Pular para o conteúdo principal

Esporte Clube Ipitanga da Bahia Ltda.

Fundado no dia 20 de Setembro de 2003, na cidade de Lauro de Freitas, o Esporte Clube Ipitanga Bahia foi um projeto idealizado pelo empresário alemão Martin Winner (hoje presidente do clube), juntamente com Renato Braz (Diretor de Futebol) e o ex-jogador Paulo Sérgio (tetracampeão com a Seleção Brasileira).

O Ipitanga leva o nome de um bairro da cidade de Lauro de Freitas, tem a cor laranja (inspirada na seleção da Holanda) como a sua cor principal. É o caçula do futebol da Bahia, tendo em sua curta trajetória campanhas memoráveis no cenário futebolístico baiano. O primeiro jogo do Ipitanga foi um amistoso com o Bahia, em 2003, onde venceu o tricolor por 1 a 0. A partir daí, o clube passou a traçar uma trajetória vencedora e meteórica.

Em 2004, disputou a segunda divisão do Campeonato Baiano, buscando a única vaga disponível ao acesso à elite do futebol do Estado. O início não foi muito agradável, pois o Ipitanga perdeu um e empatou dois jogos, nos seus três primeiros confrontos oficiais. Porém, o time se recuperou e deu uma arrancada espetacular rumo ao título. E na final, frente ao Guanambi, empatrou fora de casa e venceu o jogo de mandante, conquistando o direito de disputar a primeira divisão do Campeonato Baiano, com menos de 2 anos de existência.

Na elite estadual de 2005, enfrentou os grandes clubes, como o Vitória e o Bahia, chegando até as semifinais do torneio, quando caiu diante do Rubro-Negro. Na melhor de dois jogos, empatou o duelo como mandante e perdeu por 2 a 1 como visitante.

Nesta competição, o Tucano, como também é conhecido o Ipitanga, aprontou surpresas, como a vitória sobre o Bahia no Estádio Luiz Eduardo Magalhães.

O terceiro lugar na competição permitiu que o time disputasse a Série C do Brasileiro em 2005, na qual chegou à 36ª colocação na competição. Em 2006, ficou perto novamente de participar da decisão, mas foi eliminado nas semifinais do primeiro e do segundo turno, respectivamente pelo Vitória e pelo Colo-Colo.

O estádio do time desde 2005 é o Luiz Eduardo Magalhães, localizado no município de Terra Nova. O antigo palco onde o Ipitanga iniciou suas primeiras disputas, o estádio Municipal de Lauro Freias, foi abandonado pelo clube, pois a prefeitura não dava o incentivo que os dirigentes pretendiam.

Estádio

O Estádio Pedro Amorim Duarte localiza-se no município baiano de Senhor do Bonfim e possui capacidade para 5.000 espectadores. O Ipitanga apartir de 2009 passou a mandar seus jogos nesse estádio, que antes abrigava apenas partidas de caráter amador.

Hino

Autor: Paulo Vaqueiro
Bote fé Não vim pra ser mais um Encaro qualquer um Nasci um campeão Laranja é a cor da fera E o grito da galera tem mais vibração Esporte Clube Ipitanga é futebol, é gana É mais coração E quando entra em campo Estou feliz e canto toda essa energia (Refrão) E tome bola na rede É gol do Ipitanga! Tucano mania E tome bola na rede É gol do Ipitanga, é só alegria Eu visto essa camisa Com muito orgulho Com muita emoção Eu vou gritar seu nome Em qualquer estádio, em qualquer nação E quando estou em campo Estou feliz e canto toda essa energia (Refrão) E tome bola na rede É gol do Ipitanga! Tucano mania E tome bola na rede É gol do Ipitanga, é só alegria



Mascote

O Tucano representa o mascote do Ipitanga.

Site

http://www.esporteclubeipitanga.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...