Pular para o conteúdo principal

Asociación Atlética Argentinos Juniors

A Asociación Atlética Argentinos Juniors é um clube argentino de futebol, sediado no bairro Villa Mitre, na cidade de Buenos Aires, apesar de estar muito relacionado com o bairro da La Paternal.
Seu uniforme é composto de camisa vermelha, calção vermelho e meias vermelhas. O Argentinos Juniors revelou um dos maiores gênios do futebol mundial de todos os tempos: Diego Armando Maradona.

O Argentinos Juniors surgiu no início do Século XX, com a criação do "Mártires de Chicago", time formado por um grupo de jovens da Villa Crespo (um bairro de Buenos Aires). O Mártires de Chicago foi criado no dia 1° de maio (Dia do Trabalhador) e seu nome é uma homenagem aos trabalhadores mortos em um protesto ocorrido nesta data, na cidade de Chicago.
No dia 14 de agosto de 1904, o Mártires de Chicago disputou uma partida amistosa contra "Sol de la Victoria", equipe do mesmo bairro, vencendo pelo placar de 3 a 1. Os jogadores do Mártires convidam então os adversários derrotados para a fundação de uma nova agremiação, a qual se deu no dia seguinte. O clube recém-criado recebe o nome de Asociación Atlética y Futbolística Argentinos Unidos de Villa Crespo, recebendo a cor vermelha pelo fato de seus fundadores serem simpatizantes do Partido Socialista argentino. O primeiro presidente do Argentinos Juniors foi Leandro Ravera Bianchi, escolhido de forma unânime.
Em 1905, filia-se à Liga Central de Foot-Ball, entidade que reunia clubes de Villa Crespo e de empresas comerciais. A primeira partida oficial do Argentinos Juniors foi catastrófica: derrota para o Club La Prensa pelo placar de 12 a 1. Apesar da péssima estréia, o clube torna-se campeão da competição organizada pela Liga Central.
Em 1906, o Argentinos Jrs. abandona seu campo, que ficava entre as avenidas Añasco e Gaona, e muda-se para um terreno emprestado na Villa Ballester. Porém, o clube fica apenas um ano na nova localização, retornando à Villa Crespo em 1907, desta vez em um descampado entre as ruas Parral e Luis Viale. Em 1909, o Argentinos Jrs. integra-se à "Argentine Football Association" (futura Asociación del Fútbol Argentino - AFA).
No ano de 1912, o Argentinos Juniors é convidado a participar da Primeira Divisão Nacional. Porém, seus dirigentes recusam o convite, acreditando ser melhor que a vaga para a elite fosse obtida dentro de campo, o que quase aconteceu em 1920, quando o clube disputou as finais do acesso com o Club El Porvenir, empatando o primeiro confronto por 1x1 e perdendo o segundo por 2 a 1.

No ano de 1937, após passar por graves crises financeiras, o Argentinos Juniors é rebaixado para a Segunda Divisão, juntamente com o Quilmes. Além disso, o clube foi desalojado de seu estádio pelo atraso no pagamento do aluguel do terreno. O Argentinos se vê obrigado a mandar jogos em estádios de outros clubes, como Sportivo Palermo e Ferro Carril Oeste.
Para evitar o fechamento do clube, os cerca de cem sócios do Argentinos em 1939 convocaram eleições. O tesoureiro Inocente García propõe que seu primo, Gastón García, fosse nomeado presidente. Além de não ser sócio do clube, Gastón Garcia pouco conhecia sobre futebol e sequer estava na Argentina, na época. Porém, aceitou o desafio e, pagando do seu próprio bolso, alugou um prédio situado entre as ruas Médanos e Boyacá. Imediatamente quita as dívidas do clube, pendentes com o Ferrocarril del Pacifico, e inicia a construção de um modesto estádio no terreno alugado. A inauguração do novo estádio ocorre em 27 de abril de 1940, data inicial do Campeonato Argentino da Segunda Divisão, contra o Barracas Central. Vitória do Argentinos Juniors em sua nova casa por 2 a 1, com gols de Turello e Malfatti.

