sábado, 22 de janeiro de 2011

Quilmes Atlético Club

O Quilmes é considerado o decano do futebol argentino, ou seja, é a equipe mais velha entre todos os clubes filiados à AFA. Desde 1883 a instituição vem participando de campeonatos oficiais, primeiro com seu nome original de Quilmes Rovers Club. Em 1887, data oficial de sua fundação, passou a ter o nome de Quilmes Cricket Club. Três anos depois, quando se afiliou à AFA, já tinha o nome de Quilmes Athletic Club, o qual foi adaptado para o espanhol em 1950, tornando-se Quilmes Atlético Club.
Apesar de alguns clubes como o Gimnasia La Plata e o Rosario Central terem sido fundados antes, essas equipes só incorporaram o futebol a suas atividades anos mais tarde. Portanto, não resta dúvidas de que o Quilmes é o decano na Argentina.


Um viajante que chegou no porto de Buenos Aires em 1882 foi um dos grandes responsáveis por popularizar o futebol mundialmente. Trata-se do professor Watson Hutton, que fundou vários colégios e introduziu neles o futebol como parte do programa de ensino.
Sua prática se estendeu e chegou a Quilmes, onde vivia um núcleo considerável de ingleses. Deles surgiu à idéia de criar um clube de futebol. E foi assim que surgiu a instituição. O Quilmes foi fundado em 27 de novembro de 1887, por iniciativa do presbítero J.T. Stevenson.
Em 1912, a equipe conquistou seu primeiro campeonato organizado pela AFA. No entanto, o título não é reconhecido oficialmente, pois ainda era a época do amadorismo do futebol argentino. Para conquistar esse título, o Quilmes enfrentou adversários como River Plate, Belgrano e Gimnasia La Plata e bateu na final o Racing por 3 a 2. Quem conduziu a equipe a essa conquista foram os irmãos Ernesto e Juan Brown, os primeiros ídolos de sua história.
Nos anos seguintes a essa conquista, a equipe não conseguiu maiores feitos. Em meados da década de 20, o futebol se profissionalizou na Argentina, profissionalização que incluiu o Quilmes. No início da era profissional, a equipe teve que jogar na segunda divisão, onde ficou até 1949, quando conseguiu o acesso para jogar com os grandes clubes do país.
Durante diversas décadas, a equipe oscilou muitas vezes entre a primeira e segunda divisão. Um fato marcante é que durante esse tempo a torcida foi aumentando cada vez mais, e os moradores do bairro de Quilmes, onde fica localizada a sede do clube, começaram a se interessar por futebol e apoiar o time.
Em 1978, a equipe alcançou a maior conquista de sua história: foi campeã metropolitana, ao bater o Rosario Central por 3 a 2, garantindo assim a classificação para a Copa Libertadores, algo que nem o mais fanático dos torcedores poderia imaginar. Mas nessa sua primeira aventura internacional, a equipe não se deu bem e foi eliminada logo na primeira fase.


Um fato muito importante sobre Quilmes é sua ligação com a famosa cervejaria de mesemo, que é a principal patrocinadora do time e estampa já há muito tempo sua marca na camisa azul e branca. É impossível hoje em dia imaginar a equipe sem relacioná-la à cerveja, que é a mais vendida em toda a Argentina. Daí o apelido de Cervezeros. A empresa se orgulha de estar ao lado do time em todos esses anos de história.
Diferentemente de muitas outras equipes, o Quilmes não possui um rival em especial. Muitos dizem que seu principal adversário é o Los Andes ou o Lanús, outros dizem ser o Banfield. Há também quem afirme que a maior rivalidade é com o Temperley, que disputa a Primera B. Mas ninguém chegou ainda a nenhuma conclusão, nem a própria torcida.

Títulos

Campeonato Argentino: 1978 Profissional.
Campeonato Argentino: 1912 Amador.
Campeonato Argentino Segunda Divisão: 1949, 1961, 1975, 1986/1987, 1990/1991

Estádio

O Estádio José Luis Meiszner - também chamado de Centenario - é um estádio localizado em Quilmes, Argentina. É atualmente o estádio do Quilmes Atlético Club.
Inauguração 25 de abril de 1995
Capacidade 30.200 pessoas

Apelido  'El Cervecero;

Site

http://www.quilmesaclub.org.ar/