Pular para o conteúdo principal

Comisión de Actividades Infantiles

A Comisión de Actividades Infantiles (CAI) tenta garantir seu lugar na elite do futebol argentino. A CAI disputa há três anos a B Nacional, segunda divisão do campeonato nacional, e sonha em um futuro breve estar ao lado de Boca Juniors, River Plate e Independiente. Os resultados pelo Clausura não indicam que o time estará na elite já no ano que vem, mas é grande a possibilidade de que a CAI desponte em breve no futebol argentino.


O caráter exótico da CAI não vem apenas do nome. Sua cidade também é inusitada: Comodoro Rivadavia, na gélida Patagônia. Em pesquisa realizada pelo site brasileiro Balípodo, a CAI foi apontada como o clube de futebol profissional mais setentrional do mundo – ou seja, o mais próximo do Pólo Sul. Falando mais precisamente, a cidade de Comodoro Rivadavia está localizada em latitude de 45º52’ sul e longitude 67º30’ oeste.
Porém, é até incorreto dizer que a CAI é apenas de Comodoro Rivadavia. Mais ainda: é errado falar que a CAI é exclusivamente argentina. O time tem 21 sub-sedes, uma delas no município de Coyhaique, no Chile.
Esse ‘espalhamento’ da CAI se deve à própria natureza do clube. Não falamos de um time comum. Na essência, a CAI é um formador de jogadores. Uma entidade que nasceu – e até hoje se mantém com essa missão – com o objetivo de ser um promotor do esporte na região. A Patagônia é muito distante de Buenos Aires, o que é um problema para as cidades argentinas. Estar longe da capital é fatal em aspectos políticos, econômicos sociais e, definitivamente, esportivos – na Argentina, são pouquíssimos os clubes que prosperam fora da província de Buenos Aires.


Essa necessidade da criação de uma entidade que estimulasse o esporte da Patagônia foi a motivação para a fundação da CAI, em 1984. Nascia então um clube que originariamente praticaria o futsal, modalidade que, por ser jogada em ambientes fechados, é menos suscetível ao clima extremamente frio da Patagônia. Vale lembrar que em Comodoro Rivadavia apenas cinco dias do ano, em média, registram temperaturas superiores a 32ºC.
A CAI permaneceria restrita ao futsal até 1989, quando decidiu desenvolver o futebol de campo. Até então, não estava nos planos do clube a entrada definitiva no circo do esporte profissional. Mas a coisa foi subindo meio como que fora de controle, e em 1994 a CAI se filiou à liga regional de Comodoro Rivadavia – seria o começo da escalada no clube nas divisões inferiores da Argentina.


O passo dado em 1994 seria irreversível. A partir daí, a CAI efetivamente estava inserida no contexto do futebol argentino. E por que não sonhar com o acesso à primeira divisão? Em 1998/9, o time participou pela primeira vez do Torneo Argentino “A” Interior, um equivalente à terceira divisão, mas válido apenas para os clubes de fora de Buenos Aires.
A campanha não foi nada animadora, com apenas uma vitória em 10 jogos. Nada de boas partidas também em 1999/0, com apenas três vitórias no mesmo torneio. Em 2000/1, a CAI passou mais perto de se classificar para a segunda fase do campeonato, mas obteve apenas o quinto lugar em um grupo em que os três primeiros avançavam. Apesar da falha na tentativa de conseguir o acesso, dava para perceber que a CAI avançava a cada temporada. Dias melhores eram esperados em Comodoro Rivadavia.
E eles de fato vieram na temporada de 2001/2. O time voou baixo na disputa do Torneo Argentino “A” Interior, conquistando o título do campeonato com facilidade. Somando primeira e segunda fases, foram só quatro derrotas em 16 jogos. Na segunda etapa, que definiu o campeão e os promovidos para a Segundona do ano seguinte, a CAI viu o título chegar a suas mãos com duas rodadas de antecedência. Era a hora de encarar a B Nacional, a popular segunda divisão argentina.


Em sua primeira temporada na B Nacional, a campanha da CAI não foi das melhores. Mas permanecer em 15º lugar no Apertura, com 10 pontos de vantagem para o último colocado, já foi um triunfo para a equipe de Comodoro Rivadavia. No Clausura desta mesma temporada, o 14º lugar também foi visto como bom negócio – de quebra, o time chegou até a virar notícia quando, pela 14ª rodada do campeonato, derrubou o Atlético Rafaela por 3 a 1 na casa do adversário. O Atlético Rafaela acabaria sendo o campeão do Clausura.
Na temporada seguinte, 2003/4, a CAI já não era mais novata. Não foi tão surpresa, então, quando beliscou o quinto lugar no Apertura – e fazendo o artilheiro do torneio, Bevacqua, com 13 gols. Mas veio o Clausura e parecia que a magia da CAI tinha acabado. O time fez péssima campanha, ficando em 16º lugar. Essa posição deu ao CAI o 14º lugar na tabela geral (somando Apertura e Clausura) e levou ao time aos famigerados playoffs de rebaixamento, típicos do futebol argentino. Mas o clube conseguiu superar o Atlético de Tucumán (nos critérios de desempate, é verdade) e afastou o perigo de retornar ao sombrio mundo das divisões regionais.
Agora, na temporada 2004/5, a CAI segue na luta para conseguir a tão sonhada vaga na primeira divisão do futebol argentino. Seria uma conquista quase inimaginável para uma entidade que nasceu há 21 anos, apenas com a pretensão de ser uma alternativa para o esporte na fria Patagônia.

Títulos

Torneo Argentino A: 2001/02

Estádio

Estadio Municipal de Comodoro Rivadavia
Capacidade 10000
Inaugurado em 1975

Site

http://www.caicr.com.ar/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância