quinta-feira, 16 de julho de 2009

Estrela do Norte Futebol Clube

ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE, fundado em 16 de janeiro de 1916, numa casa próximo ao Colégio Liceu Muniz Freire. Participaram da reunião de fundação LAURENTINO LUGON, MÁRIO SAMPAIO, ORLANDO NUNES, AMPHILÓFIO BRAGA, JOÃO VIANA, ESTULANO BRAGA, DEUSDEDIT CRUZ, FERNANDO REIS, FRANCISCO PENEDO, que são considerados portanto os fundadores do Clube mais querido do Sul do Espírito Santo e hoje uma das maiores paixões do nosso Estado do Espírito Santo. FRANCISCO PENEDO foi o primeiro Presidente do Clube.

A primeira Sede, segundo constam nos arquivos, foi onde é hoje, o Tiro de Guerra e o primeiro campo foi no pátio do Liceu Muniz Freire, zona norte da cidade, daí o nome ESTRELA DO NORTE. As primeiras cores do Estrela do Norte, eram Verde e Amarelo e o primeiro time Estrelense era formado por Pedro Tanure, Antonio Cruz, Belmiro, Adão, Barão, Dodoca, Erly, Vivi, Mine, Cezarino e Lauro.
Tempos depois, por volta da década de 30, o Estrela transferiu o seu campo para o Bairro Sumaré, onde está até hoje. No início o campo era aberto, depois com muito esforço a Diretoria conseguiu cercar o Estádio com varas de bambus, tábuas e bem depois conseguiu murar. Os ingressos para os jogos eram vendidos no Armazém "Estrela", sob o comando do Sr. Oswaldo Lima. O primeiro lance de arquibancadas foi sob o comando de José Cocco e Otávio Mesquita, depois veio o aterro comandado pelo Sr.Mário Monteiro e a criação da Banda de Música "Estrela do Norte", pelo Maestro Raul Sampaio e Mário Sampaio. Alfredo Duarte de Abre e Armando Lunz, seu LICO, fizeram os melhoramentos na iluminação do Estádio. Darcy Brum, Délio Lima, Gerson Moura e José Cocco, colocaram vestiários, alambrados, traves e aumentaram arquibancadas.

O Estrela foi o primeiro campeão Sulino de profissionais. Vários grandes jogadores vestiram a camisa do Estrela na época: Elias, Fernando, Catiquinha, Sarará, Pedrinho, Toninho, Geraldo Martins, Geraldo Menezes, Lico, Siro e Zinho., Virgilio, Hugo, Américo, Correlogo, Otacílio, Gerson, Donato, Rainor, Bela, Nerinho, Jove. Veraldo, Raul, Gesse, Orlando, Manduca. Em 93 anos de existência o clube ganhou vários títulos regionais, mas jamais venceu um campeonato estadual. Tem a mais fanática e uma das maiores torcidas do Espírito Santo.
Em 1996, o Estrela do Norte Futebol Clube, foi notícia no Brasil, devido a publicação na Revista Placar sobre "o menor campeonato do mundo", o campeonato capixaba da 2ª divisão, tendo o Estrela do Norte Futebol Clube campeão, e o Sport Club Capixaba como o vice-campeão.

HINO DO ESTRELA DO NORTE F. C.
(Raul Sampaio)

Ô Estrela, Ô Estrela
É o clube do meu coração
Quando há jogo, pega fogo
Na torcida do meu campeão

Alvi-negro preferido
De vitória em vitória se fez
Pega a bola, leva a bola, chuta a bola, não dá bola
Vence um, vence dois, vence três

Brilham, também os refletores
Sua cores, suas cores
Ele, é tradição do esporte
Como é forte, como é forte
O meu Estrela do Norte


Estádio

Mário Monteiro (Sumaré).
Capacidade: 12.000 pessoas.

TÍTULOS:

Campeonato Capixaba - 2ª Divisão: 2 vezes (1996 e 1999).Copa Espírito Santo: 3 vezes (2003, 2004 e 2005). Campeonato Sulino Capixaba: 6 vezes (1954, 1955, 1964, 1965, 1966 e 1968).