restava a disputa pelo terceiro lugar, com a Turquia. Mesmo jogando em casa, os sul-coreanos não conseguiram repetir o bom desempenho de outros jogos e acabaram derrotas por 3 a 2.
De volta à rotina
Em 2006, a expectativa sobre os sul-coreanos era grande, pela campanha feita na Copa anterior. Saber se a seleção do país conseguiria repetir, ao menos em parte, o bom desempenho era difícil. Mas o primeiro jogo trouxe boas expectativas: vitória por 2 a 1 sobre Togo, estreante em Copas. Depois, empate em 1 a 1 com a favorita França. A derrota na última rodada para a Suíça, porém, sepultou o sonho de chegar até as oitavas de final. Em 2010, está no grupo B, com Argentina, Nigéria e Grécia. A expectativa é novamente chegar às oitavas de final, mas será necessário um ótimo desempenho para conseguir o feito.
Forte no leste asiático
Apesar de vencer as duas primeiras edições da Copa Asiática, não conseguiu repetir o feito. Ficou em terceiro lugar em 1964, 2000 e 2007 e seria vice-campeão em 1972, 1980 e 1988.
Já no campeonato do Leste Asiático, a história é um pouco mais favorável aos sul-coreanos. Foram campeões em 1990, primeira edição da competição, em 2003 e em 2008. Junto com o Japão, é quem mais ganhou a competição – três vezes cada um.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21896

Site
http://www.kfa.or.kr/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância