Pular para o conteúdo principal

Dansk Boldspil-Union

A Dinamarca é a única nação nórdica que já conquistou um título de Eurocopa. Foi em 1992, na Suécia, com o time que mais marcou a história do futebol do país e ficou conhecida como Danish Dynamite (“Dinamite dinamarquesa”. No Brasil, tornou-se a “Dinamáquina”). O futebol dinamarquês, porém, tinha pouca relevância internacional até a década de 70, quando começou a profissionalização no país. E só conseguiu destaque a partir do meio dos anos 80.
A Federação Dinamarquesa de Futebol existe desde 1908, mas conseguiu bons resultados no futebol olímpico. Por três vezes, a Dinamarca ganhou a medalha de prata: 1908, 1912 e 1960. Também ganhou um bronze, em 1948. No futebol internacional, a seleção pouco conseguiu, exatamente porque os seus grandes jogadores tinham de jogar fora do país para serem profissionais.
Sem os astros do país e sem a possibilidade de contratar estrangeiros para os times locais, o futebol dinamarquês ficou muito atrás dos países do centro europeu. Tanto que a Dinamarca não conseguiu chegar a nenhuma Copa do Mundo nesse período de amadorismo. Nos campeonatos europeus, só conseguiu a classificação na edição de 1964 —  quando teve a sorte de enfrentar adversários fracos nas eliminatórias. Bateu Malta e Luxemburgo para chegar ao Europeu, que seria vencido pela União Soviética.
A Dinamáquina
Foi só em 1984 que a Dinamarca voltou a participar de um Europeu, onde foi eliminada nos pênaltis pela Espanha. A música da Dinamarca chamava o time de “Danish Dynamite” — e com o bom resultado da equipe, o nome se consagoru. Aquele time conseguiria o título europeu, mas impressionaria antes, na Copa do Mundo de 1986. Aquele foi o primeiro Mundial da Dinamarca, que brilhou na primeira fase da competição. Foram três vitórias contra seleções mais tradicionais. Na primeira partida, 1 a 0 na Escócia. No segundo jogo, um atropelamento: 6 a 1 no Uruguai de Enzo Francescoli. Na rodada final da primeira fase, enfrentou a forte Alemanha Ocidental e venceu por 2 a 0.
A expectativa do time então passou a ser muito alta. Nas oitavas de final, a seleção dinamarquesa de Michael Laudrup, Jesper Olsen e do atual treinador da equipe Morten Olsen, enfrentou a Espanha de Emilio Butragueño. E foi esmagada pelo então atacante do Real Madrid e hoje dirigente do clube merengue. Depois de sair na frente com um gol de Jesper Olsen, de pênalti, Butragueño marcou quatro vezes, Goicoechea marcou outra e a Espanha virou o jogo para 5 a 1. Era o fim da participação da Dinamarca na Copa de 1986. Mas aquela geração ainda traria o título mais importante da história do país.
Depois da eliminação traumática no México, a Dinamarca não conseguiu chegar ao próximo Mundial, em 1990, na Itália, nem passou nas eliminatórias da Eurocopa de 1992. Porém, com a exclusão da Iugoslávia, a Dinamarca foi convida a participar do torneio continental. Michael Laudrup, um dos principais jogadores dinamarqueses, não foi convocado por estar brigado com o técnico Richard Nielsen. O irmão mais novo dos Laudrup, Brian, foi para a competição com a mesma camisa 11 usada pelo irmão em 1986 — e curiosamente, com a mesma idade de Michael naquela Copa: 21 anos.
A campanha de 1992 foi irregular. Começou com um empate em 0 a 0 com a Inglaterra, seguida de uma derrota para ao anfitriões suecos por 1 a 0. Na partida final da fase de grupos, a Dinamarca venceu a França de Jean-Pierre Papin por 2 a 1 e chegou às semifinais. O time enfrentou, então, a Holanda, detentora do título europeu, que tinha Dennis Bergkamp, Frank Rijkaard e Marco van Basten no elenco. Após um empate por 2 a 2, os dinamarqueses surpreenderam e venceram os holandeses nos pênaltis.
