domingo, 5 de julho de 2009

Grêmio Esportivo de Jaciara

O Grêmio Esportivo de Jaciara foi fundado em 15 de junho de 1975 por um grupo de imigrantes gaúchos, todos torcedores do homônimo famoso, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, do Rio Grande do Sul.

Como a criação do novo time do Mato Grosso foi inspirada no Tricolor dos Pampas, seu escudo, uniforme e cores também são semelhantes ao do time de Porto Alegre, campeão mundial interclubes em 1983.

Nos primeiros anos de existência, a equipe disputava apenas jogos e campeonatos amadores da região. Com a adesão do futebol profissional, o time também se afiliou a FMF (Federação Matogrossense de Futebol) e passou a competir em torneios organizados pela entidade gestora do esporte do Estado.

O Jaciara disputou seu primeiro Campeonato Estadual em 1987 e, logo em sua estréia, sagrou-se vice-campeão da segunda divisão, ficando atrás apenas do Esporte Clube Tubarão.

Pelo regulamento do Campeonato Mato-Grossense, apenas o campeão ascende à elite do futebol no Estado. Desta forma, o Grêmio estreou na divisão principal apenas na década de 90, mais precisamente em 1992.

Nos anos 90, o time passou a ganhar notoriedade ao disputar os estaduais de 1994, 96 e 99, mas sem sucesso. No século 21, o clube se firmou na elite e participou dos campeonatos de 2000, 03, 04, 05, 06, 07 e 2008.

A melhor campanha da equipe no Campeonato Mato-Grossense aconteceu em 2007, quando a entidade se sagrou vice-campeã. A agremiação alcançou a fase final do estadual, mas não conseguiu superar o time do Cacerense e acabou perdendo o título, após ser derrotada nos dois jogos da decisão – 1 a 0 em casa e 2 a 0 no campo do adversário.

O segundo lugar classificou o clube para disputar pela segunda vez o Campeonato Brasileiro da Série C em 2007 – a primeira participação aconteceu em 2003 -, mas, assim como em sua estréia, não passou da primeira fase.

O vice-campeonato também garantiu o clube na Copa do Brasil, onde fez sua estréia e, por obra do acaso, enfrentando justamente seu “primo rico”, o Grêmio, time no qual foi inspirado, perdendo os dois jogos. o 1º por 1 x 0 e o 2º por 6 x 0.

Em 2009, foi eliminado e rebaixado a segunda divisão durante o campeonato, por não registrar os jogadores no BID da CBF e não recolheu a taxa anual, o que o impede de disputar qualquer competição profissional.

Estádio

Estádio: Márcio Cassiano da Silva
Capacidade 5000





Apelido: Tricolor dos Canaviais, Tricolor do Vale