Pular para o conteúdo principal

Club Atletico River Plate

O Club Atlético River Plate (em espanhol) foi fundado em 25 de maio de 1901, com a fusão de dois clubes de Buenos Aires: o Santa Rosa e o La Rosales. Em uma assembléia entre dirigentes dos das duas agremiações, a fusão foi confirmada com uma eleição e o nome de Club Atlético Forward escolhido pela maioria dos votos.
Em determinado momento da reunião, Livio Ratto, representante do clube Santa Rosa, propôs o nome que o clube é conhecido até hoje, River Plate. O nome significa Rio da Prata em inglês e foi sugerido por Ratto, que viu caixas sendo carregadas por marinheiros no porto de Buenos Aires, com a inscrição “The River Plate”. Uma nova votação foi convocada e o nome foi aceito.
Uma lenda conta que uma fita vermelha de seda estava presa, pendurada na mala de um carro, quando cinco jovens decidiram roubá-la, como uma de suas travessuras. Com a fita, um dos rapazes resolveu enfeitar sua camisa do River Plate, que na época era toda branca. Ele colocou o adorno na camisa, como uma faixa diagonal e logo outros torcedores do River começaram a imitá-lo. A faixa vermelha, na diagonal, foi adotada no uniforme oficial da equipe em um jogo contra o Palermo, que foi vencido pelo River Plate.
Em dezembro de 1908, o River Plate conseguiu chegar à divisão principal do Campeonato Argentino após uma vitória sobre o Racing Club de Avellaneda.
O primeiro campo de treinos do clube foi confirmado no local onde ocupava o Club Atlético La Rosales, no bairro Dársena Sud. Posteriormente, a sede foi mudada para Sarandí, ao sul de Buenos Aires. Após alguns anos em Sarandí, o clube voltou a Dársena Sud e se mudou novamente, dessa vez para o Centro da capital argentina. Do Centro a sede foi transferida para Caballito e de lá para o bairro da Boca.
No tempo que passou no bairro da Boca ocorreu um episódio inusitado: como River Plate e Boca Juniors usavam camisas semelhantes (branca com uma faixa diagonal vermelha, como é a do River até hoje) e habitavam o mesmo bairro, La Boca, uma partida de futebol decidiria quem deveria mudar suas cores. Quem vencesse manteria a mesma cor de camisa, mas teria que se mudar do bairro da Boca. Quem perdesse mudaria de camisa, mas como prêmio de consolação, poderia continuar com a sede no bairro. O River Plate venceu, manteve suas cores e se mudou para o norte, mais precisamente, para o bairro de Nuñez.
Com a implantação do profissionalismo no futebol argentino, em 1931, o River se tornou um modelo como instituição esportiva para todos os clubes da Argentina. Possuía um estádio de luxo no bairro de Palermo e já contava com quase 15 mil sócios. Com a compra do ponta-direita Carlos Peucelle, por dez mil pesos, um preço muito alto para a época, o Clube Atlético River Plate ganha seu apelido mais famoso: milionário. Nos anos seguintes outras aquisições fizeram jus ao apelido. Bernabé Ferreyra e José Maria Minella foram comprados pelo River por mais de 35 mil pesos cada um.
Os anos 40 e 50 foram os mais gloriosos do início da história do River Plate. Em 1942, o clube formou uma linha de ataque, formada por Juan Carlos Muñoz, José Manuel Moreno, Adolfo Pedernera, Ángel Labruna e Félix Loustau. Nos campeonatos que se seguiram, a equipe conquistou três títulos argentinos e consagrou Labruna como um dos maiores ídolos da história do time da faixa vermelha. O time que juntou todos esses grandes jogadores do passado ficou conhecido como “A Máquina”.
Os destaques dos anos 50 foram o goleiro Amadeo Carrizo, o atacante uruguaio Walter Gómez e o sensacional Alfredo Di Steffano, que acabava de se surgir nas categorias de base do River. Carrizo viria a ser considerado o melhor goleiro da história do clube e Di Stéfano, um dos melhores jogadores do mundo.
Os anos 60 foram considerados a década maldita pelos torcedores, jogadores e dirigentes do River Plate. O clube não conseguiu conquistar nenhum Campeonato Argentino nesse período, obtendo apenas alguns vices. Como de costume, a equipe fez as contratações mais caras do futebol argentino, destacando-se a compra do uruguaio Matosas, por 33 milhões de pesos. Apesar do jejum de títulos nacionais, a década foi proveitosa em termos internacionais: em 1961, venceu o Real Madrid e a Juventus, em uma excursão pela Europa, e no ano seguinte, venceu o Santos de Pelé, jogando no Monumental de Nuñez.