Na final, a Dinamarca era claramente o azarão. Os alemães, que bateram os suecos por 3 a 2 nas semifinais, buscavam seu terceiro título na competição. Mas o que se viu no estádio Ullevi, em Gotemburgo, foi um grande jogo dos dinamarqueses. John Jensen, no primeiro tempo, e Kim Vilford, já no segundo tempo, fizeram 2 a 0 para a Dinamarca, que alcançou seu primeiro título internacional.
Mudança de nível
Em 1995, a Dinamarca participou da Copa das Confederações da Fifa como campeã europeia. Após vencer a Arábia Saudita e o México, os dinamarqueses enfrentaram a seleção campeã da América do Sul: a Argentina, de Roberto Ayala, Javier Zanetti, Ariel Ortega e Gabriel Batistuta. O time, que desta vez contava com os dois irmãos Laudrup em campo, conseguiu vencer por 2 a 0 e levantar novamente um título, três anos depois da conquista do europeu.
Com os títulos, a Dinamarca passou a ser vista como uma seleção forte entre as europeias, perigosa de ser enfrentada. Chegou à Copa do Mundo de 1998 ao se classificar em um grupo que tinha Eslovênia, Bósnia, Grécia e Croácia, que seria a terceria colocada no Mundial da França.
Na Copa, caiu no grupo da anfitriã França. Classificou-se para as oitavas de final com uma vitória, um empate e uma derrota — justamente para os franceses, que lideraram o grupo com três vitórias. Na fase eliminatória, enfrentou a Nigéria e venceu por impetuosos 4 a 1, com grande atuação do veterano Michael Laudrup.
A fase seguinte colocaria os dinamarqueses frente a frente com o Brasil, então campeão mundial. Com um time forte e organizado taticamente, os dinamarqueses fizeram um jogo difícil contra os brasileiros. Saíram na frente, com gol de Martin Jorgensen, tomaram a virada com gols de Bebeto e Rivaldo, mas chegaram ao empate com Brian Laudrup. Mas RIvaldo fez 3 a 2, com um chute de fora da área, e a Dinamarca viu o Brasil passar de fase.
A era “pós-Laudrup”
Com a aposentaria de Michael e Brian Laudrup da seleção, não houve uma queda grande de nível. Jogadores como Martin Jorgensen, Jon Dahl Tomasson e Ebbe Sand mantiveram o nível de seus antecessores e levaram a Dinamarca à Copa do Mundo de 2002.
Novamente, a Dinamarca caiu no grupo da França, agora a campeã do mundo. Desta vez, porém, quem venceu o confronto foi a seleção nórdica. No dia 11 de junho de 2002, a Dinamarca bateu a França por 2 a 0 e não só se classificou em primeiro no grupo, como ainda eliminou os campeões. Na segunda fase, porém, o adversário foi a Inglaterra. E os britânicos não deram chance: venceram por 3 a 0.
Para 2006, a Dinamarca acabou ficando fora do mundial depois de disputar um grupo que tinha Cazaquistão, Geórgia, Albânia, Grécia, Turquia e Ucrânia. O grupo foi muito equilibrado, e a Dinamarca acabou eliminada com apenas duas derrotas, para Ucrânia e Grécia. Ucrânia, com 25 pontos se classificou direto ao Mundial e Turquia, com 23, foi para respescagem e venceu a Suíça, enquanto a Dinamarca, com 22, ficou fora.
Em 2010, com um time experiente, a Dinamarca foi soberana em um grupo complicado das Eliminatórias, que tinha suecos e portugueses, além da Hungria. Com jogadores veteranos de Copa do Mundo, como Tomasson, Dennis Rommedahl e Martin Jorgensen. Conta ainda com a força de um atacante que joga em um grande centro: Nicklas Bendtner, de 21 anos, do Arsenal. Comandados pelo também experiente técnico Morten Olsen, um dos integrantes da Dinamáquina, a Dinamarca tentará na África do Sul chegar às oitavas de final em um grupo que tem a Holanda (cabeça de chave), Camarões e Japão.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21499

Site
http://www.dbu.dk/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância