sábado, 25 de julho de 2009

Centro Limoeirense

O Centro Limoeirense de Futebol foi fundado em 15 de setembro de 1913 em Limoeiro, em Pernambuco. Apesar de ser um dos clubes mais antigos do estado, a equipe só se profissionalizou 50 anos depois, em 1963.

Já no primeiro ano de profissional, o time já disputou a primeira divisão do Campeonato Pernambucano, sendo a primeira equipe de Limoeiro a alcançar esse nível. Logo na estréia, a equipe ficou com a quinta colocação no Estadual.

Mas a colocação final do Centro, a sua melhor em toda a história do Pernambucano, não foi o principal momento da história do campeonato de 1963. Após perder na estréia para o Náutico por 2 a 0, o clube devolveu o placar no estádio José Vareda, o Varedão, e conseguiu sua primeira vitória sobre um clube da capital pernambucana. O Centro só voltaria a vencer o Timbu 40 anos depois, em 2003, quando, com gol de Eduardo, saiu com a vitória por 1 a 0.

No ano seguinte, o time conquistou novamente uma ótima colocação, ficando com a sexta posição.

Após essas boas posições, o clube só voltaria a disputar a primeira divisão do futebol pernambucano 30 anos depois, em 1994. E não foi um bom retorno para o Dragão. Após terminar na 12ª colocação, o clube foi rebaixado.

No ano seguinte, no entanto, a equipe retornou à primeira divisão. Após uma ótima campanha na Série A2 do Pernambucano, o Centro terminou na segunda colocação, perdendo na final para o Sete de Setembro de Garanhuns.

Nos anos seguintes, o clube disputou duas Séries A1 de Campeonato Pernambucano seguidas. Em 1996, o Dragão terminou na oitava colocação. Já no ano seguinte, a equipe de Limoeiro ficou apenas com a 12ª posição, o que rendeu um novo rebaixamento ao time.

O time só voltaria a disputar a primeira divisão quatro anos depois, em 2001, quando ficou com a nona posição e foi rebaixado novamente.

Em 2003, o clube teve a sua primeira negociação com um clube do exterior, quando vendeu os direitos econômicos do jogador Cleyton Mendes do Santos para o Dong Tam Long Na, pequeno clube do Vietnã.

Quatro anos depois, em 2007, veio outra grande conquista do Centro Limoeirense de Futebol. Após ficar na segunda colocação no grupo 2, o time se classificou e venceu Usina Catende e Sete de Setembro, quando se vingou do clube de Garanhuns. Na final, a equipe de Limoeiro enfrentou o Salgueiro e, após duas derrotas por 1 a 0, o Dragão ficou com o vice-campeonato da Série A2 do Pernambucano.

Infelizmente o clube não foi bem no Campeonato Pernambucano de 2008, sendo rebaixado. Em 2009, o Centro terá que disputar a segunda divisão do estadual.

Estádio

José Vareda (Varedão)
Capacidade 5000 lugares


Mascote

A mascote do Centro Limoeirense de Futebol é um dragão. Ele foi escolhido como um dos símbolos do clube por sua força. Além disso, o animal mítico é dono de uma fibra enorme, que seus jogadores devem incorporar.