terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Club Atlético Tucumán

O Campeonato Argentino da próxima temporada terá uma novidade entre os seus participantes. O Atlético Tucumán, chamado de El Decano, conseguiu neste mês o acesso para a primeira divisão depois de vencer o Talleres por 4 a 1.
O fato histórico para o clube é o auge da equipe, uma das mais velhas do país e que, quase sempre, militou no futebol argentino sem ser notado. E foi uma das principais de sua região em sua história

O apelido do Atlético se dá pelo fato do clube ter sido um dos primeiros clubes a surgir na região norte da Argentina, em 1902. O clube, desde sempre, se baseou no futebol, apesar de em tempos recentes ter se dedicado a outras modalidades, como o hóquei na grama e o tênis.
As cores da equipe foram sempre as mesmas: azul e branco. O uniforme se aproxima bastante daquele que é usado pela seleção de seu país e remonta desde a fundação do Atlético.

O clube se filiou à Federação Tucumana de Futebol e conquistou diversos títulos locais. Foram 21 taças da Federação e seis títulos da Liga local, sem falar em torneios amistosos e outras competições.
O time jogou em várias competições nacionais, disputando pela primeira vez o torneio nacional da Primeira Divisão em 1973, fato que se repetiria nos três anos seguintes e em mais cinco oportunidades. Sua melhor participação neste tipo de competição foi em 1979, quando ficou em terceiro lugar.
Nesta época, teve seu melhor período no final dos anos 50 e começo do 60, quando conquistou por oito anos seguintes (1958 a 1964) a taça de campeão da Federação Tucumana de futebol, além de ter sido Campeão do Torneo de La República em 1959, sendo chamado de “Campeão dos Campeões”.

Com a reestruturação do futebol argentino, o time acabou caindo de divisão e passou a militar entre a Primera B (segunda divisão) e o Argentino A (terceira divisão). Em 2004, a equipe obteve o título do Clausura do Argentino A, batendo o Douglas Haig na final.
No entanto, a maior conquista seria em 2008, quando venceu o Racing de Córdoba para ser campeão geral da competição e garantir de vez a vaga de acesso para a Primeira B, na temporada seguinte.
O Decano brigou em boa parte do torneio entre as primeiras posições, e logo se candidatou a ser um dos que brigariam pelo acesso à Primeira Divisão. E isso veio contra o Talleres, em um jogo tumultuado.
O time já comemorava a vaga aos 35 do segundo tempo (virou o intervalo vencendo por 3 a 0) quando a torcida da equipe adversária passou a cometer incidentes violentos, que fizeram a arbitragem interromper a partida. Dias depois, a AFA decretou que o jogo havia sido ganho pelo Atlético.
A vitória causou um fato inédito na atual pirâmide do futebol argentino. Pela primeira vez, um time subiu de divisão em dois anos consecutivos até atingir a elite.

Títulos

Primera B Nacional: 2008-2009
Torneo Argentino A: Clausura 2004 e 2007-2008

Estádio

Estadio Monumental José Fierro é um estádio multi-uso em Tucumán, Argentina. É o estádio do Club Atlético Tucumán. A capacidade de estádios é agora 32.700 devido a profundas obras de remodelação do referido estádio. A expansão está em fase de planejamento e será revelada no futuro próximo.

Apelido : Decanos

Site


http://www.clubatleticotucuman.com/