quarta-feira, 1 de julho de 2009

Clube Quinze de Novembro

Fundado no dia 15 de novembro de 1911, por dois operários de uma fábrica de calçados da região de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, o 15 de Novembro nasceu como Esporte Clube 15 de Novembro. Seis anos mais tarde, o clube se juntou a duas outras entidades (Sociedade Alemã de Tiro e Sociedade de Canto) e assim foi fundada a Sociedade Concórdia.

Em 1943, os diretores da Sociedade Concórdia decidiram acabar com o departamento de futebol do clube, mantendo apenas outras áreas sociais. A partir daí, o futebol tornou-se independente e voltou a se chamar Esporte Clube 15 de Novembro.

Na década de 60, o 15 de Novembro iniciou uma era vencedora nas categorias amadoras do Rio Grande do Sul, vencendo diversos torneios e aumentando o seu prestígio no estado.

Em 1975, o clube finalmente passou a ser conhecido apenas como Clube 15 de Novembro, nome que carrega até hoje.

19 anos mais tarde, em 1994, o clube se profissionalizou e passou a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. A primeira participação na divisão de elite do Gaúcho aconteceu em 1999, quando a equipe se sagrou vice-campeã da Copa Abílio dos Reis e se juntou a Grêmio, Internacional, Juventude e outras entidades para disputar a Primeira Divisão.

Mas a primeira campanha histórica do 15 de Novembro, em Campeonatos Gaúchos, aconteceu somente em 2002. O clube chegou à final contra o Internacional, mas foi derrotado na decisão e terminou com o vice-campeonato. O feito se repetiu no ano seguinte, em 2003, perdendo mais uma final para o Internacional.

A ascensão do Clube 15 de Novembro não parou, e em 2004 o clube terminou a Copa do Brasil na terceira colocação, sendo eliminado pelo Santo André nas semifinais. Na grande decisão, a equipe paulista venceu o Flamengo, no Maracanã, e conquistou o torneio nacional.

Em 2005, mais um vice-campeonato Gaúcho para a história do 15 de Novembro. Novamente o Internacional estava no caminho e conquistou o terceiro título estadual em cima do clube de Campo Bom.

Para coroar o crescimento do clube, um título em 2006. A Copa Emídio Perondi foi conquistada após uma final disputada com o Ulbra. No primeiro jogo, em Canoas, por 3 a 1. Já no jogo de volta, em Campo Bom, novo triunfo, mas desta vez por 3 a 0.

Infelizmente o 15 de Novembro não foi bem no Campeonato Gaúcho de 2008 e, ao lado do Guarany, foi rebaixado. Dificuldades provenientes da falta de patrocínio fizeram com que a direção do clube pedisse licença à Federação Gaúcha de Futebol e não vai disputar a segundona em 2009.

Estádio

Estádio Sady Arnildo Schmidt é um estádio de futebol localizado na cidade de Campo Bom no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Seu proprietário é o Clube 15 de Novembro.

Espectadores: 3.500

Informação: Em 1935 o clube adquiriu e passou a jogar em um novo campo, que é o atual estádio Sady Arnildo Schmidt.

Hino

Orgulho do Pequeno Gigante
És tu, tricolor imponente,
Passado glorioso e triunfante
Altivo aos olhos da gente.

Nós, parceiros, vibramos contigo
Na esperança de sempre vencer
O futuro garante ao inimigo
A derrota sem mesmo perceber.

Quinze, Quinze, Quinze,
Tantas vezes campeão.
Com garra vamos à luta
Trazendo o troféu da conquista na mão.

É verdade que sempre foi grande
Não és mais, és o maior...
A família sempre radiante
Porque vive ao lado do melhor

Mascote do 15 de Novembro


Alemãozinho

Site

http://www.clube15denovembro.com.br/