Em junho de 1968, as duas maiores torcidas da Argentina presenciaram a maior tragédia da história do futebol daquele país: 71 pessoas morreram por asfixia durante um clássico entre River Plate e Boca Juniors, disputado no Estádio Monumental.
Os anos 70 foram marcados pela chegada do técnico brasileiro Didi, que implementou o jogo bonito no time Milionário, baseado nos jovens saídos das categorias de base. Em 1972, foi disputado um dos Boca e River mais emocionante da história: o River Plate venceu por 5 a 4 depois de estar perdendo por 4 a 2.
Nos anos 80, o River Plate formou um grande time com destaque para o goleiro Fillol e os atacantes Enzo Francescoli e Mario Kempes, além do técnico Alfredo Di Stefano. Essa equipe conseguiu os títulos da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes escrevendo o nome do River em âmbito internacional. A Libertadores de 1986 foi conquistada com uma vitória sobre o América de Cali, da Colômbia, nas finais da competição e o Mundial Interclubes, com um triunfo sobre o Steaua Bucarest, da Romênia, em Tóquio. No ano seguinte, a equipe venceu a Copa Interamericana batendo o Deportivo Alajuelense da Costa Rica, por 3 a 0.
Na década de 90, o River Plate se confirmou como um clube formador de grandes talentos do futebol, principalmente após a contratação do técnico Daniel Passarella. Nestes anos, o clube ganhou vários campeonatos nacionais e Em 1996, o River Plate conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores, novamente vencendo o América de Cali, com um trio ofensivo formado por Francescolli, Ortega e Crespo. O técnico era Ramón Diaz, que fez história como goleador da equipe no fim da década anterior. Acabou derrotado nas finais da Supercopa, contra o Cruzeiro e do Mundial Interclubes, contra a Juventus de Turim.
Desde o início do século 21, o River Plate conquistou três campeonatos nacionais. Porém, não teve campanhas de destaque nas competições internacionais. Em 2001, a torcida riverplatense fez uma grande demonstração de amor à equipe, carregando uma bandeira de mil metros de extensão desde o Obelisco, no Centro de Buenos Aires, até o Estádio Monumental, na zona portuária da cidade.

O 30º título argentino veio no Clausura 2002, sob o comando de Ramón Díaz e com Ariel Ortega dentro de campo, além do jovem Andrés D’Alessandro e do artilheiro Fernando Cavenaghi. O momento marcante desse campeonato foi a vitória no superclásico por 3-0 em pleno La Bombonera.
Já sob o comando do chileno Manuel Pellegrini, mas ainda com D’Alessandro, Cavenaghi, e agora com o jovem Martín Demichelis na defesa, o River alcançou oito vitórias seguidas e levou seu 31º título no Clausura 2003. Além disso, foram muito importantes o meia Lucho González, Ariel Garcé, Horacio Ameli, Javier Mascherano, Eduardo Coudet e Esteban Fuertes. Nessa temporada, se aposentou o jogador mais vitorioso da história do clube, Leonardo Astrada.
Em 16 de Maio de 2004, o time do agora técnico Astrada assumiu definitivamente a ponta do Clausura ao derrotar por 1 a 0 o Boca, em pleno La Bombonera. De quebra, o gol de cabeça de Fernando Cavenaghi ainda acabou com a invencibilidade dos "Xeneizes" naquela 14ª rodada. O clube ainda teve que esperar até a última rodada para levantar a taça pela 32ª vez em sua história. Mas nem tudo era flores para o time platense pois, para desespero de seus torcedores e assim como em 2000, em 2004 o time foi novamente eliminado da Libertadores pelo seu arqui-rival Boca, dessa vez nas semifinais.
A vantagem de títulos nacionais sobre o Boca Juniors, contudo, foi aumentada ainda mais no Clausura do mesmo ano quando o River empatou com o Atlético de Rafaela (1-1) e levou mais esse título. Os retornos de Marcelo Gallardo e Marcelo Salas, com o toque de classe de Lucho González e a excelente zaga com Horacio Ameli e Eduardo Tuzzio foram fundamentais para a conquista desse campeonato. Mantendo a forte equipe campeã o River entrou na Libertadores do ano seguinte como um dos favoritos, mas acabou sendo eliminado pelo São Paulo por mais uma vez nas semifinais.
Seu título mais recente foi o Clausura 2008, o 33ª da história e logo após uma eliminação dramática da Libertadores pelo San Lorenzo, devolvendo a eliminação de 96 para o próprio River após uma derrota e um empate nas eliminatórias. Com novos ídolos estrangeiros, como o colombiano Falcão García, o uruguaio Sebastián Abreu e o chileno Alexis Sánchez, além do veterano Ortega, o título argentino comandado pelo técnico Diego Simeone ainda garantiu ao clube a classificação direta à Libertadores do ano seguinte.
Porém, o que parecia ser uma recuperação do fracasso no torneio continental acabou se tornando um pesadelo a partir do momento em que o mesmo time que acabara de se sagrar campeão nacional inexplicavelmente entrou em declínio culminando com a lanterna ao fim do Apertura e escrevendo uma página triste em sua história centenária como a pior colocação de todos os tempos. Somado a isso, um novo fracasso em competições continentais (dessa vez pela Copa Sul-Americana, frente ao mexicano Chivas Guadalajara), e repetindo o mesmo fiasco que obteve diante do San Lorenzo quando tinha a classificação nas mãos e deixou escapar nos momentos finais, rendeu ao elenco outrora consagrado campeão o apelido de "O Pior Time da História".

