sábado, 18 de julho de 2009

Sociedade Esportiva Matsubara

Foi fundada em 18 de dezembro de 1974, por Sueo Matsubara, animados com a conquista do Torneio Frei Raphael Froner em Bandeirantes em 1.974,diretores do Matsubara decidiram à época incluir a S. E. MATSUBARA no Campeonato Amador de1.975, promovido pela Liga Regional de Futebol de Cornélio Procópio.

Com a conquista do título, o Clube ganhou o direito de disputar a Taça Paraná, certame que reúne os campeões amadores de todas as ligas filiadas à Federação Paranaense de Futebol.

Em 1976, dois anos após sua fundação, a S.E. MATSUBARA passou a integrar a então 1ª Divisão de Profissionais do Paraná. Com a conquista do vice-campeonato, assegurou sua participação na extinta Divisão Especial. Ainda em 76, a S.E. MATSUBARA levou a F. P. F. a realizar o 1º Campeonato estadual de Juvenis (hoje Sub-20), um campeonato unificando Norte e sul do Paraná.
De 77 em diante, a primazia do clube de Cambará surgiu e nos primeiros 10 anos de disputa, o Matsubara ganhou sete vezes e foi vice em três.

Enquanto nenhum time possuía Centro de Treinamento (os famosos CT's) no Paraná, no ano de 1980 o Matsubara fundava o CT Vila Olímpica e se tornava o primeiro clube paranaense a disponibilizar este recurso para seus atletas. O sucesso foi tão grande que o clube se tornou referência nacional no trabalho com categorias de base. E o resultado disso, foi melhor ainda. O clube foi campeão estadual de juniores nada menos que nove vezes, título que o Atlético Paranaense, por exemplo, conquistou pela primeira vez no ano passado.

Além disso, para se ter idéia do carisma do Matsubara em sua cidade, o Estádio Regional de Cambará foi construído pela própria população, para que o clube tivesse um lugar decente para mandar seus jogos.

Hoje, o clube disputa apenas à terceira divisão, de volta a Cambará.

Estádio : Regional de Cambará

Capacidade 20.000 espectadores

Títulos

Categorias de Base Campeonato Paranaense de Juniores (Sub-20): 7 vezes (1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1987 e 1988).

Seu mascote é o Japonesinho.