quarta-feira, 15 de julho de 2009

Olympic Club

O Olympic Club, foi fundado em 25 de julho de 1915, na cidade de Barbacena, Minas Gerais. O nome foi sugerido pelo Sr. Aristides de Souza Marques, e foi inspirado na marca de uma bola de fabricação inglesa, a “Olympic”.

Seu primeiro presidente foi o coronel do exército Antônio de Queiroz que, como professor do Colégio Militar de Barbacena, conseguiu que a equipe utilizasse as dependências esportivas daquela Instituição. O primeiro jogo ocorreu em 10 de Agosto de 1915, uma vitória por 4x1 sobre a Seleção do Colégio Militar.

Em 1921, o clube começou a utilizar o campo de Santa Tereza, alugado do Sr. Orlando Piergentille, que foi finalmente adquirido entre 1929 e 1930, em uma compra parcelada.

Na década de 20, teve como atacante o ilustre barbacenense José Bonifácio Lafayette Andrada, o Dr. Zezinho, avô do deputado Antônio Carlos Andrada. Em 1928, o Clube Atlético Mineiro se reforçou com alguns jogadores do Olympic: Jairo, Said e Mário de Castro. Na mesma época brilharam craques como Francisco de Almeida Dutra (Francisquinho Dutra), os irmãos Edson e Rosalvo.

Na década de 40, o time se profissionalizou e disputou a 2ª divisão do campeonato mineiro. Em 1957, o Olympic sagrou-se Campeão Regional da Liga de Juiz de Fora, ao derrotar o Tupi na grande decisão, em emlhor de três partidas.

Depois de longa espera, o Olimpic retornou aos gramados das disputas profissionais em 2003, funcionando em parceria com o Centro Universitário da UFMG, em Belo Horizonte. Já em 2004 foi o clube foi campeão da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro (correspondente à terceira), mas não conseguiu se manter no Módulo II, sendo rebaixado no ano seguinte. O insucesso desanimou os dirigentes, que solicitaram o licenciamento junto à Federação Mineira.

O “Furacão da Colina” tem as cores azul e branca e seu grande rival na cidade sempre foi o Villa do Carmo. Atualmente, o clube conta com uma sede social no centro de Barbacena, uma grande sede campestre na BR 040 e o Estádio Santa Tereza, situado no bairro de mesmo nome.

Títulos:

• Campeão Mineiro da 3ª divisão, 2004

Estádio

Estádio Santa Tereza, situado no bairro de mesmo nome com capacidade para 5000 torcedores.

Fonte

http://blog.soccerlogos.com.br/2007/12/27/olympic-club-de-barbacena-o-furacao-da-colina/

http://www.barbacenaonline.com.br/olympic/historia.php