A década de 1970 marcam a fase de crescimento desportivo e institucional do Argentinos Juniors. Após conquistar um torneio curto entre os melhores classificados do acesso (além de Argentinos, All Boys, Dock Sud, Alvear e San Fernando), finalmente é promovido à Primeira Divisão novamente.
No ínicio da década de 1980, o Argentinos Juniors, conhecido na época como um clube que desenvolvia um belo trabalha nas categorias de base, revelou um dos maiores craques do futebol mundial, Diego Armando Maradona. Tanto é, que o estádio do Argentinos, foi batizado com o mesmo nome do craque argentino.
Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Almagro, dia 28 de dezembro do mesmo ano, o Argentinos Juniors conquistou o Campeonato da Segunda Divisão argentina com o seguinte time: J. Pedroza; A. Díaz; e J.Zappa; A. Vernieres; J. Lijó e J. Agosti; A. Turello; J. Capdevila; E. Dosetti; J. Leonardi e J. Pisapia. Zappa marcou os gols do Argentinos. No entanto, a conquista não valeu o acesso à elite, pois, segundo a A.F.A., o clube não possuía um estádio em boas condições de jogo. O clube solicitou um prazo de seis meses para a realização das obras requeridas, porém o pedido foi negado.
Essa época foi muito boa para o clube, pois seus maiores títulos nacionais e internacionais foram ganhos nessa década, dando muita projeção ao Argentinos, que na época era considerado uma equipe pequena da Cidade de Buenos Aires.
O Argentinos Juniors ganhou três titulos em nível nacional na Argentina ao longo de sua história, o Torneo Metropolitano de 1984, Campeonato Argentino de 1985 e o Torneo Clausura 2010, além de um vice-campeonato nacional em 1926. Em termos de títulos internacionais o clube tem grandes conquistas, como a Taça Libertadores da América de 1985, disputando a final do Mundial Interclubes em Tóquio, no Japão, com a Juventus de Turim, a partida acabou empatada em 2x2 e foi para os pênaltis, com a equipe italiana triunfando por 4x2. Em 1986, o clube consagraria-se campeão da Copa Interamericana.
Em 2010 o time conquista o título do Torneio Clausura do Campeonato Argentino, quebrando um tabu de 25 anos sem titulos na primeira divisão. Possibilitando o retorno da equipe portenha a Copa Libertadores da América.

Títulos

Copa Libertadores da América: 1985.
Copa Interamericana: 1986.
Campeonato Argentino:  1984, 1985, e 2010 (Clausura).
Campeonato Metropolitano: 1984.
Campeonato Argentino da Segunda Divisão:  1940 e 1996/97.



Estádio

Em 1925, o clube inaugura seu novo estádio, situado entre as avenidas San Martín e Punta Arenas, em um prédio alugado do Ferrocarril del Pacifico. Era um moderno estádio para a época, com capacidade para 10 mil espectadores. A inauguração ocorreu no dia 26 de julho, com vitória do Argentinos por 4 a 3 sobre o Huracán, em partida amistosa. No ano seguinte, o clube conquista o vice-campeonato da Asociación Argentina de Football.

Mas em 2003, o clube inaugura um novo estádio e que leva o mesmo nome do maior jogador nascido na Argentina em todos os tempos, Diego Armando Maradona.
Inaugurado em 26 de Dezembro de 2003 no lugar do antigo estádio, tem capacidade para 24.800 torcedores e pertence a Asociación Atlética Argentinos Juniors.
O estádio demorou dez anos para ser construido, devido a crise financeira que assolou o clube, que durante a construção mandava seus jogos no Estádio Arquiteto Ricardo Etcheverri.
O nome do estádio é uma homenagem a Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores de futebol da história e que foi revelado nas categorias de base do clube.


Alcunhas Bicho Colorado (Bicho Vermelho)  ; El Tifón de Boyacá (O Tufão da Boyacá)

Site
http://www.argentinosjuniors.com.ar/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância