Pular para o conteúdo principal

Club Olimpo de Bahía Blanca

A certidão de nascimento do Olimpo é datada de 15 de outubro de 1910. Nesse dia, pouco mais que dez cidadãos de Bahía Blanca resolveram dar um clube para a cidade. José Avellanal foi eleito presidente e, por ter origem uruguaia e afinidade com o Peñarol, adotou um uniforme idêntico ao do tradicional esquadrão cisplatino, com listras verticais em preto e amarelo.

Ainda esteve em pauta a adoção do nome: escolheu-se Olimpo, por fazer alusão ao monte descrito pela mitologia grega. Libertad e River Plate, outras opções, foram descartados. Embora siga uma linha diretamente ligada ao futebol, os aurinegros já se sagraram campeões no Argentino de Clubes de basquete.

Durante mais de meio século de vida, o Club Olimpo viveu as divisões de acesso do futebol argentino, ao passo que as maiores façanhas foram títulos da Liga del Sur. Apenas em 1984, por meio de conquistas regionais, os aurinegros atingiram a elite argentina, pela primeira vez em 74 anos, em uma era em que a organização não era propriamente uma virtude das ligas nacionais argentinas.

Nessa edição, em que o formato de disputa não era de pontos corridos, o Olimpo foi até as oitavas-de-final, superando uma fase de grupos. O acesso, obtido por meio da Liga del Sur do ano anterior, não se repetiu, e o time de Bahía Blanca não voltou para a elite em 1985. Ainda assim, os aurinegros destacaram-se por um jogo diante do Boca Juniors, dois anos depois. O duelo era válido pela Liguilla Pré-Libertadores, competição que dava espaço para times do interior, e acabou com um empate em La Bombonera, suficiente para o avanço dos donos da casa. Suficiente também para saciar a alegria dos visitantes.

Apenas em 2002 o Olimpo conseguiu voltar para a primeira divisão. Ao longo de quatro temporadas, manteve-se seguramente entre as posições intermediárias, mesmo que não dispusesse de um elenco com jogadores conhecidos. Sua melhor classificação foi um sexto lugar, em 2003.

Bastou uma temporada para o Olimpo retomar a vaga para a elite argentina. Aliás, com o título já do Torneo Clausura em 2004, o aurinegro demonstrou força, ratificada com a conquista bastante antecipada do título no Apertura. O modesto Club Olimpo, de Bahía Blanca - cidade que integra a Província de Buenos Aires – está de volta à elite, onde esteve por quatro temporadas, de 2002 a 2006.

O acesso para os aurinegros veio quase que em caráter inquestionável. Campeão do Apertura e do Clausura, subiu para a primeira divisão sem a necessidade de playoffs, antecipando as férias e a alegria de sua modesta torcida. Localizado em Bahía Blanca, cidade com população inferior a 300 mil habitantes, o Olimpo tinha como maior feito em sua história o fato de conquistar em 26 oportunidades a Liga del Sur, torneio semiprofissional disputado na região que integra.

Ainda que tenha esporadicamente chegado à primeira divisão em 1984, foi no século XXI que o Olimpo ganhou maior projeção, ao se manter, sem grandes jogadores, na elite do futebol argentino durante quatro temporadas. Nesse período, em oito campeonatos, entre Apertura e Clausura, só duas vezes terminou na metade de cima da tabela, o que comprova as dificuldades e o conseqüente heróismo de se manter entre os maiores da Argentina.

Títulos

Primera B Nacional (3): 2001/2002, Apertura 2006, Clausura 2007.
Torneo Argentino C (1): 1988/1989.


Estádio

Estadio Roberto Natalio Carminatti
Capacidade 20000

Apelido

Aurinegro


Site

http://www.clubolimpo.com/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância