segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Arsenal Fútbol Club

Time mais jovem da elite argentina, o Arsenal foi fundado no dia 11 de janeiro de 1957, após uma reunião realizada no bar “Lãs 3 FFF”, em Sarandí. Estiveram presentes ao evento 14 pessoas, entre elas Julio Humberto Grondona, atual presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA) e primeiro comandante do clube.
Todos que participaram da reunião eram fãs de Independiente e Racing, agremiações que foram homenageadas nas cores vermelha e azul da camisa do Arsenal de Sarandí. O nome dado ao time foi inspirado na equipe inglesa do Arsenal, de Londres, cujo o significado da nomenclatura é uma equipe de fortaleza.
No começo de sua história, o ano de 1961 foi um dos mais importantes para o time. Em março, o Arse começava a fazer parte da AFA e dois meses depois já realizava sua primeira partida oficial contra a equipe do Piraña, na quarta divisão do Campeonato Argentino. O jogo acabou com um empate por 1 a 1.
No ano seguinte, o Arsenal fez uma temporada sensacional e conseguiu o acesso para a terceira divisão. A campanha foi marcada pelo título invicto: 29 jogos, 22 vitórias e sete empates.
Em 1963, o Arse começou a construir o seu estádio, que foi aberto ao público no dia 12 de outubro de 1964. Na temporada de inauguração, o Arsenal conquistou o segundo título de sua história: a conquista da terceira divisão.
O começo no Torneio Primeira B se deu em 1965, quando foi sexto colocado. Porém quando se esperava um melhor desempenho na temporada de 1966, o time teve sua primeira grande decepção no mundo do futebol. Foi rebaixado para a terceira divisão e viu o sonho de chegar à elite da Argentina ficar mais distante. O retorno para a divisão de acesso aconteceu logo em 1968, após outra campanha invicta.
O desejo de disputar o Torneio Nacional B chegou perto de se realizar em 1970, porém a equipe não se classificou para a final após empatar com o Brown em números de pontos e ter seis gols a menos que o adversário.
Em 1976, o Arsenal perderia o maior presidente de sua história. Julio Humberto Grondona abandonava a presidência do clube, onde ficou durante 20 anos desde a fundação.
A batalha pelo sonho se seguiria durante um bom tempo, mas a angústia da torcida do Arse diminuiria em 1992. O acesso chegou após a vitória por 2 a 1 contra o Alvarado e, pela primeira vez em sua história, o clube de Sarandí jogaria a divisão nacional.
Após essa conquista, o time batalharia mais dez anos para finalmente fazer parte da elite da Argentina. O ano de 2002 marcou a realização do sonho de todos os torcedores e diretores do Arsenal. A equipe conquistava o acesso para a divisão principal 45 anos depois de sua fundação.
A principal glória conquistada pelo Arse em toda sua história aconteceu em 2007. A agremiação fez uma campanha com apenas uma derrota na Copa Sul-Americana e venceu o América do México na grande final. No somatório das duas partidas, 4 a 4. Por marcar 3 gols fora de casa, a equipe de Sarandí ficou com a taça.
Obteve seu primeiro título de expressão em 2007, quando Copa Sul-Americana de daquele ano.
Em 2008, participou pela primeira vez em sua história da Copa Libertadores da América, mas não foi bem sendo eliminado ainda na primeira fase da competição. Ainda em 2008, foi o primeiro campeão da Copa Suruga Bank.

Títulos 

Copa Sul-Americana: 2007
Copa Suruga Bank: 2008
Campeonato Argentino (Segunda Divisão): 2002
Torneio Primera B: 1992.
Torneio Primera C: 1964 e 1986.
Torneio Primera D: 1962.

Estádio

O Estádio Julio Humberto Grondona está localizado Sarandí, Avellaneda, Província de Buenos Aires. É aonde joga o clube argentino Arsenal Fútbol Club, que também é o dono do estádio. É conhecido também como El Viaducto (O Viaduto). Capacidade 16.300 pessoas


Alcunhas El Viaducto  ; El Arse

Site
http://www.celesteyrojo.com.ar/