sábado, 15 de janeiro de 2011

Club Atlético Lanús

No dia 3 de janeiro de 1915 surgia o Club Atlético Lanús (em espanhol). Jovens sonhadores, residentes da Villa General Paz, na Argentina, decidiram colocar seu ideal em prática: a formação de uma empresa com um grande apoio popular. Eles se reuniram e, depois de muita conversa com representantes do Clube Lanús Unidos, que jogava em uma divisão intermediária do futebol argentino e passava por uma série crise financeira, chegaram a um acordo que deu início ao Club Atlético Lanús
O primeiro presidente do Lanús foi Miguel Usaray, que estabeleceu as modalidades que seriam praticadas no clube: futebol, tênis, natação, ciclismo, tiro ao alvo, cricket, ginástica, esgrima e aviação. As primeiras providências a serem tomadas foram as compras de bolas e redes. Em seguida, o investimento aconteceu no uniforme do time. O arquiteto Carlos H. Pointis optou por uma camiseta marrom de colarinho branco, calção e meias brancas. Juan Messeguer foi o arquiteto responsável por reformas dentro do clube.
A primeira conquista do Lanús foi o Campeonato Argentino da segunda divisão, em 1950. Até 1979, o time alternava entre a as séries A e B, não conseguindo se estabelecer entre as grandes equipes do país. Neste mesmo ano, o clube acumulava uma dívida de dois milhões de dólares, tendo apenas dois mil sócios pagantes e mais de 200 processos judiciais. Com essa grande crise, o Lanús caiu para a terceira divisão do futebol nacional. Em 1981, com um trabalho bem realizado na parte social, o time retornou à segunda divisão com mais de dez mil sócios pagantes no futebol e em todas as suas atividades esportivas.
Em 1996, o time conquistaria seu título mais importante, até então. Foi a Copa Conmebol, onde a equipe bateu o Independiente Santa Fé, da Colômbia. Foi a primeira conquista de um planejamento bem feito, que ainda traria mais frutos. No ano de 2003, as metas foram traçadas: ganhar um campeonato até 2009 e vencer uma Copa Libertadores até 2012. Por enquanto, o planejamento vem dando certo. O Lanús venceu o Campeonato Argentino (Torneio Apertura) no ano passado. Foi o maior título da história do clube.
O jogo que consagrou o clube como Campeão Argentino foi contra o Boca Juniors, em La Bombonera. Com um empate por 1 a 1, o time não seria mais alcançado pelo Tigres, que perdera seu jogo na mesma rodada.

Títulos 

Copa Conmebol: 1996
Campeonato Argentino: 2007 (Apertura).
Campeonato Argentino 2ª Divisão: 6 vezes — 1919 (amador), 1950, 1964, 1971, 1976 e 1991/92.
Campeonato Argentino 3ª Divisão: 1981.

Estádio

O Estádio Ciudad de Lanús-Néstor Díaz Pérez, também conhecido como La Fortaleza, é um estádio de futebol localizado em Lanús, província de Buenos Aires, na Argentina. O Club Atlético Lanús é proprietário do estádio e manda suas partidas no local pelo Campeonato Argentino e pelas competições continentais.
Capacidade 46.619 pessoas
Inauguração 24 de fevereiro de 1929



Alcunhas O Grená, El Granate

 Site

http://www.clublanus-beta.com.ar/