sexta-feira, 17 de julho de 2009

Esporte Clube Cabo Branco

Impulsionados pelo amor ao futebol, um grupo de jovens pessoenses resolverem oficializar suas peladas dominicais fundando um clube. Assim, reunidos num domingo do ano de 1915, no altiplano do cabo branco lançaram os alicerces do que hoje é o maior complexo sócio-cultural esportivo paraibano: o Esporte Clube Cabo Branco.

Sempre voltados para o futebol aqueles jovens foram fortalecendo o time, realizando partidas interestaduais, vencendo jogos e campeonatos importantes, tendo participado vitoriosamente do primeiro jogo promovido pela Liga Desportiva Paraibano, em 1919.

A popularidade conseguida com o futebol, aliada a uma estrutura social, administrativa e financeira exemplar, possibilitaram ao clube transferir-se o hipódromo do bairro de Jaguaribe.
Em 1942 o futebol adulto do clube foi extinto, dando lugar às categorias de base.
A parti dos anos 30 novas modalidades esportivas foram introduzidas como basquete, vôlei, tênis de mesa, futebol de salão, natação, ginástica, handebol e aeróbica.
A parte social foi inicialmente marcada por bailes carnavalescos no hipódromo de Jaguaribe. Pouco tempo depois o clube adquiriu a sede central da Rua Duque de Caxias, onde festas carnavalescas e desfiles de fantasias rivalizavam com outros clubes e influenciavam no comportamento social da cidade.
A sede do hipódromo de Jaguaribe foi desativada com grande baile de carnaval. Da mesma forma, foram inaugurada, 1958, a atual sede Fo bairro de Miramar.
Com a chegada dos anos 80 os bailes carnavalescos começam a perder a força e, na sede do Miramar dá-se inicio a uma extensa programação social, com festa típicas, bailes de debutantes, concursos de misses, shows com artistas renomados, eventos que mantêm o clube vivo até hoje. Nessa mesma época ocorre também o crescimento esportivo do Cabo Branco, que revelou atletas de nível nacional em diversas modalidades.

Títulos

Campeonato Paraibano: 10 vezes (1915, 1918, 1920, 1924, 1926, 1927, 1929, 1931, 1932 e 1934).

Fonte
http://www.clubecabobranco.com/historia.htm