Títulos

Copas Libertadores da América (2): 1986 e 1996.
Copa Intercontinental (1): 1986.
Copa Interamericana (1): 1987.
Supercopa (1): 1997.
Campeonato Argentino (32): 1932, 1936, 1937, 1941, 1942, 1945, 1947, 1952, 1953, 1955, 1956, 1957, 1975 (Metropolitano), 1975 (Nacional), 1977(Metropolitano), 1979 (Metropolitano), 1979 (Nacional), 1980 (Metropolitano), 1981 (Nacional), 1985/86, 1989/90, 1991 (Apertura), 1993 (Apertura), 1994 (Apertura), 1996 (Apertura), 1997 (Clausura), 1997 (Apertura), 1999 (Apertura), Clausura 2000, 2002 (Clausura), 2003 (Clausura), 2004 (Clausura) , 2008 ( Clausura ).


Hino


El más grande sigue siendo River Plate,
el campeón más poderoso de la historia,
el más grande por las glorias
que alumbraron el ayer
y que brillan todavía en mi memoria...
El más grande sigue siendo River Plate
y será más grande aún en el mañana,
por el juego, por las ganas y el orgullo de tener
una banda roja que nos cruza el alma...
Vuelan las banderas del Monumental,
se viene River, se viene la alegría.
Y cada hora, cada día River Plate te quiero más,
como te quiere casi toda la Argentina...
El más grande sigue siendo River Plate,
por su estilo sus estrellas y su gente,
porque River no se vende,
porque se lleva en la piel
y en cualquier lugar que esté siempre va al frente...
Vuelan las banderas del Monumental,
se viene River, se viene la alegría,
y cada hora, cada día River Plate te quiero más,
como te quiere casi toda la Argentina...
Hasta que me muera te voy a alentar,
y si volviera a reencarnarme en otra vida,
no sé por dónde viviría,
de que iría a trabajar,
pero seguro que de River yo sería...
El más grande por las ganas
y el orgullo de tener
una banda roja que nos cruza el alma...




Estádio

O Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez fica localizado em Buenos Aires, Argentina, próximo ao Rio da Prata. É a casa do River Plate e de jogos da Seleção Argentina de Futebol e com 67.449 lugares, é o maior Estádio da Argentina.
O nome do estádio é uma homenagem ao Presidente do Clube na época da construção, Antonio Vespucio Liberti. Apesar do apelido, o Monumental não fica no bairro de Núñez, e sim em Belgrano, bairro vizinho e também nobre como Núñez.

Em 1934, o River Plate tinha 31 anos de criação. Tinha 1 título amador e 1 Título Profissional no Futebol. Era conhecido como "Los Millonarios" devido as contratações caras. Em 31 de Outubro de 1934, 83.950 metros quadrados são adquiridos pelo clube para a construção do estádio.
Em 25 de Maio de 1935, foi colocada a pedra fundamental do Estádio. No dia 1 de Dezembro, foi apresentado os planos da construção e apenas em 27 de Setembro de 1936 se iniciou a construção, sob a supervisão dos arquitetos José Aslan e Héctor Ezcurra.
Após dois anos de construção e três tribunas concluídas, no dia 25 de Maio de 1938, cerca de 8.000 pessoas presenciaram a entrega de uma bandeira argentina e outra do clube, cercadas pelos sócios, que entoaram o Hino Argentino e do River Plate. No dia seguinte, uma festa com cerca de 120.000 espectadores e, após diversas atividades, a primeira partida do estádio, contra o Peñarol, do Uruguai. Vitória do River, por 3 a 1.
Em 1958, as arquibacandas em forma de ferradura do estádio foram fechadas, formando o oval. Com a Copa do Mundo de 1978, o estádio passou por reformas e teve sua capacidade reduzida para 97.709 espectadores sentados, sendo um dos melhores estádios do mundo na época. Foram disputadas 9 jogos no Monumental de Núñez, incluindo a abertura (1 de Junho, Alemanha Ocidental e Polônia, 0 a 0) e a Grande Final entre Argentina e Holanda, com vitória argentina por 3 a 1.
O estádio foi palco dos títulos do River Plate na Taça Libertadores da América, em 1986 e em 1996, ambos contra o América de Cali.
Em 29 de Novembro de 1986, o estádio recebeu o nome do ex-presidente Antonio Vespucio Liberti.

Alcunhas Los Millonarios ; La Banda Roja

Site

http://www.cariverplate.com

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância