sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Club Atlético Rosario Central

Club Atlético Rosario Central (normalmente simplesmente Rosario Central e Central) é um clube de futebol na cidade de Rosário, Argentina. Ele joga na Primera B Nacional, a segunda divisão do futebol argentino, depois de ter sido relegado na temporada 2009-10. O clube venceu o argentino Primeira Divisão por quatro vezes, ea Copa Conmebol vez. Seu rival local histórico é o Newell's Old Boys, com quem disputa o clássico de Rosário.

O Central argentino Railway Athletic Club foi fundado em 24 de dezembro de 1889 pelos trabalhadores ferroviários Inglês dos britânicos de propriedade da empresa ferroviária Central argentino. O primeiro presidente foi Colin Calder, e todas as atividades do clube foram realizadas no idioma Inglês. Quando a empresa assumiu a Buenos Aires e Rosario empresa ferroviária em 1903, o nome do clube foi oficialmente mudado para o Club Atlético Rosario Central.
As cores originais foram camisola vermelha e branca, mais tarde, o clube iria mudar para um xadrez azul e branco e, finalmente, resolver sobre o projeto listras verticais azul e ouro usado para este dia.logo alternativo
O time jogou na liga Rosario local até que se juntou ao campeonato argentino em 1939, juntamente com os seus rivais Newell's Old Boys. Rosario Central foi rebaixado em 1942 e novamente em 1951, ambas as vezes, ele foi promovido na temporada seguinte.
Rosario Central venceu o Campeonato Nacional em 1971, com Angel Labruna como técnico, e novamente em 1973, sendo a primeira de muitas conquistas, tais ganha pelo treinador Carlos Timoteo Griguol.
Para a temporada de 1974, a Central adquiriu o atacante Mario Kempes do Instituto Atlético Central Córdoba (Kempes eo companheiro de Instituto Osvaldo Ardiles se reuniram na equipa nacional que conquistou o Mundial de 1978).
Após sete anos whitout títulos, Central venceu o Nacional 1980 com o veterano Ángel Tulio Zof no banco. Essa equipe foi chamada de "La Sinfónica" (orquestra sinfônica), porque eles jogaram muito bom futebol, bonito.
Depois de alguns anos, com temporadas ruins, o time foi rebaixado em 1985, mas retornou à primeira divisão no ano seguinte, e ganhou o Campeonato de 1986/87. Esta foi a primeira vez no futebol argentino (curiosamente, Central Español realizado um feito semelhante no Uruguai no ano 1983/84, também a primeira).
Em 1995, o Rosario Central venceu a Copa CONMEBOL (o precurssor da atual Copa Sudamericana), o único título internacional de um time de província de Santa Fe com base a data.
O clube participou de dez edições da Copa Libertadores, e atualmente está empatado em quinto lugar, com o Estudiantes de la Plata e Vélez Sársfield, que trilha os líderes participação Boca Juniors, River Plate, Independiente e San Lorenzo de Almagro.
No ano de 2010, Rosario Central é relegado para a quarta vez da primeira divisão depois de perder contra o All Boys nos jogos em casa longe (escore global All Boys venceu por 4-1).

Títulos

Copa Conmebol: 1995.
Campeonato Argentino:  1971, 1973, 1980 e 1987.

Estádio

O Estádio Dr. Lisandro de la Torre, também conhecido como Gigante de Arroyito é o estádio em que o Rosario Central joga as suas partidas.
Inauguração 27 de outubro de 1929
Tem capacidade para 41.654 pessoas.

 Alcunhas Los Canallas



Site

http://www.rosariocentral.com/