Pular para o conteúdo principal

Slovenský futbalový zväz

A Slovenský futbalový zväz, ou Associação de Futebol Eslovaca, foi fundada em 1993, depois do espólio da Tchecoslováquia. A Eslováquia, como seleção nacional, não conseguiu o sucesso que os tchecos tiveram em seus primeiros anos de país independente. Enquanto os vizinhos, mais ricos e considerados mais talentosos, conseguiram chegar à final da Eurocopa já na sua primeira participação como República Tcheca, em 1996, a Eslováquia sequer conseguiu classificação para o torneio.
A história da seleção da Eslováquia, porém, não começa em 1993. Em 27 de agosto de 1939, a seleção da República Eslovaca (que durou de 1939 a 1945) jogou em Praga – justamente a capital Tcheca – contra a seleção da Alemanha. Mais: venceram a seleção alemã por 2 a 0 em sua primeira partida oficial. O jogo foi realizado exatamente quatro dias antes do início da Segunda Guerra Mundial, que tem seu início atribuído a 1 de setembro daquele ano.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a eslováquia passou a fazer parte da Tchecoslováquia, onde seus principais jogadores atuaram durante 50 anos. Ainda que os tchecos tivessem mais nome, os jogadores eslovacos chegaram a ser maioria da seleção, e em um momento importante: a conquista da Eurocopa de 1976 jogada na Iugoslávia. Na ocasião, 15 dos 22 convocados eram eslovacos.
Depois do fim da Tchecoslováquia, o primeiro jogo da seleção da Eslováquia como país independente foi 2 de fevereiro de 1994, em Dubai, contra os Emirados Árabes Unidos, quando os europeus venceram por 1 a 0. O primeiro jogo em solo eslovaco depois da independência foi uma derrota para a Croácia por 4 a 1, em Bratislava, no dia 20 de abril de 1994.
A primeira competição oficial da seleção foi o qualificatório para a Eurocopa de 1996. A seleção não conseguiu classificação, ficando em terceiro lugar no seu grupo, atrás da França e da Romênia. Ainda assim, conseguiu suas primeiras vitórias em torneios oficiais, contra Polônia, Israel e Azerbaijão. Nas Eliminatórias para a Copa de 1998, os eslovacos enfrentaram a República Tcheca pela primeira vez. Nos dois confrontos, uma vitória em Bratislava por 2 a 1 e uma derrota em Praga por 3 a 0. Porém, as duas seleções ficaram fora do Mundial, já que os primeiros colocados do grupo foram a Espanha e a Iugoslávia.
A busca por vaga em Eurocopa e Copa do Mundo
Para a Eurocopa de 2000, nova frustração. A Eslováquia ficou atrás de Romênia e Portugal nas Eliminatórias e acabou fora da competição. Na tentativa de ir à Copa de 2002, os eslovacos tiveram pela frente um grupo possível, com Suécia, Turquia, Macedônia, Moldávia e Azerbaijão. Porém, suecos e turcos ficaram à frente na classificação e foram à primeira Copa do Mundo na Ásia. Mais uma vez, a Eslováquia ficava fora da Copa.
Nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2004, a Eslováquia reencontrou a Turquia, e novamente ficou fora da fase final da competição. Desta vez, além da Turquia, uma forte Inglaterra deixou os eslovacos sem o gostinho de disputar a fase final de uma Eurocopa.
Finalmente, em 2006, a Eslováquia conseguiu o segundo lugar no grupo 3 das Eliminatórias Europeias, atrás de Portugal, classificado direto para a Copa, e conseguiu um lugar entre as seleções que disputariam a Repescagem. Porém, a Eslováquia deu azar e enfrentou a mais forte do sorteio, a Espanha. E o sonho acabou já na primeira partida: goleada por 5 a 1 dos espanhóis em Madri. Com um empate por 1 a 1 no jogo de volta, o sonho de chegar à Copa do Mundo foi adiado mais uma vez.
Nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2008, novo encontro com a República Tcheca no grupo D, além da Alemanha, cabeça-de-chave do grupo. A Eslováquia não fez boa campanha e acabou em quarto lugar, atrás de República Tcheca e Alemanha, que se classificaram, e da Irlanda. Para a Copa de 2010, novo encontro com os vizinhos tchecos. Desta vez, porém, a Eslováquia conseguiu fazer ótima campanha e surpreender, classificando-se em primeiro lugar no grupo 3, à frente da Eslovênia, República Tcheca, Irlanda do Norte, Polônia e San Marino. E a classificação foi conseguida com uma vitória por 1 a 0 fora de casa contra a Polônia, seleção que tinha conseguido classificação para a última Copa do Mundo, em 2002, sob muita neve. A Eslováquia estava garantida no Mundial.
Geração de jovens
Para a Copa do Mundo, a Eslováquia levará um time jovem. O principal jogador da equipe é Marek Hamsik, que joga no Napoli, e tem conseguido grande destaque jogando na Serie A. O meia foi capitão da seleção em alguns jogos das Eliminatórias e é dele que se espera as grandes atuações.
Otros jogadores de times importantes da Europa compõem a seleção. Na defesa, Martin Skrtel, do Liverpool, é o principal nome. Jogador de força física e ótimo no jogo aéreo, dá segurança à defesa eslovaca. No meio-campo, destaque para Vladimir Weiss, filho do técnico Vladmir Weiss, e aposta do Manchester City para o futuro. O jogador costuma atuar pelo lado direito e tem como característica principal sua habilidade. Ganhou posição no time nas últimas partidas das Eliminatórias e pode até ser titular na África do Sul. No ataque, o artilheiro da equipe é Stanislav Sestak, jogador do Bochum, da Alemanha, que marcou seis vezes na campanha e deve ser titular no Mundial.
A Eslováquia vai à África do Sul para sua primeira Copa do Mundo como país independente, já que a Fifa não considera o país estreante em Copas. Para a entidade, tanto Eslováquia quanto República Tcheca são herdeiras da história da Tchecoslováquia. Para a Fifa, pode até ser que a Eslováquia não seja estreante. Para um país que nunca viu sua bandeira independente participar da fase final de uma competição de seleções, o sentimento é sim de estreia.

Fonte
http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=54&id=21469


Site
http://www.futbalsfz.sk/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância