Pular para o conteúdo principal

Club Atlético Colón

Apesar de não possuir nenhum título nacional na bagagem, o Colón de Santa Fe, maior torcida de sua cidade de origem, é mais um daqueles pequenos clubes a conquistar aos poucos, de baixo, seu espaço no futebol dos hermanos.
O clube, fundado em 1905, entrou para a AFA (federação argentina) apenas em 1947, já tendo atuado até então por diversas temporadas nas divisões menores, até sua vitória na segundona, em 1965, que garantiu sua promoção para a Primera División, onde já figuraram diversas vezes e ainda brigam por espaço.
A equipe de Santa Fe, comandada desde 2007 pelo argentino Antonio ‘El Turco’ Mohamed, não tem decepcionado sua torcida, e realiza campanhas instáveis, mas pouco a pouco melhores nos Apertura e Clausura argentinos. Neste início de 2009, se manteve desde o princípio entre os primeiro colocados, e aproveita a má fase dos grandes, como Boca Juniors e River Plate, para assegurar uma colocação entre os três primeiros.
Deixando para trás o maior rival local, Unión de Santa Fe, o Cólon já não entra em campo contra o adversário há muito tempo. Em suas melhores campanhas, os Sabaleros terminaram entre os três colocados em duas ocasiões: na vice-liderança, no Apertura 1997, e em terceiro, no Clausura 2000.
Em 1997, atuou pela primeira vez na Copa Conmebol, e, no ano seguinte, participou da Copa Libertadores da América, avançando até as quartas-de-final, quando foram eliminados pelo River Plate. Em 2003, foi sua vez de participar da Copa Sul-americana.
História
Apesar de ser uma equipe bem menos tradicional que as os adversários, o Colón possui o décimo estádio do país, Estadio Brigadier General Estanislao López, com capacidade para 32 mil torcedores.
O clube, que completará 104 anos em maio, foi fundado por estudantes que, em homenagem ao descobridor das Américas, chamaram-no de Colón (Colombo, em espanhol). Porém, os primeiros anos da história da equipe de Santa Fe não é conhecido, pois só há documentação dela a partir da década de 20.
No ano de 1964, em comemoração à subida para a segunda divisão, o Colón recebeu o clube paulista Santos, de Pelé (que marcou o gol da equipe brasileira), em jogo que venceu por 2 a 1, de virada. Seguindo a onda de boa sorte, o time derrotou também a própria seleção nacional, após ter tido quatro anos de invencibilidade total (entre 1948 e 1952) atuando em casa, o que fez com que o antigo estádio “Eva Perón”, que posteriormente recebeu o nome atual, fosse alcunhado de “El Cemeterio de los Elefantes”, por lá derrubarem os grandes. O nome pegou, e hoje já conhecido por todos os torcedores. Outras equipes a sucumbirem ante o então modesto grupo foram Peñarol do Uruguai, e Millonarios, da Colômbia.
Após polêmica questão sobre sua subida à segunda divisão em 1965, o Colón não fez feio e, em ótimo desempenho, venceu e ascendeu à primeira, de onde só viria a cair novamente em 1981, em partida contra o Boca Juniors. Deixando escapar por pouco a ascensão em 1989, sendo derrotado pelo maior rival, Unión, só conseguiu se juntar outra vez à elite seis anos depois, onde se mantém.
Alguns bons jogadores que já passaram por El Cemeterio e deixaram sua marca foram o colombiano Freddy “Totono” Grisales, grande criador de jogadas, sendo o cabeça do meio-campo da equipe santafesina. Também contaram com o bom atacante Darío Gandín, artilheiro do time em 2007. Mas foram jogadores que deixaram o time antes da atual temporada. Hoje, contam com o veterano Esteban Fuertes, Cláudio Henría e Alejandro Capurro.

Títulos

Segunda División Argentina  1965
Campeón Torneo Octogonal 1995
Torneo Clausura 1997

Estádio

O Estádio Brigadier General Estanislao López, conhecido como Cementerio de Elefantes, é o estádio do Club Atlético Colón. Localizado em Santa Fé, Argentina, conta uma capacidade de 36.500.

Site

http://www.clubcolon.com.ar/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância