quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Club Atlético Tiro Federal Argentino


Club Atlético Tiro Federal Argentino (mais conhecido como Tiro Federal ou Federal Tiro de Rosario) é um clube desportivo argentino da cidade de Rosario, província de Santa Fé, cuja equipa de futebol joga atualmente na Primera B Nacional Argentina, a segunda divisão argentina.

Fundada em 29 de março de 1905, eles foram um dos membros fundadores da liga amadora de Rosário em 1907, que venceu em 1920, 1925 e 1926. Em 1944, juntaram-se a AFA (Associação nacional de futebol), 13 anos após a profissionalização do jogo, onde disputou a segunda divisão, mas foram relegados para o terceiro, após uma reestruturação dos campeonatos nacionais em 1949. Em 1962 Tiro Federal retirou sua equipe de 12 rodadas antes do final da competição e foi expulso da AFA. Tiro em seguida, voltou a jogar na liga Rosário, mas problemas financeiros fizeram deixar o clube da liga local.

Empresário Carlos Davola assumiu a gestão do clube no final da década de 1990, e iniciou um plano muito ambicioso. Em 1997 ganhou o Tiro segunda divisão local, e depois a primeira divisão em 1999, 2000 e 2001. Ao mesmo tempo participou em Torneo Argentino B (quarta divisão regionalizada) na temporada 1998-1999, alcançando o segundo lugar para ganhar a promoção para Torneo Argentino A.

Depois de vencer o torneio Clausura 2003 do Torneo Argentino A, Tiro atingiu Nacional B (segunda divisão nacional), e na temporada seguinte que ganhou o Apertura de 2004, que liga, obtendo um presente maravilhoso para o seu aniversário de 100 anos: o direito de jogar na Liga División Argentina.
Escudo antigo

No final de seu primeiro torneio na Primeira Divisão, na temporada de 2005, Tiro Federal terminou a 19 de 20 equipes. No entanto, um dos seus jogadores, Javier Cámpora, terminou como o artilheiro do torneio.

Em 08 de abril de 2006, Tiro Federal, foi relegado para a Segunda Divisão.


Títulos

Segunda Divisão Argentina: 2004
Terceira Divisão: 2003
Quarta Divisão: 1952

Estádio

O estádio Fortín de Ludueña está localizado na cidade de Rosário, na Argentina, e serve os jogos do  Tiro Federal em Primeira "B" do Campeonato Nacional Argentino.

A localização exata é no bairro Ludueña, na interseção de Casilda e Matienzo, foi renovado em 2002, para o Tiro faça os jogos locais. Tem 5 vestiários, salas para os jornalistas, fóruns populares e audiências.
Na Primeira Divisão, Tiro Federal não tenha usado, uma vez que atua localmente no campo do Newell's Old Boys, e em determinadas épocas do Rosario Central.

Na Primera Nacional B, utilizou as vezes seu campo emLudueña, mas na maioria das vezes feita localmente em um campo nas proximidades de Rosário, na cidade de Arroyo Seco, no estádio do Real Arroyo Seco "e seus jogos  mais importante utilizado o campo do Newell's.

Atualmente, o Tiro Federal está  remodelando seu estádio para fazer todos os jogos no local. E instalados nas torres de iluminação, reformado cabines de transmissão e  construídas novas arquibancadas.


Capacidade 10.000 espectadores

Apelido  Tigres

Site

http://www.tirofederal.net/